Buscar

Seguridade Social no Brasil

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROFIAP
ADP 881 - FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Prof: Adriel
Gabriel Gonçalves Assunção – 04967
RESENHA – Seguridade Social
Um tema que engloba a praticamente todos na sociedade moderna brasileira e que vêm ganhando cada vez mais espaço nas discussões econômicas do país é a Seguridade Social. Trata-se de um fenômeno fundamental para a sociedade pois é a responsável pelo atendimento das necessidades essenciais do ser humano de forma que o mesmo não se torne alguém desamparado e esquecido pelo governo sem possuir as mínimas condições de subsistência. O objetivo do Sistema de Seguridade Brasileiro se define como o alcance do bem-estar para o cidadão e da justiça social no Estado, dando cumprimento à proteção constitucional construída pela Ordem Social. Conjuntamente com os direitos referentes à saúde, à previdência e à assistência social, são garantidos pelas adoções de políticas públicas e assegurados constitucionalmente.
Ao cumprir os dizeres dos princípios fundamentais da Seguridade Social consequentemente há um resguardo das necessidades dos trabalhadores e dos necessitados, conferindo-lhes uma existência digna. A Universalidade da Cobertura e do Atendimento, sendo um dos princípios que constitui a estrutura do sistema, refere-se às situações da vida humana que serão protegidas e aos titulares do direito à proteção social.
Por intermédio da assistência social busca-se garantir a proteção às famílias, crianças, adolescentes e idosos, principalmente de famílias carentes que acabam sendo excluidos da sociedade. Por isso a intervenção dessa política pública deve intervir de forma a promover a integração desses individuos ao mercado de trabalho, assim como ela deve promover a inserção de idosos, deficientes e pessoas com níveis de extrema pobreza de forma a diminuir a desigualdade e a exclusão social.
Nesse contexto é possível perceber que assegurar a Seguridade Social apresenta um avanço extraordinário na redução das desigualdades sociais no país e portanto é necessário que esse direito seja exigido pelo cidadão e que esse lute pelo seu aperfeiçoamento de forma a obter uma nação mais justa e igualitária. Por isto, é necessário estimular no seio da sociedade a conscientização sobre a preservação e aperfeiçoamento desse tipo de politica pública que busca assegurar a Seguridade Social, estimulando as chamadas elites pensantes a estudar com mais cuidado o que representa a instituição na melhoria do padrão de vida de tantas localidades que muitas vezes não fazem parte do nosso mapa de preocupações.
A Assistência Social deve estar integrada às demais políticas, tendo em vista o "(...) enfrentamento da pobreza, a garantia dos mínimos sociais, o provimento de condições para atender contingências sociais e a universalização dos direitos sociais”. (CRESS, 2000 apud PUC, p. 198).
É notável a importância que tem a Seguridade Social e por isso é imprescindível que a mesma cumpra o seu dever na construção de um Brasil mais justo e solidário, visto que é um direito primordial do cidadão brasileiro. Percebendo a função e importância da Ordem Social, que é a promoção do bem de todos e considerando a família como base da sociedade, devem ser executadas análises dessas medidas constitucionais implementadas e das políticas públicas produzidas de forma a verificar se estas estão, efetivamente, projetando o bem-estar e a justiça social para a população.
Miranda, G. G. - O Sistema De Seguridade Social Públicas: Inclusão Social Da Família E União Estável - estudos, Goiânia, v. 34, n. 5/6, p. 343-353, maio/jun. 2007
Autor Desconhecido - SEGURIDADE SOCIAL E POLÍTICAS SOCIAIS –PUC Rio – acesso em 09/12/2016 em http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/8353/8353_4.PDF
image1.gif

Continue navegando