Buscar

Rciocínio Lógico un1

Prévia do material em texto

Unidade 1:Tópico 1
A LÓGICA FORMAL
O que é Lógica Formal?
Fonte: http://bit.ly/1SLj8KN
A palavra “lógica” origina-se do grego clássico, do vocábulo lógos, que significa palavra, pensamento, ideia, argumento, relato, razão lógica ou princípio lógico. A Lógica é uma ciência de base Matemática e muito ligada à Filosofia. Ela tem como objetivo apresentar, através de uma pesquisa rigorosa das estruturas do pensamento, as regras que devem ser seguidas na elaboração de raciocínios válidos e corretas.
Como o pensamento é a manifestação do conhecimento e este visa à obtenção da verdade, faz-se necessário o estabelecimento de regras para que tal meta consiga ser alcançada. Destarte, a lógica é o ramo da filosofia que estabelece as regras do pensar correto. O estudo da lógica só adquire sentido quando ela é vista, de fato, como um meio de garantir que o pensamento aja de maneira correta, chegando, assim, aos conhecimentos tidos como “verdadeiros”.
LÓGICA NATURAL X LÓGICA CIENTÍFICA
A Lógica é uma ciência, um sistema de conhecimentos definidos, alicerçados em princípios de caráter universal. No que tange a tal aspecto, a lógica filosófica se diferencia da lógica espontânea ou empírica.
“A Lógica é uma ciência, um sistema de conhecimentos definidos, alicerçados em princípios de caráter universal. No que tange a tal aspecto, a lógica filosófica se diferencia da lógica espontânea ou empírica.”
Você já observou como sua vida é rodeada de raciocínio lógico? Veja algumas situações:
REALIZANDO PLANEJAMENTO DIÁRIO:
Dependendo do trânsito terei que escolher entre trem e ônibus para ir à faculdade, pois não posso faltar à prova, senão serei reprovado.
ESCOLHENDO UM APARELHO CELULAR NOVO:
Preciso de um telefone para realizar chamadas, mensagens, fotografar e acessar a internet. Estou em dúvida entre o mais bonito e o mais barato. Achei um intermediário, logo o comprarei.
ANALISANDO VARIAÇÕES DE PREÇOS DOS SUPERMERCADOS:
Não quero me deixar enganar pela beleza da propaganda, vou analisar o quanto será economizado ao final e irei às compras.
Em cada uma das situações acima foi necessário o mínimo do pensamento lógico para se alcançar a melhor opção.
Já a lógica científica faz parte da filosofia normativa. Ela tem como objetivo central definir quais devem ser as operações intelectuais utilizadas na satisfação das exigências de um pensamento correto. Ela determina as condições, não de exigência, mas de legitimidade.
A LÓGICA ARISTOTÉLICA
A lógica tem como base a boa elaboração dos argumentos, que são as estratégias linguísticas empregadas na defesa de uma tese. A obra fundadora da lógica clássica é Organon, de Aristóteles*. Essa obra reúne grande parte de seus pensamentos. 
No intuito de mostrar que os sofistas, mestres da retórica e da oratória, eram capazes de enganar os cidadãos, empregando argumentos incorretos, Aristóteles passou a estudar a estrutura lógica da argumentação. Através desse estudo, ele chegou à conclusão de que alguns argumentos podem ser convincentes, a despeito de não serem corretos.
Segundo Aristóteles, a lógica é um instrumento para atingir o conhecimento científico. Apenas pode ser considerado ciência aquilo que é metódico e sistemático. Na obra Organon, o filósofo apresenta a lógica como um método do discurso utilizado na demonstração, o qual utiliza três tipos de operações da inteligência:
a) o conceito: é a representação mental dos objetos;
b) o juízo: é a afirmação ou negação da relação entre o sujeito e seu predicado;
c) o raciocínio: é o que leva à conclusão a respeito dos diversos juízos presentes no discurso.
LÓGICA FORMAL X LÓGICA MATERIAL
Na concepção de Aristóteles existem dois tipos de lógica: a lógica formal e a lógica material.
a) a lógica formal ou menor: é a parte da Lógica que visa à definição da forma correta das operações intelectuais. Ela assegura o acordo do pensamento consigo próprio e, a partir disso, os princípios descobertos e as regras elaboradas são aplicados a todos os objetos do pensamento.
b) a lógica material ou maior: é a parte da Lógica que determina as leis particulares que decorrem da natureza dos objetos a serem conhecidos. Ela define os métodos da Matemática, da Física, da Química, das Ciências naturais e das Ciências morais.
SAIBA MAIS
A lógica surge com os gregos e foi especialmente com Aristóteles que adquiriu a sua completude e perfeição. Os antigos, entretanto, não foram os únicos a se dedicarem à lógica. Alguns autores importantes não podem deixar de ser mencionados:
a) os medievais: Porfírio, Boécio, Abelardo e S. Tomás de Aquino;
b) os modernos: Leibniz, Wolff, Kant, Russel e Whitehead.
APROFUNDANDO:	
Não deixe de ler uma pequena biografia de Aristóteles acessando http://www.suapesquisa.com/aristoteles/
*ARISTÓTELES
Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídia (384 a.C. - 322 a.C.). Ele foi aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande e é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos. Juntamente com Sócrates e Platão, ele figura entre os mais influentes filósofos gregos e deixou contribuições em diversas áreas do conhecimento humano, tais como: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia e história natural.

Continue navegando