Buscar

Estimulação precoce crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor

Prévia do material em texto

Observando a avaliação realizada por Luana, nota-se que foram levados em consideração elementos que correspondem a sinais de risco no desenvolvimento da criança. Nesse sentido, a preocupação da mãe está correta, pois com 4 meses de idade corrigida, um bebê deve apresentar sorriso social, busca da fonte sonora, contato e fixação visual, alcance de objetos, equilíbrio cervical, além de:
Escolha uma opção:
a. Brincar com o pé na boca.
b. Localizar sons acima da sua cabeça.
c. Emitir sons vocálicos. 
Aos 4 meses, espera-se que o bebê já tenha adquirido sorriso social (2 meses), busca da fonte sonora (3 a 4 meses), contato e fixação visual (1 a 3 meses), realize o alcance de objetos (4 meses), tenha equilíbrio cervical (3 meses) e aos 4 meses comece a emitir sons vocálicos.
d. Explorar objetos de modo variado.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Emitir sons vocálicos.
Questão 2
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
A partir das informações que Luana conseguiu obter sobre o perfil de Levi, é possível concluir que ele se beneficiaria da estimulação precoce?
Escolha uma opção:
a. Não, pois através da avaliação percebe-se que ele apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e, portanto, precisa exclusivamente de intervenção em Centro Especializado em Reabilitação.
b. Não, pois suas dificuldades são condizentes com o perfil clínico de uma criança nascida prematura e após os 2 anos de idade seu desenvolvimento será equivalente ao de crianças não prematuras.
c. Sim, pois crianças que apresentam atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ou fatores de risco para o desenvolvimento precisam de estimulação precoce para garantir um adequado desenvolvimento. 
A estimulação precoce é uma estratégia que se beneficia da grande neuroplasticidade presente nos primeiros anos de vida. Por isso, crianças com alterações neurológicas ou atrasos no desenvolvimento são favorecidas com a aplicação deste modelo de intervenção.
d. Sim, pois o nascimento prematuro é um fator de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor, e, portanto, todo prematuro vai apresentar atraso no desenvolvimento.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Sim, pois crianças que apresentam atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ou fatores de risco para o desenvolvimento precisam de estimulação precoce para garantir um adequado desenvolvimento.
Questão 3
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Uma das primeiras orientações de Luana foi para que dona Joana brincasse com Levi. Ela falou que não sabia que poderia brincar com ele, mas que iria tentar seguindo as orientações. Em relação à participação da família na estimulação precoce, marque a alternativa correta segundo as Diretrizes de estimulação precoce do Ministério da Saúde.
Escolha uma opção:
a. Todos os pais podem estimular através da brincadeira os aspectos motores, cognitivos e de linguagem, independente da limitação da criança, pois qualquer criança tem capacidade de aprender. 
De acordo com as “Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor” do Ministério da Saúde, todos os pais podem estimular a brincadeira independente da limitação da criança, considerando que qualquer criança tem capacidade de aprender. Deve-se considerar atividades que estimulem aspectos motores, cognitivos e de linguagem.
b. Nem sempre os pais podem estimular a criança, pois a estimulação motora depende da liberação dos terapeutas e deve considerar aspectos específicos a partir da avaliação da limitação da criança.
c. Todos os pais podem estimular a criança nos aspectos motores e de linguagem, porém os aspectos cognitivos só podem ser estimulados através do terapeuta após avaliação das limitações da criança.
d. Não é recomendável que os pais estimulem a brincadeira em casa quando existe uma limitação grande da criança, com diminuição da capacidade de aprender.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todos os pais podem estimular através da brincadeira os aspectos motores, cognitivos e de linguagem, independente da limitação da criança, pois qualquer criança tem capacidade de aprender.
Questão 4
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Luana, a enfermeira, está acompanhando Levi nas consultas de puericultura na Unidade Básica de Saúde (UBS) e ficou em dúvida de como seria a articulação com a rede de saúde para o acompanhamento integral da criança. Assinale a alternativa correta sobre a estimulação precoce nas Redes de Atenção à Saúde.
Escolha uma opção:
a. As ações das Redes de Atenção à Saúde devem ser organizadas de maneira integrada, dinâmica e horizontal a fim garantir promoção de saúde, diagnóstico, tratamento e reabilitação com o objetivo de garantir a funcionalidade, autonomia e inclusão social. 
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, as ações e os serviços de saúde dos Estados e Municípios devem ser organizados em uma relação integrada, dinâmica e horizontal. Todos os serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS) têm papel estratégico no cuidado à infância, pois é justamente na capacidade de articulação entre eles que se dá a garantia do acesso e da integralidade do cuidado à saúde. O cuidado à saúde da criança, por meio do acompanhamento do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, é tarefa essencial para a promoção à saúde, a prevenção de agravos e a identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Este acompanhamento nos dá maior garantia de acesso, o mais cedo possível, à avaliação, ao diagnóstico diferencial, tratamento e reabilitação, inclusive a estimulação precoce das crianças que necessitem de cuidados especializados. Um cuidado integral e articulado entre os serviços da atenção básica e especializada da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do SUS possibilitará a conquista de uma maior funcionalidade das crianças que apresentem alguma deficiência, permitindo assim um futuro com mais autonomia e inclusão social.
b. As ações das Redes de Atenção à Saúde devem ser organizadas de maneira integrada, dinâmica e vertical com cada uma das esferas (município, estado e união) agindo de maneira independente de acordo com suas atribuições, principalmente a fim de garantir diagnóstico e tratamento precoce.
c. As Redes de Atenção à Saúde devem funcionar com relação horizontal e dinâmica a fim de garantir o suporte ao usuário identificado com alguma deficiência no processo de reabilitação, de maneira integral, apenas na atenção especializada.
d. As Redes de Atenção à Saúde devem funcionar com relação dinâmica e integrada a fim de garantir o suporte ao usuário dependendo do nível de complexidade que seria mais adequado à sua deficiência, a fim de garantir funcionalidade e autonomia.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As ações das Redes de Atenção à Saúde devem ser organizadas de maneira integrada, dinâmica e horizontal a fim garantir promoção de saúde, diagnóstico, tratamento e reabilitação com o objetivo de garantir a funcionalidade, autonomia e inclusão social.
Questão 5
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Conhecendo o contexto ambiental e familiar no qual Levi vive, Luana sabe que pode sugerir alguns recursos para facilitar e potencializar o seu desenvolvimento. Quais recursos poderiam ser indicados neste caso?
Escolha uma opção:
a. A participação da família na estimulação de Levi em casa deve ser incentivada e pode ser considerada um recurso importante e necessário para potencializar o desenvolvimento neuropsicomotor somente se a criança não tiver acesso ao serviço de reabilitação.
b. A participação da família na estimulação de Levi pode ser proporcionada a partir de orientações e capacitação ofertadas pela equipe e o principal objetivo é ensinar pais e mães a serem terapeutas de Levi para permitir a estimulação precoce e intensiva no ambiente domiciliar. 
A participação da família na estimulação de Levi deve ser proporcionada por meio de orientações e capacitação dos familiares/cuidadores,entretanto, o objetivo não é que eles substituam o papel do terapeuta ou que executem sua função, mas que possam enriquecer o ambiente domiciliar e ajudar na estimulação dentro da rotina diária da criança e da família.
c. A construção de brinquedos com tecnologias leves pode ser um recurso adequado e indicado para potencializar algumas dificuldades identificadas em Levi, como por exemplo, chocalhos com garrafas pet e sementes, para estimular sua preensão e alcance.
d. A construção de brinquedos com tecnologias leves pode ser um recurso adequado e indicado para potencializar algumas dificuldades identificadas em Levi, como por exemplo, cartões ou fichas com imagens de rostos com contraste de cores, como preto e branco para estimular a sua visão.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é a opção D.
Feedback: 
A construção de cartões com desenhos de rostos em cores contrastantes como preto e branco seria considerado um brinquedo adequado a ser construído para Levi, pois o contraste das cores, bem como o desenho de rostos são características que facilitam a estimulação da visão e fixação visual.
A resposta correta é: A construção de brinquedos com tecnologias leves pode ser um recurso adequado e indicado para potencializar algumas dificuldades identificadas em Levi, como por exemplo, cartões ou fichas com imagens de rostos com contraste de cores, como preto e branco para estimular a sua visão.
image3.wmf
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando