Buscar

HIV NA ODONTOLOGIA

Prévia do material em texto

HIV NA ODONTOLOGIA 
Art. Atendimento odontológico ao portador do HIV: medo, preconceito e ética profissional
introdução
 De acordo, com a faculdade de odontologia da universidade de Belo Horizonte, a partir do surgimento da Ética médica por Hipócrates foi necessário o código de ética para regulamentar os direitos e deveres dos profissionais à prática odontológica.
 No entanto, a velocidade que a Aids se disseminou , a severidade com que os pacientes são atingidos com potencial de letalidade da doença preocupa não só as pessoas afetadas,mas a parcela da sociedade. As pessoas infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), agente etiológico da Aids , é considerado soropositivo.
 São preceitos éticos , adequadamente comtemplados no CEO, exercer a profissão sem discriminação de qualquer forma ou pretexto é zelar pela saúde e dignidade do paciente .( capítulo III, artigo 4 inciso III
Descriminação, medo e desinformação
 Ferreira et al(37-44) - “A dificuldade dos pacientes com HIV ou aids em conseguir atendimento odontológico quando revelam seu estado de soropositividade ao profissional.”
 “A recusa de atendimento por parte de cirurgiões dentistas é mascarada por argumentos técnicos ou outro tipo de esquiva.”
 Feltrin (46) - “Os cirurgiões-dentistas brasileiros são desinformados, temerosos e despreparados para atender pacientes HIV soropositivos.”
 Estudo aponta que 151 cirurgiões-dentistas, 48% concordavam que o cirurgião-dentista deveria ter o direito de negar atendimento a portadores de HIV ou aids. Além disso, 76% a f i r m a r a m que deveriam existir clínicas especializadas no atendimento a tais pacientes; 53% preferiam encaminhar portadores de HIV ou aids a outros profissionais; e 42% não se mostraram dispostos a atender pacientes com aids.
Discacciati -Medo e preconceito dos pacientes saudáveis com cirurgiões dentistas que atendem pacientes com HIV (Biossegurança).
Relação com outros pacientes 
Ferreira- Cirurgiões dentistas devem esta preparados para o atendimento de pacientes portadores de HIV e Aids .
A falta de preparo psicológico.
Odontopediatria 
A opinião dos pacientes infectados 
 Lopes - Estudo a fim de avaliar experiência odontológica depois de infectados.
222 entrevistados que revelaram sua soropositividade ao cirurgião-dentista (54%), a maioria (55%) teve tratamento negado, sendo que 33% mais de uma vez. (...) O sentimento predominante foi o de humilhação (56%). Outros se sentiram revoltados (25%) e alguns disseram já estar acostumados (19%).
 Souza (42) - Também observaram que muitos indivíduos infectados tiveram tratamento negado. O principal motivo alegado foi o alto custo operacional de trabalhar em pacientes portadores de HIV ou aids.
 Ferreira (35) - Vem avaliando atitudes e comportamento de acadêmicos de todos os semestres da FOUFMG, observaram muita motivação e grande disponibilidade entre os mesmos em atender pacientes HIV/aids, aceitando sua responsabilidade ética e profissional.
A questão ética profissional da cobrança exorbitantes no tratamento para pacientes portadores de HIV ou Aids.
Horários especiais para atendimentos a pacientes infectados por HIV.
Sigilo do profissional, segundo Ferreira. 
Honorários, horários e sigilo
Discursão e conclusão
 A discriminação e o estigma enfrentados por pacientes com HIV/AIDS são inaceitáveis e violam os princípios éticos da profissão odontológica. A falta de preparo e o medo dos profissionais de saúde demonstram a necessidade de educação contínua sobre o HIV/AIDS e práticas de biossegurança. A discussão destes resultados destaca a importância de abordar questões éticas no atendimento odontológico, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso.
 É fundamental garantir um atendimento odontológico ético e igualitário a pacientes soropositivos para o HIV ou com AIDS. A conscientização e a educação contínua são cruciais para eliminar o estigma e o preconceito associados à doença. Profissionais de saúde devem cumprir seus deveres éticos e legais de tratar todos os pacientes com dignidade e respeito, independentemente do seu status sorológico.
Obrigado!
pela sua atenção
image1.png
image2.svg
 
image3.png
image4.svg
 
image5.png
image6.svg
 
image7.png

Continue navegando