Buscar

3

Prévia do material em texto

O papel do professor e do gestor educacional deve ser analisado de acordo com sua dimensão sociopolítica. No material elaborado pelo Ministério da Educação: “Subsídio para a gestão dos sistemas educacionais inclusivos”, é possível observar algumas reflexões concernentes à importância da valorização do magistério, ratificando a ação desse profissional nas esferas sociais e políticas. Dentre os requisitos, que devem ser observados em prol da valorização do magistério, é impertinente afirmar: 
AÉ imprescindível, garantir uma formação profissional capaz de assegurar o desenvolvimento do educador como cidadão e profissional, a partir do domínio dos métodos pedagógicos que promovam a aprendizagem. 
B Dentro do processo de desenvolvimento do educador, ao longo da formação inicial, é preciso romper com a histórica dicotomia entre teoria e prática.
C Outro aspecto relevante, ainda relacionado com a formação inicial, que contribui sistematicamente para a melhoria do desempenho dos educadores, no campo social e político, é saber discernir os aspectos específicos da formação pedagógica em relação à formação no campo dos conhecimentos a serem trabalhados em sala de aula. 
D A postura adotada pelo Poder Público corrobora para a consecução de um ambiente que promova o desenvolvimento do educador dentro das dimensões social e política. 
E O educador é corresponsável por seu próprio desenvolvimento e pelo resultado de suas práticas pedagógicas, uma vez que suas ações demonstram seu nível de compreensão acerca do compromisso social e político do magistério.

Continue navegando