Buscar

Aula 4 -_ Transtornos da personalidade (1)

Prévia do material em texto

Introdução aos transtornos da personalidade
Os transtornos da personalidade são aqueles que são inerentes aos indivíduos, não passíveis de tratamento com medicação.. São aquilo que o indivíduo é
Eu nasci assim. Eu cresci assim. Sou mesmo assim. Gabriela.
.
Como a personalidade ainda está se formando na infância e adolescência, o diagnóstico só pode ser feito após os 18. Apesar disso, geralmente o quadro começa na infância ou no início da adolescência, e se estende de forma estável para a vida toda. 
Por definição, um transtorno da personalidade é um padrão persistente de pensamento, sentimento e comportamento que é relativamente estável ao longo do tempo.
Esses tipos de personalidade têm em comum 4 fatores( estável durante o tempo, perfil inflexível, ou seja, difícil de aceitar mudanças, não adaptação às regras e cultura do do seu meio, e provocar sofrimento em si ou em terceiros.
Vale ressaltar,também, que esses indivíduos possuem em comum relações interpessoais prejudicadas, seja por conflitos constantes, ausências de relações ou dependência.
Essas alterações ocorrem em pelo menos duas das seguintes áreas:
· Relações interpessoais( todas os TP)
· Afetos.
· Vontade e controle de impulsos.(Borderline,antisocial)
· Interpretação do mundo e de si ( Evitativa, narcisista, anti social)
Existem vários tipos de transtornos da personalidade, mas podemos diferenciá-los a partir de determinadas características tanto do indivíduo normal com determinada característica acentuada quanto de outros transtornos psiquiátricos.
Para diferenciar de outros transtornos psiquiátricos podemos levar em conta as seguintes características
· Sinais e sintomas são estáveis durante o curso da doença. O paciente pode relatar´´ Eu sempre fui assim``. Ou relatarem que ele faz isso desde menino
Para diferenciar de uma personalidade comum de uma patológica, podemos utilizar algumas métricas como:
· Causa sofrimento em terceiros,principalmente na família,ou em si mesmo.
· Mal adaptativos aos meio - > Comportamento bem diferente do esperado pela cultura do pais e familiar.
· Inflexibilidade no comportamento.-> Dificuldade de mudar e se adaptar.
· Comportamento extremamente egoísta e auto centrado, buscando vantagens a todo instante. Carecem de empatia
Da perspectiva do paciente,
· Ele desconhece muitas vezes o efeito de seu comportamento em terceiros por carecerem na maioria das vezes de empatia.
· Se consideram vítimas das situações.
De acordo com o DSM 5:
Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo.
Divisão dos transtornos da personalidade
Existem 10 tipos de transtornos da personalidades, que são divididos em três cluster ou categorias
· Cluster A - Esquisitos e isolados socialmente
· Esquizóide E, esquizotípico e paranóide
· Cluster B- Manipuladores
· Borderline, Histriônico, Antisocial E narcisista
· Cluster C - Medrosos, incapazes
· Dependente, evitativo, obsessivo compulsivo 
Galera, para facilitar o diagnóstico, primeiro você percebe que existe um padrão inflexível, mal adaptativo e que causa sofrimento em si ou em terceiros.
Depois você classifica nos clusters. E só depois você procura qual transtorno de personalidade o paciente tem.
Para ajudar, vincule uma pessoa que vocês conhecem a um cluster específico. Eu não vou fazer isso aqui para não expor as pessoas da nossa sala em um documento. Apesar de querer muito para fins didáticos, a ética não permite. Então, sugiro que cada um faça o seu. 
Cluster B
O mais comum na população são os do Cluster B. Então começarei com eles, começando com o mais comum.
O cluster B possui quatro doenças
· Borderline
· Histriônico
· Antisocial
· Narcisista
O que existe de comum entre esses Transtornos de personalidades? São altamente manipuladores.
Enquanto os borderline e os histriônicos manipulam para ter atenção, os anti social manipulam para obter algum tipo de lucro ou vantagem e os narcisistas manipulam para obter admiração.
Desses, os mais sedutores são: antisocial,narcisista e histriônico.
A instabilidade emocional também é compartilhada. Porém cada transtorno se manifesta de uma forma diferente. Os Borderline em ataques de fúria ou vitimização, os anti social em agressividade, os histriônicos em vitimização e os narcisista em comportamentos arrogantes e insolentes.
A impulsividade é compartilhada pelo borderline e anti social.
Abaixo vamos apresentar o que diferencia esses transtornos e como é feito o diagnóstico pelo DSM5
Transtorno de personalidade borderline
O TP borderline, além dos critérios comuns dos transtornos de personalidade: inflexibilidade,mal adaptação,causar sofrimento e estabilidade no decorrer do tempo e dos critérios comuns do tipico B:manipulação,sedução e impulsividade e instabilidade emocional, possui também
A principal característica do Borderline é o medo patológico do abandono e ações para evitá-los.
Além disso, também possui:
· Ataques de fúria
· Comportamentos automutilantes
· perturbação da autoimagem
· Sentimentos crônicos de vazio
A prevalência média do transtorno da personalidade borderline na população é estimada em
1,6%, embora possa chegar a 5,9%. Essa prevalência é de aproximadamente 6% em contextos de atenção primária, de cerca de 10% entre pacientes de ambulatórios de saúde mental e de por volta de 20% entre pacientes psiquiátricos internados.O transtorno da personalidade borderline é diagnosticado predominantemente (cerca de 75%) em
indivíduos do sexo feminino.
Alguns tipos de transtorno da personalidade (notadamente os transtornos
da personalidade antissocial e borderline) tendem a ficar menos evidentes ou a desaparecer com o envelhecimento, o que parece não valer para alguns outros tipos (p. ex., transtornos da personalidade obsessivo-compulsiva e esquizotípica).
Os principais alertas para um possível diagnóstico de TBP SÃO:
1. Relacionamentos intensos e instáveis
2. Falta de senso de identidade(valores,metas e prioridades)
3. Episódio de raiva intensa ou incontrolável
4. Impulsividade
5. Comportamentos de atuação
Na base psicodinâmica esses indivíduos possuem expectativas extremas e irrealistas de seus pares. Além disso, existe uma dependência de eoutros para proteção e asseguramento, ficando extremamente sensíveis a explosivos a qualquer sinal de separação dessas fonte de apoio.
De acordo com Beck, existem três suposições básicas no indivíduo TPB que leva a dependência de outras pessoas, e por isso, a explosão emocional quando existe o medo do abandono. 
1. O mundo é perigoso e maldoso
2. Eu sou impotente e vulnerável
3. Eu sou inaceitável
.
Transtorno de personalidade histriônico
O transtorno da personalidade histriônica é caracterizado pelos critérios comuns dos distúrbios da personalidade(estabilidade dos sintomas no curso do tempo,sofrimento para si para os outros, inflexibilidade e má adaptação associado ao sintomas do cluster B( manipulação,sedução,impulsividade e instabilidade emocional.: 
A característica essencial do transtorno da personalidade histriônica é a emocionalidade excessiva e difusa e o comportamento de teatralidade.
· Preocupação constante com o corpo e a sexualidade física
· exibicionismo
· egocentrismo
· Emocionalmente instável
· provocação sexual
A busca por atenção, manipulação e habilidade pode confundir com o TP Borderline. Porém, na histriônica não existe o padrão de impulsividade,comportamentos destrutivos,ataques de raiva e sentimentos de vazio.
Ainda que o transtorno da personalidade histriônica possa ser também caracterizado por busca de atenção,comportamento manipulativo e por mudanças rápidas nas emoções, o transtorno da personalidade borderline distingue-se por autodestrutividade, ataques de raiva nos relacionamentos íntimos e sentimentos crônicos de vazio profundo e solidão.
Origem e significadodo termo
O termo histriônico vem do termo antigo histeria, que ao longo da história já foi utilizado com vários significados. Um dos principais significados é a perda transitória do controle resultante de um estresse intenso, mais comumente mulheres irritáveis e difíceis de tratar.
A solução hipocrática para a histeria era a mulher casar e ter filhos. Os alemães no século 19, denotavam a histeria como mulheres ´´ solicitadoras de atenção``.
O conceito psicanalítico de Freud e Reich enfatizam a predominância do complexo de édipo, da ansiedade da castração e da inveja do penis na personalidade histriônica.
Como pensam os histriônicos
Esses individuos se veem como encantadores e impressionantes e merecedores de atenção por isso. Eles conseguem até formar alianças, mas precisam se manter como o centro de atenção de suas teatralidades.
Transtorno de personalidade antisocial
O transtorno de personalidade anti social compartilha as características básicas dos TP ( estável no curso do tempo, inflexibilidade, mal adaptação social e causa sofrimento) associado aos comuns do CLUSTER B: manipulação, instabilidade emocional, impulsividade e sedução.
A principal distinção deste subtipo é o desrespeito e transgressão dos direitos alheios.
Além desses, também possui algumas peculiaridades como:
· Mentiras e falsidade
· Baixos índices de remorso e culpa
· Agressividade 
· Não se adapta a regras
· Incapacidade de fazer planos futuros
· Irresponsabilidade
· Charme 
· senso grandioso do próprio valor
· Comportamento sexual promíscuo
· Necessidade de estimulação constante.
TP anti social,psicopata e sociopata são sinônimos. A psicopatia primária são indivíduos com ausência de ansiedade ou culpa pela realização de algo imoral ou proibido.
Já o psicopata secundário se envolve em mentiras,atividades imorais, mas releva o sentimento de culpa por essas ações e medo de consequências de suas ações, apesar de continuar com o mesmo comportamento. Numerosos estudos já mostraram que os psicopatas primários sofrem de uma disfunção do SNC resultando em um limiar mais alto para resposta autonômicas e ameaças.
Além disso, tais indivíduos são extremamente concretos em seu funcionamento mental , sendo incapazes de trocar o certo pelo duvidoso, o real pelo imaginário ou possível. Eles veem com mundo do prisma do pessoal , ao invés da perspectiva social, sendo os outros apenas meios para si mesmo.
Como pensam os anti social
Essas pessoas se vem como solitárias,independentes,autonomas e fortes. Outras se veem como vitimas de maltratos que justificam seus atos e outras se lançam como predadores sociais não levando em conta os direitos de outras pessoas.
As principais crenças são: ´´Preciso cuidar de mim``, Ou eu sou agressor ou serei a vitima. Essas pessoas acreditam que o mundo está dividido em malandros e otários.
Transtorno de personalidade Narcisista
O transtorno de personalidade narcisista compartilha as características básicas dos TP ( estável no curso do tempo, inflexibilidade, mal adaptação social e causa sofrimento) associado aos comuns do CLUSTER B: manipulação, instabilidade emocional, impulsividade e sedução.
Além desses, a principal características do narcisista é a idealização de si e a necessidade de admiração pelos seus pares.
Além disso, apresenta as seguintes características:
· Frequentemente invejoso e acredita ser invejado
· atitudes arrogantes e insolentes
· Apresenta o sentimento de possuir direito
· É explorador em relações sociais 
Origem do termo e teorias causais
 uma fase auto-erótica, amadurecendo rumo ao amor objetal. Cuidadores ou pais que supervalorizam os filhos, mantinham o filho nessa fase, impedindo a evolução para o amor objetal.
Já Kerberg, vê a grandiosidade do narcisista como evidência de uma raiva oral, que segundo ele, causada por uma mae indiferente ou maldosa, sendo o narcisismo uma válvula de escape para um mundo ameaçador.
Como pensam os narcisistas
Os narcisistas buscam admiração constante de outros para manter sua auto imagem de auto engrandecimento. Eles crêem que são especiais e merecem atenção e privilégios de outras pessoas, que são vistas por eles como vassalos e súditos.
Cluster A
O cluster A possui três doenças
· Paranoide
· Esquizóide
· Esquizotípico
O que existe de comum entre esses Transtornos de personalidades? São solitários e aparentam esquisitices ou excêntricos.
Enquanto o paranóide é sozinho por ter medo e suspeita de outras pessoas, os esquizóide se distanciam por uma frieza emocional e por não desejarem contato social, e por fim, os esquizotípicos se afastam por pensamentos mágicos e estranhos e um afeto hipomodulação as situações sociais, além de ser mais excêntrico dos três.
Transtorno de personalidade paranóide
O TP paranoide além dos critérios comuns dos transtornos de personalidade: inflexibilidade,mal adaptação,causar sofrimento e estabilidade no decorrer do tempo e dos critérios comuns do tipico A: esquisitice e isolamento que nesse caso se deve a alta suspeita que outros querem te prejudicar.
A principal característica do paranóide é o a suspeita que as outras pessoas têm uma intenção malévola que visa prejudicá-lo. Porém não chega a ser um delírio.
Além disso, também pode possuir::
· Reluta em confiar nos outros
· Hipervigilância
· Hostibilidade->Interpreta de forma maliciosa ações de outras pessoas
· Guarda rancores
· Parecem frios.
Tendencia persistente e irrealista de interpretar as intenções e ações dos outros como humilhantes e ameaçadoras, porém livres de sintomas psiócitocs.
Transtorno de personalidade esquizóide
O TP esquizóide além dos critérios comuns dos transtornos de personalidade: inflexibilidade,mal adaptação,causar sofrimento e estabilidade no decorrer do tempo e dos critérios comuns do típico A: Esquisitice e isolamento, que nesse caso se deve ao não desejo de se relacionar e o distanciamento emocional.
A principal característica do paranóide é o a suspeita que as outras pessoas têm uma intenção malévola que visa prejudicá-lo. Porém não chega a ser um delírio.
Além disso, também pode possuir:
· Opta por atividade solitária
· Tem prazer em poucas atividades
· não tem amigos
· Indiferente ao elogio e a critica
· 
Transtorno de personalidade esquizotípico
O TP esquizotípico além dos critérios comuns dos transtornos de personalidade: inflexibilidade,mal adaptação,causar sofrimento e estabilidade no decorrer do tempo e dos critérios comuns do típico A: Esquisitice e isolamento, que nesse caso se deve aos seus pensamentos e crenças mágicos e estranhos e pelo seu afeto geralmente hipomodulado em relação ao meio.
A principal característica do esquizotípico são as distorções perceptivas e cognitivas e seu comportamento excêntrico( é o mais excêntrico do grupos dos excêntricos), que fazem com que ele seja isolado.
Além disso, também pode possuir:
· Aparencia estranhas
· Ausencia de amigos
· Ansiedade
Cluster C
O cluster C possui três doenças. Mas só vou levar em conta duas. 
· Evitativos 
· Dependentes
O que existe de comum entre esses Transtornos de personalidades? Se sentem incapazes e são medrosos.
Enquanto dependente é incapaz de viver sozinho, e se torna totalmente submisso e apegado para não se sentir medo, o evitativo, deixa de ser relacionar ou se envolver em atividades que o expõe a críticas e embaraços.
Transtorno de personalidade dependente
O TP dependente além dos critérios comuns dos transtornos de personalidade: inflexibilidade,mal adaptação,causar sofrimento e estabilidade no decorrer do tempo e dos critérios comuns do típico C de se sentirem incapazes e são medrosos, possuem:
A principal característica do dependente é a necessidade exagerada de ser CUIDADO, e protegido que os leva a uma condição de submissão total a outra pessoa.
Compartilham como o borderline o medo de ser abandonado. Porém o border reage ao medo com fúria e intensidade emocional, enquanto o dependente se torna mais dócil e retrátil e logo que percebe que será abandonado já procura outra pessoa paradepender.
Além disso, também pode possuir:
· Dificuldade de expor suas ideias
· dificuldade de iniciar projetos
· Dificuldade de assumir responsabilidades
· Adaptação total a quem é dependente.
Transtorno de personalidade evitativo
O TP evitativo além dos critérios comuns dos transtornos de personalidade: inflexibilidade,mal adaptação,causar sofrimento e estabilidade no decorrer do tempo e dos critérios comuns do típico C de se sentirem incapazes e são medrosos, possuem:
A principal característica do evitativo é evitar situações sociais e relacionamento interpessoais devido ao sentimento de incapacidade e do medo de ser criticado ou envergonhado.
Além disso, também pode possuir:
· Evita riscos
· Evita atividades
· Evita pessoas
Como pensam os evitativo
Essas pessoas se vem como socialmente incapazes e incompetentes no trabalho ou na academia e os outros como críticos e desinteressados.Seus principais temores são ser descobertos como fraudes ou serem humilhados por isso.
Borderline mais a fundo.
Instabilidade da auto imagem, relações interpessoais,afetos e impulsividade.
· Relações interpessoais 
· Os indivíduos se esforçam continuamente para evitar um abandono.
· Relacionamentos interpessoais instáveis.
As relações sociais ocorrem em torno do medo do borderline de ser abandonado, o que é a origem de sua manipulação e sua alta labilidade e explosões de fúria quando existe a percepção de que será abandonado.
Os relacionamentos sociais são intensos e instáveis variando de idealizados para péssimos.
Podem idealizar cuidadores ou companheiros potenciais em um primeiro ou segundo encontro, exigir ficar muito tempo juntos e partilhar os detalhes pessoais mais íntimos logo no início de um relacionamento. Entretanto, podem mudar rapidamente da idealização à desvalorização, sentindo que a outra pessoa não se importa o suficiente,
não dá o suficiente e não está “presente” o suficiente
· Auto imagem
· Perturbação da imagem de si mesmo
· Recorrência de comportamentos destrutivos
Esses indivíduos tendem a ter auto imagens fora da realidade, seja com planos,metas e valores não de acordo com a sua realidade. Podem também ter mudanças súbitas de objetivos,valores e amizades.
Há mudanças súbitas e dramáticas na autoimagem, caracterizadas por metas, valores e aspirações vocacionais inconstantes. Podem ocorrer mudanças súbitas em opiniões e planos sobre carreira profissional, identidade sexual, valores e tipos de amigos. Esses indivíduos podem repentinamente mudar de um papel de suplicantes necessitados de ajuda para o papel de vingadores justos de maus-tratos passados.
· Impulsividade em ( finanças,sexo,abuso de substancia, direção irresponsavel, alimentar)
Podem apostar, gastar dinheiro de forma irresponsável, comer compulsivamente, abusar de substâncias, envolver-se em sexo desprotegido ou dirigir de forma imprudente. Apresentam recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento de automutilação.
· Afeitos
· Reatividade de humor episódica - Labilidade afetiva
· Sentimentos crônicos de vazio
· Raiva intensa ou dificuldade de controlá-la
· Ideação paranóide transitória
O humor disfórico basal dos que têm esse transtorno é amiúde interrompido por períodos
de raiva, pânico ou desespero e é raramente aliviado por períodos de bem-estar ou satisfação. Esses episódios podem refletir a extrema reatividade do indivíduo a estresses interpessoais.
A raiva é geralmente provocada quando um cuidador ou companheiro é visto como negligente, contido, despreocupado ou como alguém que abandona. Tais expressões de raiva costumam ser seguidas de vergonha e culpa, contribuindo para o sentimento de ter sido mau
image14.png
image10.png
image9.png
image7.png
image13.png
image12.png
image5.png
image4.png
image1.png
image3.png
image11.png
image2.png
image8.png
image6.png

Continue navegando