Buscar

Após analisar o caso descrito, responda às questões a seguir 1.a)DESCREVAafisiopatologia do Infarto Agudo do Miocárdio. 1.b)CORRELACIONEo Infarto Agudo do Miocárdiocom oquadro clínico e sintomas. ETAP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - SAÚDE - BIOQUÍMICA CLÍNICA - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
ETAPA 1: As doenças cardiovasculares, incluindo o infarto agudo do miocárdio (IAM), representam um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, apresentando altas taxas de incidência e mortalidade. Essa realidade pode ser explicada tanto pela mudança da estrutura etária da população quanto pelo aumento da prevalência de exposição aos fatores de risco reconhecidamente associados às doenças do aparelho circulatório, tais como o sedentarismo, aumento do consumo de gorduras e bebidas alcoólicas, tabagismo e aumento da prevalência de obesidade.  O infarto agudo do miocárdio (IAM) ocorre como consequência da diminuição de suprimento sanguíneo em um determinado local do tecido cardíaco, perante a oclusão de uma coronária que vasculariza uma determinada região, e desta forma, ocorre a necrose do tecido cardíaco. Tal fato ocorre principalmente em função da formação de placa de ateroma ou trombos nos vasos. O diagnóstico do IAM é feito com base no quadro clínico, nas alterações eletrocardiográficas e nos exames laboratoriais, ou seja, na elevação dos marcadores bioquímicos de necrose.
Fonte: GROSSMAN, S. C. et al. Fisiopatologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
LIMA, R. S. M. O. Bioquímica clínica. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2022.
SANTOS, E. S. W. et al. Comparação entre troponina I cardíaca e CK-MB Massa em síndrome coronariana aguda sem supra de ST. Sociedade Brasileira de Cardiologia, v. 1, n. 1, p. 1, 2010. Dispónivel em: https://www.scielo.br/j/abc/a/GknG4WcWQ3wWgxNtqhy4YKF. Acesso em: 7 fev. 2024.
​SOUZA, L. P. et al. Marcadores bioquímicos no infarto agudo do miocárdio: revisão de literatura. Temas em Saúde, João Pessoa, v. 16, n. 3, 2016. Disponível em: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2016/09/16310.pdf. Acesso em: 7 fev. 2024. 
 
Nesse contexto, analise o relato clínico a seguir:
 
P. A. D., sexo masculino, 55 anos, procurou atendimento médico queixando-se que ultimamente sente desconforto ao fazer exercícios físicos e cansaço excessivo ao andar na rua. Relata que os pais são hipertensos e perdeu um tio recentemente devido a um infarto agudo do miocárdio. Determinado a achar a causa do problema, foi ao médico que solicitou os seguintes exames:
- TROPONINAs
- MIOGLOBINA
- CK-MB
- LDH
Após analisar o caso descrito, responda às questões a seguir: 1.a) DESCREVA a fisiopatologia do Infarto Agudo do Miocárdio. 1.b) CORRELACIONE o Infarto Agudo do Miocárdio com o quadro clínico e sintomas. ETAPA 2: 88 2.a) EXPLIQUE de forma individual porque cada exame citado no relato de caso é considerado marcador de lesão do miocárdio e RELACIONE o tempo de extravasamento desses marcadores bioquímicos com os sintomas da lesão.32
2.b) COMENTE as metodologias utilizadas em cada exame.
ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO (arquivo único). SE VOCÊ TIROU FOTOS, SE TEM OUTROS TIPOS DE REGISTROS PARA ANEXAR, INSIRA TODAS AS INFORMAÇÕES DENTRO DO MODELO DE MAPA.
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_embriohisto_PedroSilva.pdf.
2
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando