Buscar

PROVA TA3 - FARMACOLOGIA

Prévia do material em texto

PROVA TA3 - FARMACOLOGIA
1.
a) O mecanismo de ação da droga consiste na inibição dos canais de K + sensíveis ao ATP, o que leva à despolarização das células e secreção de insulina. Com base no mesmo mecanismo estão também a ação extra pancreática da droga no fígado, músculo esquelético, músculo cardíaco e locais do músculo liso.
b) Por serem metabolizados no mesmo local, o cetoconazol diminui a biotransfomação da glibenclamida.
c) Se liga aos canais de potássio sensíveis ao ATP nas células β pancreáticas, resultando no aumento da secreção de insulina. A atividade farmacológica depende da dose e da glicose.
2.
A maioria dos medicamentos são ácidos ou bases fracas. Na urina alcalina, as drogas ácidas são ionizadas mais facilmente. Na urina ácida, as drogas alcalinas são ionizadas mais facilmente. Substâncias ionizadas (também chamadas de polares) são mais solúveis em água, então se dissolvem nos fluidos corporais mais facilmente para excreção.
3.
c) agonista e antagonista em que o antagonista reduz ou impede o efeito do agonista.
4.
Como o álcool reduz significativamente o açúcar no sangue, pode aumentar o risco de acidose láctica, bem como de desequilíbrios de glicose arriscados.
5
Tradicionalmente, devido ao impacto potencial da tolerância à glicose prejudicada, resistência à insulina, metabolismo lipídico e mascaramento e retardo do risco de episódios hipoglicêmicos em pacientes diabéticos, os betabloqueadores são contra-indicados em pacientes diabéticos.
6
As drogas solúveis em gordura são facilmente absorvidas, enquanto as drogas solúveis em água são facilmente excretadas. Com o mesmo pH do seu meio, o medicamento tende a ser melhor absorvido, mas quando um meio com pH diferente é encontrado, ele tende a ionizar, tornar-se solúvel em água e aumentar sua taxa de eliminação. 
Em termos de sua absorção em pH ácido, os fármacos ácidos são preferidos, embora sua eliminação em pH alcalino seja vantajosa. O oposto é verdadeiro para drogas alcalinas, que são benéficas para a absorção de pH alcalino, enquanto o pH ácido pode ser eliminado.
7
Para garantir a segurança do paciente, é essencial que o procedimento correto seja implementado para que o medicamento correto seja dado na quantidade prescrita utilizando a rota mais adequada. Antes de administrar qualquer medicamento, a pessoa que realiza o procedimento deve estar familiarizada com as vantagens e limitações da rota prescrita, e conhecer as indicações, contra indicações e efeitos colaterais do medicamento que pretende dar.
Essas rotas precisam ser compreendidas em termos de suas implicações para a eficácia da terapia medicamentosa e da experiência do paciente.
8
É uma via que se estende da mucosa nasal aos pulmões. Pode ser usado para efeitos locais (congestão nasal ou medicação para asma) ou sistêmicos (anestesia inalatória). Tem as vantagens de pequenas doses e rápida absorção. O medicamento está na forma de gás ou pó, ao invés de ser engolido como alimento, ele espalha o ar pelo trato respiratório, pela traquéia, até chegar aos pulmões.

Continue navegando