Buscar

Resenha - Meio Ambiente

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROFIAP
ADP 881 - FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Prof: Adriel
Gabriel Gonçalves Assunção – 04967
RESENHA – MEIO AMBIENTE
É cada vez mais notória a importância da preservação do meio ambiente para a conservação do planeta para a sobrevivência da nossa sociedade e nesse contexto preservação dos recursos naturais passou a ser preocupação mundial para todos os países do globo. Não é de hoje que se reconhece a importância da proteção ambiental, Primordialmente, essa importância à natureza era ocasionada por se acreditar que a mesma seria uma criação divina e por isso deveria ser respeitada. Depois, que o homem começou a reconhecer a importância de utilizar conscientemente os recursos naturais pois os mesmos não eram infinitos e o seu uso indiscriminado poderia comprometer a vida humana na terra.
Com os desandares da revolução industrial, houve um aumento da degradação do meio ambiente por parte do homem, contaminando-o com resíduos nucleares, lixos químicos, domésticos, industriais, hospitalares, entre outros de maneira inadequada, além de queimadas, desperdício dos recursos naturais não renováveis, efeito estufa, desmatamento indiscriminado, contaminação dos rios, degradação do solo , utilização de agrotóxicos, crescimento sem planejamento das cidades, etc. A preocupação com a preservação do meio ambiente é relativamente recente na história da humanidade, realidade esta também no Brasil. Devido ao acontecimento de catástrofes e problemas ambientais ocasionadas por influência do homem na natureza, os organismos internacionais passaram a exigir uma nova postura dos países, sendo marcante a atuação da Organização das Nações Unidas principalmente através das conferências.
No Brasil, a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, reconhece juridicamente o meio ambiente como um direito próprio e autônomo. Além disso o país adota uma Política Nacional do Meio Ambiente que estabelece princípios, diretrizes e instrumentos para a proteção ambiental. 
“A Constituição de 1998 estabelece inúmeros direitos e garantias individuais, coletivas, sociais, sócio-ambientais, estando, portanto, o Estado Social de Direito brasileiro comprometido com a realização dessas finalidades, não podendo o Poder Público afastar-se desta missão, qual seja, a de concretizar estes os direitos através da implementação de políticas públicas adequadas.” (COUTINHO 2012)
	Nessa batalha a favor do meio ambiente é imprescindível a participação rígida do âmbito jurídico na disputa com grandes organizações. É necessário que as industrias se tornem sustentáveis socialmente e ambientalmente de forma a não comprometer o desenvolvimento de futuras gerações. Devem ser respeitados os aspectos ambientais acima do interesse financeiro das grandes corporações e crimes ambientais devido a negligências e corrupções devem ser severamente punidos.
	No âmbito da sociedade, as políticas públicas voltadas ao meio ambiente devem levar conscientização à população acerca da importância de preservar o ambiente no qual estamos inseridos, fornecer infraestrutura para que possa ser realizada a reciclagem de lixo, tratamento de esgoto, aterros, etc.
Referências Bibliográficas
Gilson De Azeredo Coutinho - Políticas públicas e a proteção do meio ambiente – Anais do meio ambiente – 2012
Eliane Superti ET AL Políticas Públicas E Meio Ambiente: Reflexões Preliminares – Universidade Federal do Amapá
image1.gif

Continue navegando