Buscar

Fisiologia da Tireoide

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DA GLÂNDULA TIREÓIDE
Se houver a remoção da tireoide não tem problema é só dar para o animal t3 e t4, mas junto da tireoide vem as paratireoides (paratormônio – Controle de cálcio)
Em condições normais não é possível palpar a tireoide de cão e gato, deslocando a cabeça para traz, só em casos de doença como um tumor ou hipotireoidismo (hipertireoidismo em gato a partir de 7 e 8 anos)
O que a glândula tireoidiano para formar o hormônio da tireoide? R: aminoácido (tirosina) + iodo (que vem da alimentação)
A tireoide produz muito t4 (forma inativa) e pouco t3 (forma ativa).
Eles ficam na corrente sanguínea 99% nas proteínas carregadoras, que podem ser globulina, albumina ou lipoproteína.
T4-tetraiodotironina (forma inativa): para o t4 ir na forma ativa ela entra no tecido periférico e pela ação da enzima desiodase perde um iodo e forma o t3.
T3-triiodotironina (forma ativa) 
Tireoide produzindo hormônio tireoidiano: as tireoides vão para células foliculares que envolve o coloide e dentro dessas células folículo tireoidiano possuem a proteína tireoglobulina que vão para dentro do coloide e pela ação da enzima tireoperoxidase acopla o iodo e a tirosina e forma MIT e DIT e nessa mesma fita forma T3 e T4 depois que a fita fica completa vem a ação do lisossomo e quebra a fita, assim ocorre a liberação de T3 e T4 na circulação e o resto como MIT e DIT volta para outra fita.
T3r = t3 reverso (sindrome do eutireoideo) (ocorre em pacientes doentes, retira um iodo do lugar errado) que converte t4 em t3r. baixa produção e manutenção de t3 e t4 circulantes. E para controlar é preciso dar t3 ativo para o paciente.
Função do T3: Aceleração metabólica
Taxa Metabólica
Oxigênio dos tecidos
Receptores β-adrenérgicos: Inotropismo e Cronotropismo (+) sobre o coração
 Promove catabolismo do tecido adiposo
Eritropoiese
Atua na síntese e degradação do colesterol
Maturação do sistema nervoso e esquelético
Hipertireoidismos (superprodução de t3) - manifestação clínica em gato: aumenta os batimentos cardíacos, metabolismo rápido (diarreia, vomito), gato magro, com fome direto.
Tende a ter hipertensão, pelo falto da filtração ser mais rápida.
Tireoide grande no ultrassom.
Hipotireoidismo (perdeu a capacidade de produzir hormônios tireoidiano) – Manifestação clínica: normalmente em cães, animais gordos, com bradicardia, animais cansados. Ganha peso pq o hipotireoidiano baixa a taxa de metabolização.
Gordura no fígado = Esteatose hepática, a gordura pode degenerar bainha de mielina (pode ter alterações no sistema nervoso). É só diminuir o valor da gordura que a alteração vai em bora junto. EXP. Um animal quando tem hipotireoidismo tem colesterol alto e isso afeta no tratamento. 
Tende a hipotensão pelo fato da baixa taxa de filtração.
Anestesia de um hipotireoideo da problema, para anestesiar é preciso dar um medicamento que aumenta a frequência cardia (atropina)
Quais exames pedir para saber se o animal tem hipotireoidismo? R: fazer exame de T4 livre*, e ultrassom da tireoide para ver se está pequena, hemograma para ver se o glóbulo vermelho está baixo, eletrocardiograma para ver se está bradicardia e dosar colesterol para ver se está alto. Um exame primordial para ver se o animal é hipo é a dosagem de TSH (Hormônio da hipófise)
Qual a função do paratormônio? R: o paratormônio estimula os osteoclastos a removerem matriz óssea do osso e jogar o cálcio no sangue, é hipercalcemiante.
Paratormônio tem duas funções uma é hipercalcemiante e tem uma participação importante na ativação da Vitamina D (na sua forma ativa é calcitriol) 
 
PTH – e a Vitamina D?
Pele ou alimentação
Vit D3 (7-dihidrocolesterol+sol)
25- hidroxivitamina D3 (25-OH D3)
 PTH nos Rins 
1,25 OH 2 D3 (calcitriol)
>absorção cálcio TGI
> reabsorção tubular
FÍGADO

Continue navegando