Buscar

Tarefa 5 1



Continue navegando


Prévia do material em texto

TAREFA
DEMÊNCIA ASSOCIADA AO HIV – Semana 05
A demência, também denominada transtorno neurocognitivo (TNC) maior caracteriza-se por prejuízo grave na memória, no julgamento, na orientação e na cognição. O TNC maior ou leve devido a infecção por HIV costuma ser mais prevalente em indivíduos com episódios anteriores de imunossupressão grave, altas cargas virais no líquido cerebrospinal e indicadores de doença do HIV avançada, como anemia e hipoalbuminemia. Indivíduos com TNC avançado podem ter características neuromotoras destacadas, como falta grave de coordenação, ataxia e desaceleração motora. Pode, ainda, haver perda de controle emocional, incluindo afeto agressivo ou inadequado ou apatia. 
As consequências funcionais de Transtorno Neurocognitivo maior ou leve devido a infecção por HIV variam entre os indivíduos. Assim, capacidades executivas prejudicadas e processamento de informações desacelerado podem interferir de forma substancial nas decisões complexas sobre o controle da doença, necessárias à adesão ao regime terapêutico antirretroviral combinado. A probabilidade de doença comórbida pode criar mais desafios funcionais. 
O desenvolvimento da terapia antirretroviral combinada (TARV) transformou o HIV em uma doença crônica, com expectativa de vida próxima das normas da população para os pacientes aderentes aos medicamentos. O envolvimento neurológico durante a infecção pelo HIV continua sendo um aspecto importante da infecção que requer estudo contínuo. Tanto os testes objetivos da função neurológica quanto o testemunho dos pacientes confirmam que a TARV, embora tenha melhorado imensamente os resultados, não alcançou a proteção funcional completa do sistema nervoso. 
REFERÊNCIAS 
(APA), American Psychiatric A. DSM-5. Grupo A, 2016. E-book. ISBN 9788582711835. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711835/. Acesso em: 20 mar. 2023. 
DA SILVA, Roni Robson et al. Transtornos neurocognitivos e demência relacionados ao HIV em pessoas que fazem uso de antirretroviral: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e47311226039-e47311226039, 2022.
	
image1.jpeg