Buscar

MODELO MAPA

Prévia do material em texto

MODELO DE MAPA
UNICESUMAR EAD
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇAO FÍSICA
DISCIPLINA DE BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA
ATIVIDADE MAPA
A Cinesiologia compreende a ciência dos movimentos do corpo e reúne conhecimentos de diversas áreas como a anatomia e a fisiologia. Nesse universo está a Biomecânica, uma importante subárea da Cinesiologia, que tem como foco o estudo da ação das forças mecânicas sob os corpos dos seres vivos, em especial dos seres humanos. Sendo assim, além das ciências biológicas, as ciências exatas contribuem grandemente para a exploração e análise do movimento. Uma vez que, o entendimento aprofundado do gesto motor também envolve modelos matemáticos da física para a análise das forças.
APOLONI, B., F.; THON, R., A. Biomecânica e Cinesiologia. Maringá - PR.: Unicesumar, 2020.
Considerando o texto acima, você consegue imaginar as possibilidades de aplicação desse conteúdo nas áreas de atuação do Bacharel em Educação Física? Nesse sentido, suponha que você foi convidado(a) a estagiar em um time de Futebol feminino, que disputa a segunda divisão do campeonato paulista. Você irá acompanhar e auxiliar o Márcio, preparador físico do time. As primeiras tarefas delegadas a você, pelo Márcio, estão descritas nesse MODELO DE MAPA. Sendo assim, siga as orientações abaixo.
Orientações para a realização da atividade
- Leia atentamente todas as tarefas e informações. Caso tenha dúvidas, converse com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
Orientações gerais
- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
 - Cópias parciais ou total serão zeradas.
- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.
	
Bom estágio!
APENAS PREENCHA OS CAMPOS DESTINADOS AS SUAS RESPOSTAS.
NÃO APAGUE O CONTEÚDO DESSA PÁGINA.
	NOME COMPLETO
	RAFAEL DE SOUZA VIEIRA 
	RA
	1891610-5
Para dar início ao estágio, Márcio decidiu analisar seus conhecimentos em Biomecânica e Cinesiologia, para saber como lhe orientar e quais atividades seriam delegadas a você nos primeiros dias. Com este objetivo, o preparador físico, deixou 4 tarefas para você cumprir.
TAREFA 01
A tabela 01 apresenta os resultados referentes a análise, quantitativa e qualitativa, da cobrança de tiro de meta das goleiras Gabriela e Mariana, respectivamente, goleira titular e reserva.
	Tabela 01 - Análise quantitativa e qualitativa da cobrança de tiro de meta das goleiras.
	
	Distância
	Técnica
	Gabriela
	55
	Excelente
	Mariana
	65
	Boa
	Distância = distância, em metros, percorrida pela bola;
Técnica = análise do movimento do chute.
Com base nessa tabela, responda as questões abaixo.
a) A análise do movimento, em Biomecânica, pode ser feita dentro de duas perspectivas básicas, a quantitativa e a qualitativa. Sendo assim, caracterize e explique essas duas perspectivas.
	QUANTITATIVO: Tem uma relação com o uso dos números. Segundo os pesquisadores os movimentos biomecânicos tem sua base na questões específicas da mecânica do movimento dos organismos vivos dos seres.
QUALITATIVO: Na observância as descrições não são numérica de qualidade, pois podem ser no geral, também, mais especifica e detalhada. Um exemplo, que pode ser observado é um senhor fazendo uma caminhando em passos lentos, Ele dar uma leve inclinada para o lado esquerdo, sobre carregando com seu peso a perna direita, isso ocorre no mínimo de tempo possível do movimento. 
b) No que se refere a técnica do movimento, qual das atletas se destacou na cobrança de tiro de meta? Essa classificação é baseada numa análise quantitativa ou qualitativa?
	Conforme no que se refere a técnica do movimento, oberar-se quem se destacou foi Gabriela. A classificação é baseada numa análise qualitativa feita conforme a questão.
c) No que diz respeito a distância percorrida pela bola, qual das atletas se destacou na cobrança de tiro de meta? Essa classificação é baseada numa análise quantitativa ou qualitativa?
	Já no que diz respeito a distância percorrida pela bola, quem se destaca foi atleta Mariana. Essa classificação é baseada numa análise quantitativa. 
d) Dentro da análise biomecânica quantitativa, temos ainda a análise cinética e a cinemática. Qual a diferença entre estes dois métodos de análise? Cite um exemplo de cada.
	Cinemática: Descrevendo o movimento humano, sem culpa temos como base a força que agem no corpo humano. A cinemática m seu estudo busca investigar as características do movimento partindo de uma perspectiva espacial e temporal, sem identificar as forças que causam o movimento preciso. Exemplo é a forma do movimento e sua técnica, a sequência do mesmo e a quantidade e tipo de movimento que são: a posição, a velocidade e aceleração.
Cinética: Pesquisas sobre as forças são associadas ao movimento. A cinética tem como papel de identifica as forças associadas ao movimento do corpo, ou seja, tenta compreender as forças provocada pelo o movimento. A análise cinética é considerada mais complexa que a cinemática, porque as forças não podem ser vistas. Exemplo são as causas dos movimentos que são: a forças e momentos/torques.
Resposta:
a) A análise do movimento, em Biomecânica, pode ser feita dentro de duas perspectivas básicas, a quantitativa e a qualitativa. Sendo assim, caracterize e explique essas duas perspectivas.
Resposta: Quantitativa relaciona-se ao uso de números.
Resposta: Qualitativo é a descrição não numérica de qualidade, que pode ser geral, mas, também, pode ser extremamente detalhada.
b) No que se refere a técnica do movimento, qual das atletas se destacou na cobrança de tiro de meta? Essa classificação é baseada numa análise quantitativa ou qualitativa?
Resposta: No que se refere a técnica do movimento quem se destacou foi Gabriela. Essa classificação e baseada numa análise qualitativa.
c) No que diz respeito a distância percorrida pela bola, qual das atletas se destacou na cobrança de tiro de meta? Essa classificação é baseada numa análise quantitativa ou qualitativa?
Resposta: No que diz respeito a distância percorrida pela bola quem se destacou foi Mariana. Essa classificação é baseada numa análise quantitativa.  
d) Dentro da análise biomecânica quantitativa, temos ainda a análise cinética e a cinemática. Qual a diferença entre estes dois métodos de análise? Cite um exemplo de cada.
Resposta: Cinemática: Descrição do movimento humano, sem preocupar-se com as forças que agem no corpo. A cinemática busca investigar as características do movimento a partir de uma perspectiva espacial e temporal, sem identificar as forças que causam o movimento. É a forma do movimento, a técnica, sequência do mesmo, quantidade e tipo de movimento (posição, velocidade, aceleração)  
Resposta: Cinética: Estudo das forças associadas ao movimento. A cinética identifica as forças associadas ao movimento, ou seja, tenta compreender as forças que provocam o movimento. A análise cinética é considerada mais complexa que a cinemática, porque as forças não podem ser vistas.  Causa do movimento (forças e momentos/torques).
TAREFA 02
A figura abaixo representa a fase final de um teste de corrida, no qual 4 jogadoras participaram. Observe que estão retratadas a velocidade (constante) de cada jogadora e a distância que cada uma se encontra até a linha de chegada.
Considerando essas informações e a fórmula abaixo, responda as questões a seguir.
FÓRMULA
a) Considerando as informações, bem como, a fórmula apresentada, qual das atletas chegou em primeiro lugar?
	Primeira: Eduarda, levando 1,45 s para passar a linha de chegada.
b) Considerando as informações, bem como, a fórmula apresentada, qual das atletas chegou na última colocação?
	Última: Mariana, levando 1,72 s para passar a linha.
C) Quantos segundos de diferença houve entre a chegada da primeira e da segunda colocada?
	Segunda: Gabriela, levando 1,56 s parapassar a linha de chegada.
Resposta:
Primeira: Eduarda, levando 1,45 segundos para passar a linha de chegada.
Última: Mariana, levando 1,72 segundos para passar a linha.
Segunda: Gabriela, levando 1,56 segundos para passar a linha de chegada.
A diferença entre a primeira e a segunda é de 0,11segundos.
Explicação:
A atleta Mariana, está a uma distância de 24,2 metros da linha de chegada, no entanto sua velocidade é de 14 metros por segundo, já da atleta Eduarda está com à distância de 24,7 da linha de chegada porem sua velocidade é de 17 metros por segundo. Já em segundo lugar a atleta Gabriela que está a uma distância de 23,5 da linha de chegada com uma velocidade de 15 metros por segundo. 
Continua na próxima página.
TAREFA 03
A preparação física das jogadoras inclui, além de exercícios aeróbicos, os exercícios resistidos para o desenvolvimento da força e hipertrofia muscular. A orientação e correção desses exercícios necessita do conhecimento, mínimo, da análise biomecânica dos movimentos. Desta forma, analise as figuras abaixo e responda as questões a seguir.
a) Observe as figuras abaixo, aqui temos a sequência do movimento do exercício agachamento. A imagem 1 representa a posição inicial e a imagem 2 a final. 
A partir dessas informações, responda, qual é a articulação sinalizada com o círculo vermelho? 
	Articulação: joelho
Considerando a articulação sinalizada, qual o movimento está sendo realizado por ela?
	Movimento: Extensão do joelho
Considerando a articulação sinalizada, qual o plano e o eixo em que está acontecendo o movimento?
	Plano: sagital
Eixo: látero-lateral
Resposta:
A partir dessas informações, responda, qual é a articulação sinalizada com o círculo vermelho? Qual o movimento está sendo realizado por ela? Qual o plano e o eixo em que está acontecendo o movimento?
Resposta: Articulação Condilar.
Resposta: O movimento é de flexão e extensão do joelho.
Resposta: O plano é sagital e eixo lateral.
b) Observe as figuras abaixo, aqui temos a sequência do movimento do exercício puxada frontal. A imagem 1 representa a posição inicial e a imagem 2 a final. 
A partir dessas informações, responda, qual é a articulação sinalizada com o círculo vermelho? 
	 Articulação do ombro
Considerando a articulação sinalizada, qual o movimento está sendo realizado por ela?
	Movimento: Adução do ombro
Considerando a articulação sinalizada, qual o plano e o eixo em que está acontecendo o movimento?
	Plano: Frontal
Eixo: Ântero-Posterior
A partir dessas informações, responda, qual é a articulação sinalizada com o círculo vermelho? Qual o movimento está sendo realizado por ela? Qual o plano e o eixo em que está acontecendo o movimento?
Resposta: Articulação: joelho
Considerando a articulação sinalizada, qual o movimento está sendo realizado por ela?
Resposta: Movimento: Extensão do joelho
Considerando a articulação sinalizada, qual o plano e o eixo em que está acontecendo o movimento?
Resposta: 
Plano: sagital
Eixo: látero-lateral
c) Observe as figuras abaixo, aqui temos a sequência de dois exercícios. A imagem 1 representa o movimento da rosca com halteres e a imagem 2 o movimento do pulley. 
Qual o músculo agonista do movimento apresentado na imagem 1?
	Bíceps
Qual ação muscular ocorre quando há a flexão do cotovelo na imagem 1?
	Ação concêntrica
A articulação do cotovelo é responsável pelo movimento apresentado na figura 1. Sabendo que braço de momento se refere à distância perpendicular a partir da linha de ação da força até o eixo de rotação, qual segmento corporal representa o braço de momento no movimento 1?
	Antebraço
Qual o músculo agonista do movimento apresentado na imagem 2?
	Tríceps
Qual ação muscular ocorre quando há a flexão do cotovelo na imagem 2?
	Ação excêntrica
A articulação do cotovelo é responsável pelo movimento apresentado na figura 2. Sabendo que braço de momento se refere à distância perpendicular a partir da linha de ação da força até o eixo de rotação, qual segmento corporal representa o braço de momento no movimento 2?
	Antebraço
No contexto da análise biomecânica, qual a definição de Torque? Como o braço de momento pode interferir no torque?
	O Torque é a força capaz de promover uma rotação. O braço do momento de um músculo é afetado por dois fatores, igualmente, importantes: (a) distância entre a fixação anatômica do músculo ao osso e ao eixo de rotação, no centro da articulação, e o (b) o ângulo de fixação do músculo ao osso, tipicamente, uma função do ângulo relativo da articulação. A maior quantidade de torque é produzida por tensão máxima em um músculo, orientado a 90⁰ do osso fixado, anatomicamente, o mais longe possível do centro da articulação
c) Observe as figuras abaixo, aqui temos a sequência de dois exercícios.
A imagem 1 representa o movimento da rosca com halteres e a imagem 2
o movimento do pulley.
Qual o músculo agonista do movimento apresentado na imagem 1?
Resposta: Bíceps
Qual ação muscular ocorre quando há a flexão do cotovelo na imagem 1?
Resposta: Ação concêntrica
A articulação do cotovelo é responsável pelo movimento apresentado na figura 1. Sabendo que braço de momento se refere à distância perpendicular a partir da linha de ação da força até o eixo de rotação, qual segmento corporal representa o braço de momento no movimento 1?
Resposta: Antebraço
Qual o músculo agonista do movimento apresentado na imagem 2?
Resposta: Tríceps
Qual ação muscular ocorre quando há a flexão do cotovelo na imagem 2?
Resposta: Ação excêntrica
A articulação do cotovelo é responsável pelo movimento apresentado na figura 2. Sabendo que braço de momento se refere à distância perpendicular a partir da linha de ação da força até o eixo de rotação, qual segmento corporal representa o braço de momento no movimento 2?
Resposta: Antebraço
No contexto da análise biomecânica, qual a definição de Torque? Como o braço de momento pode interferir no torque?
Resposta: O Torque é a força capaz de promover uma rotação. O braço do momento de um músculo é afetado por dois fatores, igualmente, importantes: (a) distância entre a fixação anatômica do músculo ao osso e ao eixo de rotação, no centro da articulação, e o (b) o ângulo de fixação do músculo ao osso, tipicamente, uma função do ângulo relativo da articulação. A maior quantidade de torque é produzida por tensão máxima em um músculo, orientado a 90⁰ do osso fixado, anatomicamente, o mais longe possível do centro da articulação
Continua na próxima página.
TAREFA 04
Na maioria das partidas que participou, a jogadora Marta, sofreu quedas quando corria em situações de contra-ataque. Essas quedas aconteciam sem a intervenção de outra jogadora, ou seja, Marta caía sozinha. Ao analisar a mecânica do movimento de corrida dela, observou-se que ela cometia um erro relacionado ao seu centro de gravidade, que a levava a cair com mais facilidade (figura 1). Após essa constatação, seu movimento foi corrigido e ela passou a ser mais rápida e deixou de cair sozinha (figura 2). Com base nessas informações, analise as figuras abaixo e responda as questões a seguir.
a) Considerando que a estabilidade também é afetada pela projeção do centro de gravidade, explique por que Marta sofria quedas, sozinha.
	O corpo muito projetado para frente aumenta a instabilidade e com isso a pessoa perde o ritmo corrida, podendo acarretar em um queda.
b) Observando as figuras, qual foi a correção aplicada ao movimento de corrida da Marta?
	O corpo com alinhamento adequado para a projeção da corrida
Resposta:
Na Figura 1: Marta sofria desiquilíbrio por correr com o tronco fora da faixa de alinhamento da força com o centro de gravidade.
Na Figura 2: foi melhorada sua postura, deixando seu tronco na posição correta para corrida, desta forma a força fique alinhada com o centro de gravidade e a mesma não sofrera queda ao correr.
image5.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image6.png

Continue navegando

Outros materiais