Buscar

ATIVIDADE BIO MOLECULAR

Prévia do material em texto

Alunos: 	
 TRABALHO AVALIATIVO
1 – Escolha dois dentre os cientistas relacionados abaixo, pesquise e escreva a biografia resumida e principais descobertas dos mesmos (atenção! Cuidado para não cair no erro de apenas fazer um resumo do Wikipédia ou página semelhante, lembre-se da questão do plágio!):
(a) James Watson
James Dewey Watson nasceu em 1928, biólogo molecular, zoologista e geneticista, ficou mundialmente conhecido após publicar um trabalho sobre o “modelo de dupla hélice”, descoberto por ele, por Francis Crick, Rosalind Franklin e Maurice Wilkins. O modelo mostrou que a dupla do DNA era uma estrutura helicoidal dupla, o referido trabalho ganhou o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina no ano de 1962, sendo que apenas os três homens foram reconhecidos ao prêmio.
O trabalho é até hoje reconhecido por ter marcado a biotecnologia, a partir dele muitos projetos e descobertas foram realizadas ao longo dos anos, pois o mesmo visa todo um levantamento de informações passadas de geração em geração, apontando também sua estrutura, assim, o ácido desoxirribonucléico (DNA) possui compostos químicos chamados nucleotídeos, cada um formado por um açúcar( desoxirribose), um grupo fosfórico e bases nitrogenadas( Adenina-A; Timina-T; Guanina-G e Citosina-C).
 (b) Rosalind Franklin 
Rosalind Elsie Franklin (1920-1958), química, foi à mulher responsável por ajudar (mesmo que de forma contingente) James Watson e Francis Crick a desvendar os mistérios da cadeia helicoidal( DNA), seu nome não aparece em livros e o prêmio Nobel pela descoberta da dupla hélice não fez referência a ela.
Franklin era especialista em difração dos raios-x, foi sua competência em trabalhos nessa área que a levou a grande disputa entre os cientistas e pesquisadores na corrida pela descoberta da cadeia do DNA, de um lado King´s College (Rosalind Franklin e Maurice Wilkins) do outro a Universidade de Cambridge (James Watson e Francis Crick).
É de Rosalind a famosa fotografia 51 que mostra exatamente a forma da molécula, em uma das aulas, já que era também professora um de seus alunos teve acesso à fotografia e notou algo de diferente, mostrando-a a Wilkins que por ventura mostrou ao seu colega da Cambridge (Francis Crick). A partir daí sabemos no que resultou a informação dada a Watson e Crick, ganharam um prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1962 pela descoberta do modelo da dupla hélice, tendo também a participação de Maurice Wilkins.
Rosalind Franklin morreu quatro anos antes do trio de homens receberem o prêmio Nobel.
2 – Pesquise 4 tipos diferentes de sais minerais e explique sua importância para o metabolismo.
Ferro- Ajuda no combate a anemia (número de hemoglobina baixo), bem como é utilizado na gestação para o desenvolvimento do feto, e fortalecimento da mãe.
Potássio- Bom funcionamento dos músculos, principalmente o coração, essencial para o sistema nervoso, atua também como eletrólito, levando eletricidade ao corpo.
Selênio- Ajuda a prevenir o câncer, pois possui um alto teor de antioxidante além de fortalecer o organismo de doenças como a gripe.
Cálcio- Proteção e manutenção dos ossos e dos dentes.
3 – Desenhe duas moléculas de carboidratos diferentes entre si, mas ambos de 7 carbonos e cadeia fechada, ligados por uma ligação covalente (ligação glicosídica).
4 – Desenhe: 
	a) um carboidrato de cadeia aberta e um grupo aldeído; 
	b) um ácido graxo de 18 carbonos; 
	c) um aminoácido de cadeia lateral polar; 
	
d) um nucleotídeo contendo uma ribose (mostre que se trata de uma ribose).
5 – Desenhe uma molécula de DNA contendo no mínimo 6 nucleotídeos e indique no desenho: a) uma ligação nucleotídica (fosfodiéster); b) as pontes de hidrogênio formadas entre adenina e timina; c) as pontes de hidrogênio formadas entre citosina e guanina; d) os carbonos 5 e 3 terminais em cada fita e o sentido de crescimento da fita.
 6– Pesquise e explique a função de 5 diferentes tipos de RNA.
7– Desenhe uma pequena cadeia polipeptídica de 10 aminoácidos (não precisa desenhar a estrutura química do radical de cada aminoácido, nesse caso pode colocar apenas a letra “R”).
 8– Pesquise e explique o que é colinearidade (no contexto da biologia molecular).

Continue navegando