Buscar

Atenção à Pessoa com Síndrome de Down

Prévia do material em texto

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética, cujo diagnóstico é realizado através de exames de imagem e de uma avaliação clínica. Nesse sentido, as características físicas de Luísa chamaram a atenção da equipe multiprofissional e foram fundamentais para a confirmação do diagnóstico. Dentre as características clínicas da Síndrome de Down, temos:
Escolha uma opção:
a. Base nasal plana, epicanto, protusão lingual e hipotonia.
b. Baixa estatura, prega simiesca e hipertonia.
c. Pele branca, frouxidão ligamentar e distonia.
d. Cabelo fino, dedos curtos e ataxia.
Questão 2
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Ao nascer, Luísa necessitou de acompanhamento individual devido a uma alteração cardíaca, o que, assim como outras patologias associadas, é comum em pacientes com diagnóstico de Síndrome de Down. Sobre as patologias associadas à Síndrome de Down, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Catarata, leucemia, autismo e hipotireoidismo são exemplos de patologias isentas de associação com a Síndrome de Down.
b. A otite média é um problema raro em crianças com Síndrome de Down, assim como outras alterações auditivas.
c. É necessário se atentar ao posicionamento da criança em casa e em atividades esportivas, de modo a evitar quadros de Lesão Medular.
d. A Doença de Hirschsprung é uma das patologias cardíacas características em pacientes com Síndrome de Down.
Questão 3
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Após a avaliação da equipe multiprofissional, Luísa foi encaminhada a um programa de estimulação precoce. Sobre a estimulação precoce em crianças com diagnóstico de Síndrome de Down, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. No terceiro trimestre de vida, o foco da estimulação precoce deve ser o alcance do controle cervical.
b. A estimulação precoce favorece a funcionalidade e o desenvolvimento motor, e deve ser iniciada o quanto antes, após a liberação médica.
c. Durante a aprendizagem motora das crianças com Síndrome de Down, é aconselhado o uso de práticas variadas e com pouca repetição.
d. O prognóstico funcional da criança com Síndrome de Down pode ser traçado de forma precoce, com base apenas no exame de cariótipo.
Questão 4
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Paulo tem Síndrome de Down, uma doença caracterizada pelo CID (Classificação Internacional de Doenças): Q.90.0. Ao ingressar em um Centro Especializado de Reabilitação (CER), a equipe multiprofissional definiu que a melhor ferramenta para avaliação dos ganhos e necessidades de Paulo seria a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Sobre estas duas classificações, CID e CIF, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. As duas classificações foram idealizadas pelo Ministério da Saúde a fim de sistematizar termos de saúde, doença e funcionalidade e de criar uma linguagem comum entre profissionais da saúde.
b. Por sua abrangência, a CIF é uma ferramenta que permite identificar fatores restritivos nos âmbitos estruturais e ambientais relacionados à participação e ao contexto do sujeito na sociedade.
c. A CIF foi a primeira a ser idealizada e, com isso, revolucionou o modelo médico de saúde e doença e as formas de avaliação, classificação e monitoramento dos ganhos em reabilitação.
d. Apesar de amplamente utilizada em todo o mundo, a CIF não é considerada uma ferramenta clínica e de pesquisa, pois não gera evidências que amparem as condutas terapêuticas.
image3.wmf
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando