Buscar

QUESTIONÁRIO 24

Prévia do material em texto

1. O que é a teoria do desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg e como ela se aplica à tomada de decisões éticas?
· A teoria de Kohlberg descreve estágios de desenvolvimento moral, baseados em princípios éticos e na capacidade de raciocínio moral. Ela se aplica à tomada de decisões éticas ao considerar a complexidade e o nível de reflexão moral envolvidos em diferentes situações.
2. Quais são os métodos de pesquisa utilizados em estudos experimentais em neurociência?
· Métodos incluem imagens cerebrais (MRI, PET, EEG), estímulos sensoriais e cognitivos, análise de padrões de atividade cerebral, experimentos comportamentais, modelagem computacional neural, análise estatística e revisão por pares, visando investigar estrutura, função e processos neurais em diferentes contextos e condições.
3. O que é a teoria da aprendizagem baseada em projetos na educação?
· A teoria da aprendizagem baseada em projetos enfatiza a aprendizagem ativa e contextualizada por meio da realização de projetos, integrando conteúdos curriculares, habilidades de resolução de problemas e colaboração entre os alunos, visando promover a autonomia e a aplicação prática do conhecimento.
4. Quais são os métodos de pesquisa utilizados em estudos longitudinais em ciências sociais?
· Métodos incluem coleta de dados repetida ao longo do tempo, entrevistas longitudinais, análise de tendências sociais, análise de políticas ao longo do tempo, análise estatística e revisão por pares, visando compreender mudanças, evolução de comportamentos sociais e impactos de intervenções sociais em longo prazo.
5. O que é a teoria da seleção sexual de Darwin e quais são seus princípios fundamentais?
· A teoria da seleção sexual sugere que características que aumentam a atratividade para parceiros sexuais podem ser selecionadas, mesmo que não confiram vantagens de sobrevivência direta. Princípios incluem competição intra-sexual, escolha de parceiros e desenvolvimento de características sexuais secundárias, influenciando a evolução de traços específicos em diferentes espécies.
Parte superior do formulário

Continue navegando