Buscar

Avaliação do Recém-Nascido

Prévia do material em texto

ANAMNESE E EXAME FÍSICO DO RECÉM-NASCIDO 
ANAMNESE 
A história pregressa materna, pré-natal e intraparto são informações importantes para uma avaliação adequada do recém-nascido, de modo que a equipe possa dessa forma antecipar mais precisamente problemas perinatais potenciais e tomar condutas mais adequadas obtendo assim, resultados mais satisfatórios. 
	
	Identificação do RN 	
	
	• Nome da mãe, idade, procedência, grau de instrução, estado civil, residência, registro da mãe e do RN (quando estiver internado). 
	Antecedentes familiares 	
	
	• Familiares: doenças geneticamente transmissíveis, infecto-contagiosas e consangüinidade. 
• Mãe: condições de saúde da mãe (diabetes, doenças infecciosas, hipertensão arterial, nefropatias, cardiopatias, distúrbios metabólicos, glandulares, neurológicos e uso de drogas). 
		HISTÓRIA GESTACIONAL 
	Antecedentes obstétricos 		
	Número de gestações e abortos, números de nascidos vivos com peso menor de 2500g e natimortos, números de filhos mortos e tipo de parto. Anotar a época dos óbitos (na 1º semana e depois da 1º semana). 	
	Gestação atual 	
	
	• Data da última menstruação, duração da gestação em semanas, início, término e número de consultas no pré-natal, vacina antitetânica, grupo sangüíneo, fator Rh,
	Gestação atual 	
	sorologia para lues e HIV, fumo e número de cigarros por dia, ocorrências, durante a gestação (gravidez múltipla, hipertensão prévia, pré-eclâmpsia, eclâmpsia, cardiopatia, diabetes, infecção urinária. Outra infecção, parasitoses, ameaça de parto prematuro, hemorragias no 1º, 2º e no 3º trimestre, anemia crônica e outras).
		
Trabalho de parto 	
	
	• Ocorrências - alterações de freqüência cardíaca, aspecto do líquido amniótico, tempo de roturas de membranas, uso de medicação, tipo de parto (espontâneo; operatório e outros), apresentação (cefálica, pélvica, pelvi-podalíca, córmica e face). 
• Data e hora do nascimento, nível de atenção (primária, secundária e terciária), profissional que atendeu o parto e o RN. 
			
	SALA DE PARTO
	RN 	
	
	Sexo, APGAR do 1º e 5º minutos, reanimação (oxigênio inalatório, máscara, VPP, intubação, uso de medicação), exame físico sumário, profilaxia da oftalmia gonocócica.
	Cordão umbilical 	
	
	• Cordão umbilical: tempo de ligadura do cordão, nº de artérias e veia e presença de anomalias no cordão (nó, circular e hemangiomas). 
	Líquido amniótico 	
	
	• Aspecto (claro, meconial, sanguinolento) odor e quantidade.
	Observação geral 	
	Avaliar postura, atividade espontânea, reatividade, tônus muscular, tipo de respiratório, fácies, estado de hidratação e estado de consciência. 	
		PELE
	Coloração 		
	RN de raça branca são rosados e os de raça negra são vermelhados. Pletora pode em RN de mãe diabética, cardiopatia cianótica ligadura tardia de cordão e gemelaridade). 
	Palidez 	 	
	Anemia, pré-choque, hipóxia grave ou RN edemasiado. 
Alteração vasomotora (pele de alerquim): quando há palidez em um hemicorpo e vermelho no lado oposto.
	Icterícia 		
	Coloração amarelada da pele que pode ou não estar associada à patologia de hiperbilirrubinemia. 
	Cianose 		Generalizada: geralmente por problemas cardiorrespiratórios. 
Localizada: Cianose de extremidades (acrocianose) pode ser devida à hipotermia; 
Cianose peribucal associada à palidez pode ocorrer em infecção.
	Eritema tóxico 		
	São pequenas lesões eritemato-papulosas observadas nos primeiros dias de vida, que regridem em poucos dias e não tem valor clínico. 
	Milium sebáceo 		
 	
	Pequenos pontos branco-amarelados localizados no nariz, na face, na testa e no queixo. 
	Hemangioma capilar 		Comum, principalmente em fronte, pálpebra superior e nuca e desaparece em alguns meses.
	Edema 		
	Principalmente no prematuro e localiza-se em região palpebral, pré-tibial, dorso dos pés e sacral e desaparece em 24 a 48 horas. A anasarca aparece em RN com hidropisia fetal, insuficiência cardíaca congestiva, nefrose congênita, anemia intensa, hipoproteinemia, insuficiência renal e hipernatremia. 
		CABEÇA
	Forma 	
	Pode apresentar deformidades transitórias dependentes da apresentação e do próprio parto. 	
	Perímetro 	. 	
	Deve ser medido por fita métrica, geralmente é 2 a 3 cm maior que o perímetro torácico. Avaliar a presença de macrocefalia ou microcefalia. 	
	Fontanelas 	
	
	O tamanho é variável, a fontanela anterior tem forma de losango e mede 2 cm nos dois sentidos (variação de 1 a 5 cm), a posterior é triangular e puntiforme. 	
	Suturas 			Podem estar afastadas ou com cavalgamento. 
	Bossa serosanguínea 		É uma massa mole, mal limitada, edemaciada e equimótica localizada ao nível da apresentação que desaparece nos primeiros dias de vida. 
	Cefalohematoma 		
	É um derrame sanguíneo subperióstico que apareça como uma coleção de consistência cística, volume variável, limitando-se ao osso atingido. Pode-se calcificar e a regressão é espontânea, podendo demorar semanas ou meses para ser reabsorvido e ainda pode ser causa de hiperbilirrubinemia.
	Alterações ósseas 	
		
	Verificar
	Olhos 		
	Observar: sobrancelhas, cílios, movimentos palpebrais, edema, direção da comissura palpebral e afastamento de pálpebras.
Pesquisar tamanho da pupila (midríase e miose), igualdade (isocoria ou anisocoria) e reação à luz. 
Hemorragias conjuntivais são comuns. 
Presença de estrabismo não tem significado nesta idade e pode persistir por 3 a 6 meses. 
Nistagmo lateral é freqüente. 
Sinal do sol poente é encontrado em RN com hidrocefalia encefalopatia e em lesões do tronco encefálico. 
	Orelhas 		
	Pesquisar acuidade auditiva.
	Nariz 		
	Forma. Permeabilidades de coanas. 
Presença de secreção (coriza intensa – uso de reserpina pela mãe e mucosanguinolenta - sífilis congênita). 
	Boca 		
	
	Salivação: excesso de saliva leva a pensar em atresia de esôfago. 
Conformação do palato. 
Presença de fenda palatina. 
Fissura labial (lábio leporino). 
Desvio da comissura labial (paralisia facial). 
Hipoplasia (micrognatia). 
	PESCOÇO 		Detectar a presença de bócio, fistulas, cistos, hematoma do esternocleidomastoídeo.Palpar as clavículas (fraturas). Explorar a mobilidade e o tônus.
	TÓRAX 		Assimetria pode ocorrer por malformações de coração, pulmões, coluna ou arcabouço costal. 
	Pulmões 		Freqüência respiratória normal: varia de 40 a 60 movimentos por minuto. 
Verificar a presença de simetria torácica, retração, estertores, estridor, roncos, crepitação e diminuição do murmúrio vesicular. 	
	Cardiovascular 		Freqüência cardíaca normal: varia entre 100 a 160 batimentos por minuto. 
Batimentos cardíacos são melhor audíveis no bordo esquerdo do esterno. 
Presença de sopro nos primeiros dias é comum, porém, se persistirem por algumas semanas é provável manifestação de cardiopatia congênita. 
Palpação dos pulsos nos quatros membros é obrigatório: já que ausência dos pulsos femurais, deve-se pensar em coartação da aorta e pulso amplo sugere Permanência do Canal Arterial (PCA). Verificar a pressão arterial.
		ABDÔMEN 
	Inspeção 		Distensão abdominal indica presença de líquido, visceromegalia, obstrução ou perfuração intestinal. Abdômen escavado indica hérnia diafragmática.Diástase de reto abdominal. 
Agenesia de musculatura abdominal. 
Extrofia de bexiga. Hérnia inguinal e umbilical. 
Onfalocele. Cisto e hemorragia de cordão. 
Visualizar o orifício anal. Secreção, edema e hiperemia periumbilical indicam onfalite. 
	Palpação 		Detectar a presença de massas abdominais.
		GENITÁLIA 	
	Masculina 		
	
	Verificar anomalías.
	Feminina
	Verificar anomalías.
	EXTREMIDADES 		
	Dedos: polidactilia,malformações ... 
	COLUNA VERTEBRAL 	
	Examinar especialmente a área sacrolombar, percorrendo com os dedos a linha média em busca de espinha bífida, mielomeningacele e outros defeitos.
	EXAME NEUROLÓGICO 		Observar atitude, reatividade, choro, tônus, movimentos e reflexos. 	Pesquisar os reflexos de Moro, sucção, busca, preensão palmar e plantar, tônus do pescoço, extensão cruzada dos membrosinferiores, endireitamento do tronco e marcha automática.
EXAME FÍSICO DO RN 
Deve ser realizado após 2 – 6 horas do nascimento. 
Sinais vitais: 
1. Temperatura: geralmente é aferida a temperatura axilar e a faixa de normalidade está entre 36,5ºC e 37,5ºC e considera-se hipotermia quando a temperatura está abaixo de 36,5ºC, podendo ser: 
• Leve: 36ºC a 36,4ºC. 
• Moderada: 32ºC a 35,9ºC. 
• Grave: abaixo de 32ºC.
 
2. Freqüência respiratória: depende do período de reatividade do recém- nascido, mas varia de 40 a 60 respirações por minuto, uma freqüência anormalmente elevada indica taquipnéia e pode ser um sinal de problema perinatal já um lapso de 15 segundos ou mais, aos um ciclo respiratório completo (uma expiração e uma inspiração) indica apnéia. Um padrão irregular como respiração forçada, expansão torácica assimétrica, batimento de asas do nariz, retração torácicas visíveis, gemidos expiratórios e estridor podem indicar disfunção respiratória.
EXAME FÍSICO DO RN 
3. Freqüência cardíaca: colocando o estetoscópio sobre o impulso apical do quarto ou quinto espaço intercostal na linha hemiclavicular esquerda, sobre o ápice cardíaco, será avaliado o ritmo, freqüência (120 a 160 bpm) e sons anormais como sopro cardíaco. 
	IDADE	MÉDIA VALORES- SÍSTOLE/DIÁSTOLE
		
	0-3 MESES	75/50mmhg
	3 MESES-6 MESES	85/65 mmhg
	6 MESES-9 MESES	85/65 mmhg
	9 MESES-12 MESES	90/70 mmhg
	1 ANOS-3 ANOS	90/65 mmhg
	3 ANOS-5 ANOS	95/60 mmhg
	5 ANOS-7 ANOS 	95/60 mmhg
	7 ANOS- 9 ANOS	95/60 mmhg
	9 ANOS- 11 ANOS	100/60 mmhg
	11 ANOS- 13 ANOS	105/65 mmhg
	13 ANOS- 14 ANOS	110/70 mmhg
MÉDIA DOS VALORES DA PRESSÃO ARTERIAL:
4. Pressão arterial: instalar o manguito diretamente sobre a artéria braquial ou poplítea para garantir uma leitura acurada se for aferido pelo biomonitor. A largura do manguito deve ser metade da circunferência no braço do recém-nascido, um manguito muito grande ou muito pequeno pode causar uma leitura enganosa.
EXAME FÍSICO DO RN
5. Peso
6. Estatura
7. Perímetro cefálico 
8. Perímetro torácico
9. Perímetro abdominal 
10. Altura ombro-umbigo 
CLASSIFICAÇÕES DO RN
QUANTO À IG( CRESCIMENTO IU):
		 Pré termo: < 37s ou 259d
		 A termo: 37s a 41s 6/7d ou 
				 260 a 294d
		Pós termo: >42s( >295d)
CLASSIFICAÇÕES DO PREMATURO
QUANTO À IG( CRESCIMENTO IU):
 Pré termo limítrofe: 36s e 37s
 Pré termo moderado: 31s e 35s
 Pré termo extremo: 24s a 30s
Peso normal ao nascer: >2500grs
 QUANTO AO PESO DO NASCIMENTO:
Baixo Peso: < 2500grs
Muito Baixo peso: < 1500grs
Extremo baixo peso: < 1000grs
Avaliação da Idade Gestacional
	Classificação relacionando Peso e Idade Gestacional
PIG: abaixo do percentil 10;
AIG: entre os percentis 10 e 90;
GIG: acima do percentil 90.
Exemplo 01:
RN, 31 semanas e 4 dias, peso 1610g, 45 cm.
Conclusão: RN AIG
Assistência ao recém-nascido de risco, P.R. Margotto, 2002.
MÉDIA DOS VALORES DA PRESSÃO ARTERIAL:
22
Obrigada!!!
image2.wmf
image3.jpeg

Continue navegando