Buscar

618993

Prévia do material em texto

Fluxos populacionais e direitos humanos 
Geografia
Ensino Médio
1o bimestre – Aula 7
2a
SÉRIE
2024_EM_B1_V1
Fluxos populacionais e direitos humanos.
Proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente dos diversos fatores que contribuem para os fluxos populacionais, incluindo migração e tráfico humano.
Estimular a reflexão sobre soluções sustentáveis para os desafios associados aos fluxos populacionais, considerando abordagens baseadas em direitos humanos e cooperação internacional.
Conteúdo
Objetivos
2024_EM_B1_V1
(EM13CHS605)
Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.
Leia o texto publicado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), com o título Entenda os principais desafios das pessoas refugiadas no Brasil.
https://www.acnur.org/portugues/2021/11/18/entenda-os-principais-desafios-das-pessoas-refugiadas-no-brasil/ 
6 MINUTOS
2024_EM_B1_V1
Para começar
Em duplas discutam as questões a seguir, anotando os principais pontos em seu caderno:
Como você acredita que a sociedade pode contribuir para melhorar a situação dos refugiados em nível local e global?
Você conhece alguma organização ou iniciativa que trabalhe em prol dos refugiados? Se sim, poderia citar uma e explicar brevemente o propósito dela?
Você acredita que a questão dos refugiados é um tema importante nos dias de hoje? Puxe mais?
Vire e conversem
Continua...
2024_EM_B1_V1
Para começar
As migrações contemporâneas perpassam por muitas situações e uma delas é o tráfico de pessoas, que é umas das formas mais graves de violação dos direitos humanos, atingindo mundialmente milhares de vítimas.
A Organização das Nações Unidas (ONU), na Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Protocolo de Palermo – 2003), define tráfico de pessoas como:
 “(...) o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, (...)
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
(...) recorrendo à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou de situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tem autoridade sobre outra, para fins de exploração. A exploração deverá incluir, pelo menos, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, a escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a extração de órgãos”.
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
O Governo Federal possui diversos canais capacitados para recepcionar denúncias de tráfico de pessoas, sempre com garantia de sigilo para os denunciantes: *Disque Direitos Humanos – Disque 100 – O Disque Denúncia Nacional é um serviço de discagem direta e gratuita disponível para todo o Brasil.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Imagem: https://www.cnmp.mp.br/portal/institucional/conatetrap/trafico-de-pessoas
Retome o que você já estudou sobre diretos humanos e reflita sobre a seguinte questão, registrando a resposta em seu caderno:
De que maneira o tráfico humano viola os direitos humanos? E, considerando essa problemática, qual a importância da conscientização e ação coletiva para combater esse crime?
3 MINUTOS
2024_EM_B1_V1
Na prática
O tráfico humano viola os direitos humanos de maneiras profundas, atacando a dignidade e a liberdade das vítimas. Ao serem coagidas ou enganadas a entrar em situações de exploração, as vítimas têm seus direitos fundamentais desrespeitados. A exploração sexual, trabalho forçado, tráfico de órgãos e outras formas de exploração humana representam sérias violações dos direitos inalienáveis.
Correção
2024_EM_B1_V1
Na prática
Consentimento
O contrabando de migrantes, mesmo em condições perigosas e degradantes, envolve o conhecimento e o consentimento da pessoa contrabandeada sobre o ato criminoso. No tráfico de pessoas, o consentimento da vítima de tráfico é irrelevante para que a ação seja caracterizada como tráfico ou exploração de seres humanos, uma vez que ele é, geralmente, obtido sob malogro.
Qual é a diferença entre tráfico de pessoas e contrabando de migrantes?
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Exploração
O contrabando termina com a chegada do migrante em seu destino, enquanto o tráfico de pessoas envolve, após a chegada, a exploração da vítima pelos traficantes, para obtenção de algum benefício ou lucro, por meio da exploração. De um ponto de vista prático, as vítimas do tráfico humano tendem a ser afetadas mais severamente e necessitam de uma proteção maior.
Caráter transnacional
Contrabando de migrantes é sempre transnacional, enquanto o tráfico de pessoas pode ocorrer tanto internacionalmente quanto dentro do próprio país.
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Gênero e idade de vítimas resgatadas em operações da Polícia Federal
D
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Divididos em grupos e com a orientação de seu professor, elabore pequenos vídeos de até dois minutos como parte de uma campanha das migrações contemporâneas e os direitos humanos. Organize ainda o modelo de exibição desses vídeos.
Todas as mãos
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/cinema-filme-c%C3%A2mera-projetor-v%C3%ADdeo-4153289/
Elabore uma lista com tudo que você aprendeu. No final da aula o professor de surpresa escolherá três estudantes para compartilhar sua lista.
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
SÃO PAULO. Currículo Paulista: etapa ensino médio / organização, Secretaria da Educação, Coordenadoria Pedagógica; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020.​
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução: Leda Beck. Consultoria e revisão técnica: Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011.
Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/institucional/conatetrap/trafico-de-pessoas
Disponível em: https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/trafico-de-pessoas/index.html
Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/cinema-filme-c%C3%A2mera-projetor-v%C3%ADdeo-4153289/
2024_EM_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1

Continue navegando