Buscar

Tarefa 15 3

Prévia do material em texto

TAREFA
SÍNDROME DA TRANSFUSÃO FETO-FETAL – Semana 15 
As gestações gemelares ocorrem em cerca de 1% de todas as gestações sendo dois terços dizigóticas e um terço monozigóticas. Comparativamente com as gestações de feto único, as gestações gemelares apresentam maior risco de morbilidade e mortalidade perinatal. Este risco é 3 a 10 vezes superior nas gestações monocoriónicas do que nas bicoriónicas, sendo este aumento devido a uma maior prevalência de prematuridade, baixo peso à nascença e complicações obstétricas, sobretudo Síndrome de Transfusão Feto-Fetal (STFF). 
O STFF ocorre em 8-10% das gestações monocoriónicas biamnióticas. É uma complicação observada tipicamente durante o segundo trimestre e define-se ecograficamente pela significativa discordância de volume do líquido amniótico (LA) entre as duas cavidades, com presença de hidrâmnios num dos sacos amnióticos e de oligoâmnios no outro saco. Surge como consequência de alterações hemodinâmicas fetais, pensando-se que as anastomoses vasculares placentárias têm um papel preponderante na sua etiologia. 
No gêmeo com hipovolemia (associada a oligâmnio e anemia), ocorre a ativação do sistema renina-angiotensinaaldosterona com elevação dos níveis de vasopressina e endotelina I na tentativa de restaurar o volume intravascular e manter a pressão sanguínea. Esse processo leva a vasoconstrição (detectada ecografcamente pela ausência ou inversão do fuxo diastólico da artéria umbilical) e a oligúria ou anúria. Por sua vez, o gêmeo receptor, pletórico, tem suas cavidades cardíacas estiradas pelo aumento do volume intravascular. Como consequência, átrio e ventrículo liberam, respectivamente, peptídeo natriurético atrial e peptídeo natriurético cerebral. Esses hormônios promovem vasodilatação, natriurese e inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), resultando em poliúria e polidrâmnio. 
REFERÊNCIAS 
GANDOLFI, Fernanda Engel et al. Síndrome de transfusão feto-fetal: uma revisão narrativa. Promoção e proteção da saúde da mulher ATM 2024/2. p. 47-62, 2022. 
RODRIGUES, Ana Paula Pereira de Sousa. Síndrome de transfusão feto-fetal. 2016. Tese de Doutorado. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/26008/1/AnaPPRodrigues.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2023.
	
image1.jpeg

Continue navegando