Buscar

0c6c3c51bb9d09b8de0593026a5ba11e (1)

Prévia do material em texto

ESLAINE DE SOUZA NERES 
RA: 8172202
PORTFÓLIO 1
Disciplina:
Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Crianças, Jovens e Adultos
Professor Responsável\ Tutor(a): Lilian Paula Degobbi Bergamo
2022
Caracterização da escola e perfil dos professores	
A escola escolhida trata-se de uma escola municipal de educação infantil, que recebe crianças com idade entre 0 e 4 anos, Que são divididos em duas etapas sendo elas:
· Berçário: 0 a 2 anos;
· Maternal: 02 a 4 anos.
Essa escola está localizada no município de Cabixi, estado de Rondônia, e se mostrou muito receptiva a atender estudantes para estagio e pratica pedagógica. A instituição atende atualmente por volta de 15 alunos berçário e 30 do maternal. O berçário é localizado com uma sala ampla, com banheiro e lavatório para banho nos bebes, o Maternal é composto por uma sala grande, onde as crianças são recepcionadas e passam a maior pare do tempo, um quarto, onde as crianças dormem um refeitório e uma sala de atividades.
A escola possui um horário de funcionamento bem flexível, são ao todo 12 horas diárias de atividade de segunda a sexta, iniciando expediente às 6 horas e 30 minutos da manhã e encerando as 18 horas e 30 minutos da tarde, sendo o corpo docente composto por duas turmas. No berçário temos 2 cuidadoras formadas em pedagogia, ambas com pós graduação que trabalham no período matutino, entrando as 6 horas e 30 minutos e saindo as 12 horas e 30 minutos, uma funcionaria intermediaria, que atua das 8 as 14 horas, e mais duas funcionarias no período vespertino, uma pedagoga e uma que não possui formação pedagógica.
No maternal encontrasse também 2 cuidadores, uma é estudante de pedagogia, o outro não possui formação superior, e uma funcionaria intermediaria que faz o horário das 8 as 2 horas, formada em pedagogia e história e pós graduada, a tarde o quadro de funcionários é completo por mais 2 profissionais, uma estudante de pedagogia e uma que não possui formação superior.
	Importante salientar, que na instituição todos são titulados como cuidadores, não sendo especificados no momento nenhum professor, apesar de contar com vários profissionais formados, que desenvolvem um trabalho impecável, a escola e as crianças são muito receptivas.
Introdução e contextualização
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (Resolução CNE/ CEB nº 1/99) que foram reformuladas com a publicação da Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Temos que :
 “Art. 6º As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.”
Na instituição podemos ver que esse artigo está sendo respeitado, uma vez que as atividades promovem autonomia, temos por exemplo horário do banho em que os profissionais incentivam as crianças a tirarem e vestirem as roupas, a se ensaboarem, o de responsabilidade com a proposta de ajudante do dia, Respeito ao bem comum, ensinando a cuidarem dos cartazes, da sala, do ambiente em que convivem, a convivência com as diferentes culturas e o respeito as diferenças.
Nas diretrizes curriculares nacionais para educação infantil Temos também:
“III – Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.”
	Pude observar tais direitos sendo respeitados, uma vez que as atividades propostas são em sua maioria lúdicas, dando direito as crianças se expressarem e usarem sua criatividade em manifestações artísticas e culturais.
	Com base no que foi estudado a escola infantil atende a todos os requisitos básicos de direitos das crianças, a instituição conta ainda com área gramada e parquinho de diversões, as crianças são muito bem recebidas , alimentadas e cuidadas, com muito zelo e amor.
	A escola preza por desenvolver os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais das crianças, com atividades que as façam se sentir acolhidas, a se amarem como são e se respeitarem, a aprenderem de maneira lúdica e a socializar com as demais crianças e a comunidade em que vivem.
	As vagas estão disponíveis para todas as crianças com idade compatível residente no município, desde as mães que trabalham as que precisam deixar as crianças para poderem desenvolver socialmente o convívio com demais crianças. O atendimento não distingue etnias, raças, cor, situação econômica, as atividades e demais recursos são oferecidos a todos de maneira igualitária.
	A instituição preza por respeito e de certa forma age como uma creche assistencial as crianças que mais necessitam, pois lá elas podem permanecer em período integral, sem exigências do envio de bens higiênicos e alimentícios para as crianças, a creche oferece desde sabonete a fraldas, leite frutas verduras, e conta com 5 refeições básicas, sendo café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde servido antes do horário do sono e lanche após acordarem, ainda é oferecido mamadeira as crianças que mamam, de acordo ao que as mães costumam servir aos seus filhos, afim de facilitar a adaptação das crianças no ambiente escolar.
	Na creche mencionada diversos recursos são disponibilizados as crianças, tais como, tinta guache, massinha de modelar, lápis de cor, giz de cera, sulfite, e.v.a, papel cartão, tnt e as cuidadoras trabalham de maneira a aproveitar tal disponibilidade da melhor maneira possível. Promovendo a criatividade e o desenvolvimento intelectual das crianças.
Anexo 1
Autorização pratica pedagógica
Referencias
· Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (Resolução CNE/ CEB nº 1/99)
· Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil
· Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Crianças, Jovens e Adultos – p | Claretiano - Rede de Educação,2022
	
image1.png
image2.jpeg

Continue navegando