Buscar

Ginástica Geral - Movimentos

Prévia do material em texto

Componente – Educação Física
	3º Bimestre
	Unidade Temática – Ginástica / Objeto do Conhecimento – Ginástica Geral
	
	Título da Aula 
	Aula 3 – Movimentos da Ginástica
	Ano
	5º ano
	Objetivos de aprendizagem
	· Experimentar elementos ginásticos de posições de equilíbrio e rolamentos;
· Reconhecer os procedimentos de segurança de rolamentos e posições de equilíbrio.
	Conteúdo
	· Ginástica Geral: 
Movimentos da Ginástica – Realização de um circuito com alguns movimentos gímnicos:
- Momento 3 – Apoio invertido;
- Momento 4 – Movimentos com manipulação de objetos.
	Material necessário
	· Espaço livre; 
· Equipamento para reproduzir música (opcional); 
· Equipamento para reproduzir vídeos (opcional).
RELEMBRANDO ALGUNS MOVIMENTOS DA GINÁSTICA
Etapa 1 – Relembrando alguns movimentos da ginástica
Professor, nesta atividade, continuaremos revendo alguns movimentos que os estudantes já vivenciaram anteriormente, relacionados à Ginástica Geral (GG). Para isso, você irá propor a realização de um circuito com alguns movimentos gímnicos. Caso ache necessário, inclua outros. Para este circuito, propomos a sequência a seguir:
Momento 1 – Apoio invertido. Parada de três apoios 
Fase 1 – De joelhos, pedir aos estudantes que apoiem as mãos no solo e o terço anterior da cabeça no colchão, formando o desenho aproximado de um triângulo equilátero. Para ajudar os estudantes, pode-se desenhar os triângulos no colchão com giz comum.
Fase 2 – Em três apoios, tentar equilibrar-se apoiando os joelhos nos cotovelos (o que chamamos de elefantinho). 
Fase 3 – Com a ajuda do professor, procurar estender as pernas e ficar sobre três apoios. Após a realização dos movimentos com ajuda, sugira que cada estudante faça o movimento sozinho. Outra sugestão, que facilita a realização, é o apoio das pernas na parede, sem a necessidade de ajuda para manter o equilíbrio do corpo. Finalmente, peça aos estudantes que tentem realizar a parada de três apoios sem auxílio.
Ao final, realize uma roda de conversa em torno da discussão sobre os cuidados na realização dos movimentos da parada de três apoios.
Espera-se que os estudantes identifiquem alguns procedimentos de segurança relacionados à parada de três apoios, como realizá-la em local adequado, seguir as orientações do professor, ou seja, que eles percebam o tipo de auxílio de que necessitam para realizar os movimentos.
Momento 2 – Movimentos com manipulação de objetos 
Movimentos com a bola – podem ser utilizados diferentes tipos e tamanhos de bola, como também ser confeccionada uma bola para a realização dos movimentos. 
Realizar circunduções com a bola, com uma e com as duas mãos. Fazer com que a bola quique no chão. Fazer um giro de 180 graus e pegá-la com as mãos pelas costas. Iniciar ajoelhado com uma perna à frente – a bola deve quicar e passar por baixo da perna. Iniciar com a bola presa pelos pés no chão, as pernas flexionadas, elevar as pernas e lançar a bola, e recebê-la com as mãos. 
Movimentos com o arco – pode ser utilizado um material alternativo, como o bambolê, ou pode ser confeccionado um arco com PVC, para a realização dos movimentos. 
Segurar o arco com as duas mãos e balançar da direita para a esquerda, realizar rotações do arco com os dois braços estendidos, lançar o arco para cima e recuperá-lo.
Movimentos com a corda – pode ser utilizado material alternativo, como cadarço de tênis, uma tira de elástico, entre outros, para a realização dos movimentos.
Fazer a corda girar, segurar a corda com uma das mãos e deslocar o corpo para trás, realizando ondulações com a corda no chão. Segurar a corda com uma das mãos, realizar rotações em sentido sagital e soltar um dos extremos da corda. Quando ela for para frente, capturá-la com a outra mão. Lançar a corda dobrada em quatro partes para cima e capturar um extremo em cada mão. 
Movimentos com fita – pode ser utilizado material alternativo, como também pode ser confeccionada uma fita de papel, por exemplo, para a realização dos movimentos. 
Realizar balanceios com a fita na lateral; realizar balanceios, trocando a fita de mãos; realizar balanceios com a fita, alternando entre a região anterior e a posterior do corpo. Realizar circunduções com a fita para os dois lados; realizar movimento em 8 com a fita; realizar serpentinas com a fita.
Professor, fique atento à realização dos movimentos, para dar suporte, se necessário. Aproveite as propostas de atividade para observar em quais movimentos os estudantes ainda estão com dificuldade para realizar, e fazer anotações. Caso necessário, proponha mais vivência desses movimentos.

Continue navegando

Outros materiais