Buscar

Musicalização na Educação

Prévia do material em texto

Musicalização
na Educação Infantil.
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO – PROJETO (CEL1340)
TAMIRES ADRIANE DE SOUZA FERNANDES
MARILIA GODINHO
CONTAGEM 14 DE JUNHO DE 2023
1. INTRODUÇÃO 
Educação infantil é a fase inicial escolar da criança, onde ela se desperta para um mundo de curiosidades e aprendizado, sendo o professor o responsável em organizar e incentivar a criança pela busca e interesse. A escolha do tema se deve ao entendimento que a música tem um papel muito mais importante do que apenas entretenimento das crianças. Ao trabalharmos a musicalização, a criança vai conhecer aprender e se construir pertencente a um grupo. Podemos dizer que a musicalização é um dos meios para a construção de identidade cultural e aprendizagem da criança. Durante os períodos de ensino valorizar a musicalização significa considerá-lo na perspectiva das crianças, sendo vivido na sala de aula como algo espontâneo, permitindo a elas sonhar, fantasiar, realizar desejos e viver como crianças de verdade.
1.1 APRRSENTACAO DO TEMA E DO PROBLEMA 
 Na educação infantil inicia-se o processo de formação de identidade, a criança passa a conhecer seu corpo, entende que é diferente ao outro, e nesse aspecto, pode ser aprimorado a questão de dimensão social. “A música estimula a competência social. As crianças aprendem que o ser humano não vive sozinho, mas faz parte da sociedade, com cujos membros todos têm de relacionar-se. [...]” (BASTIAN, 2011, p. 115). 
 Os dados mostram que a música e o lúdico se articulam, possibilitando ao educando oportunidades de desenvolver e complementar com a percepção auditiva, a organização, a imaginação, a coordenação motora e a interação. Portanto, evidenciamos na análises, a relevância da música para a construção de conhecimentos das crianças. Nesse viés notamos que as atividades com música necessitam de intencionalidade, essas atividades não podem ser mais aplicadas de forma improvidas, elas necessitam ser planejadas e ter objetivos claros, para favorecer a aprendizagem. Através das experiências musicais infantis, o educador pode obter informações importantes para utilizar essa ferramenta, possibilitando uma forma de desenvolver o ensino baseado em cantigas, danças e brincadeiras como apoio no desenvolvimento global da criança.
Qual a função pedagógica da musicalização na Educação Infantil e qual sua contribuição para a aprendizagem?
2. JUSTIFICATIVA
Compreendemos a música como linguagem constante na vida do ser humano, pode-se confirmar isto, em todos os registros da história, ela é vista como um elemento cultural e 
pedagógico, importante para o processo psicossocial e psicomotor da criança.
Analisamos a música como parte da ação pedagógica o acréscimo da criança, tornou-se importante que a instituição avalie a diversidade, acendendo um ambiente para a expressão 
dos educandos. O Parâmetro Curricular Nacional (PCN) diz: Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. 
3. OBJETIVOS 
Geral: 
-Pesquisar a respeito da contribuição da música na Educação 
Infantil, como isso reflete na vida da criança, e como contribui com o seu desenvolvimento mental e físico .
 Específicos: 
-Refletir sobre o musicalizar no processo ensino-aprendizagem como forma de dar oportunidade às crianças de se relacionarem entre si, com os educadores, com os conteúdos de maneira prazerosa. 
 
-Possibilita uma reflexão sobre a importância da música e o lúdico na educação Infantil tendo em vista em pleno desenvolvimento da criança. 
4.METODOLÓGIA
Para a formação do seguinte trabalho, primeiro fez se a escolha do tema de interesse e a delimitação do problema a pesquisa. Logo após, foi elaborado um plano de pesquisa, que se deu através de livros, artigos, trabalhos científicos já publicados e sites da Internet. Quando a abordagem do problema da pesquisa pode se classificar em caráter qualitativo, e do ponto de vista de seus objetivos, caráter exploratório. 
5. REFERENCIAL TEÓRICO
Grande parte dos pedagogos da área de educação infantil, utilizaram cantigas e as brincadeiras musicais como prática pedagógica diária. Defendendo o uso da atividade lúdica que é um excelente recurso para aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Essas práticas são elementos facilitadores da aprendizagem e exerce extremo controle das crianças por meio desses recursos as atividades como cantar com gestos, dançar, bater palmas, pés são experiências importantes para criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo e aquisição de leitura e escrita. 
Dentro da escola, a música, pode ser um instrumento para os professores da educação básica. Contudo, os alunos da educação infantil possuem um maior beneficiamento, pois a música é uma valiosa parceira do pedagogo, capaz de auxiliar e intensificar o desenvolvimento infantil. A música melhorara substancialmente a memória, concentração e a criatividade. “Por Intermédio da música a criança extravasa suas angústias e medos, o que muitas vezes contribui para o desenvolvimento de seu potencial criativo e cognitivo, que incide diretamente na aprendizagem”. (YOGI, 2003, p17).
Segundo Piaget a música, além de suas próprias atribuições, sociabiliza e sensibiliza o indivíduo, desenvolve o seu poder de concentração e raciocínio, tão importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia, ainda, na coordenação neuromotora e na parte fonoaudiológica da criança. Portanto, a criança que escuta bem, fala bem!
2.2.REFERÊNCIAS 
httpwww.neuroeducacaomusical.com.br/a-importancia-da-musicalizacao-naeducacao-infantil-e-seu-reflexo-na-aprendizagem-significativa/
ALENCAR, Teca de Brito. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2023. 
BRÉSCIA, Vera Lúcia Passagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo, Átomo, 2003
BRASIL. Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Leis de Diretrizes e Bases da educação Brasileira (LDB), Brasília, 1996. 
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,vol.1,3.1998. 
_______. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, 
Ministério da Educação Fundamental, Referencial Curricular Nacional para a Educação 
Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: 
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf Acesso: 16 de setembro de 2020.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
Revista mais educação [recurso eletrônico] / [Editora chefe] Fabíola Larissa Tavares – Vol. 3, 
n. 1 (mar. 2020) -. São Caetano do Sul: Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, 2020.
YOGI, C. Aprendendo e brincando com música e com jogos. Belo Horizonte: Fapi, 2003.
image1.png

Continue navegando