Buscar

636292

Prévia do material em texto

Retomando as competências socioemocionais: Abertura ao novo!
Projeto de Vida
1o bimestre – Aula 8
Ensino Médio
2a
SÉRIE
2024_EM_B1_V1
Desenvolvimento da macrocompetência “Abertura ao novo” na vida de forma assertiva.
Competências socioemocionais em foco:
Curiosidade para aprender;
Imaginação criativa;
Interesse artístico.
Retomar a macrocompetência “Abertura ao novo” e refletir sobre sua aplicação no cotidiano.
Conteúdo
Objetivo
2024_EM_B1_V1
Você consegue perceber como na macrocompetência “Abertura ao novo”, assim como nas demais, existe uma íntima relação entre as microcompetências socioemocionais que fazem parte dela? 
Ok, responder um mero “sim” à pergunta anterior é fácil, mas quais conexões podemos fazer entre a curiosidade para aprender, a imaginação criativa e o interesse artístico? 
Abertura ao novo: a chave da criatividade
Descrição da imagem: lâmpada, cujo bulbo é formado por um cérebro
2024_EM_B1_V1
Para começar
A imaginação criativa pode abrir as portas para que tenhamos curiosidade em aprender coisas novas e explorar diferentes possibilidades artísticas. E, finalmente, o interesse artístico é capaz de ampliar nossas possibilidades imaginativas e fomentar fagulhas de nossa curiosidade.
Sugestão de resposta
As perguntas anteriores sugerem respostas mais livres, mas podemos pensar em como a curiosidade para aprender e o interesse artístico são capazes de impulsionar a imaginação criativa, afinal “a criatividade se baseia na memória”, pois “o cérebro trabalha a partir de antecedentes”. 
2024_EM_B1_V1
Para começar
Fonte: BRANDT, Anthony e EAGLEMAN, David. Como o cérebro cria: o poder da criatividade humana para transformar o mundo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020. Ebook. 
Estar aberto ao novo é uma escolha?
Descrição da imagem: pintura Les demoiselles d'Avignon, de Picasso
Ouça um dos áudios abaixo sobre a importância da abertura ao novo ao longo da história. O trecho foi baseado na introdução do livro Como o cérebro cria, de David Eagleman e Anthony Brandt. 
Áudio com música de fundo.
Áudio sem música de fundo.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Fonte das informações: BRANDT, Anthony e EAGLEMAN, David. Como o cérebro cria: o poder da criatividade humana para transformar o mundo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020. Ebook.
Imagem: https://www.wikiart.org/pt/pablo-picasso/les-demoiselles-davignon-1907
Texto do áudio:
Em seu estúdio, Pablo Picasso inicia a pintura da obra As Senhoritas de Avignon a partir de várias experimentações, mas as reações negativas o levam a abandonar a obra. Ele considera o retrato como um "exorcismo" de sua antiga abordagem artística. Após anos de reclusão, a pintura, é revelada, recebendo críticas mistas. No entanto, ao longo do tempo, ela se torna um símbolo do movimento moderno, pois “possibilitou que as pessoas percebessem as coisas com novos olhos, nova mentalidade e consciência”.
Enxergar a realidade sob novos olhares será algo necessário agora: imagine que você possui um saco plástico, um pé de meia, pedaços de papelão e uma mangueira, ah, e é claro, fita adesiva. Sua missão é utilizar esses materiais para criar um purificador de ar, pois você se encontra à bordo de uma nave espacial flutuando no vasto vazio do espaço: Hã?! Sim, como você abordaria essa situação? Quais soluções poderiam surgir para combater a ameaça iminente à vida na nave? Essa história é real e ocorreu em 1970 com a tripulação da Apollo 13. 
A resposta necessária para que o problema fosse solucionado não surgiu num estalo. Os engenheiros da NASA se basearam em seus conhecimentos prévios, garimpando e refinando as ideias para atingir uma solução. O diretor de voo afirmou depois: “Eu agora agradecia pelo tempo que tínhamos dedicado, antes da missão, [...] a criar opções e soluções alternativas para todas as falhas possíveis da espaçonave”.
O desenvolvimento da imaginação criativa não ocorre no vácuo, na verdade, ele ocorre a partir de nossa experiência relacionada ao que nos circunda. Henry Ford criou o que hoje chamamos de fordismo observando a ideia de partes intercambiáveis de fuzis, o funcionamento das fábricas de cigarros e a esteira transportadora da indústria de carne. Ele mesmo diz: “Montei num carro as descobertas de outros homens”.
Diante de um cenário que nos desenha a possibilidade de um futuro com base em transformações inimagináveis, estar aberto ao novo torna-se uma habilidade essencial quando pensamos em diferentes áreas de nossa vida, incluindo o mercado de trabalho. Questões como a alta rotatividade e a necessidade de desempenhar múltiplas tarefas, para além daqueles conhecimentos adquiridos nas universidades e cursos técnicos, já estão presentes em nossa realidade atual, sem falar da necessidade constante de atualização por conta do prazo de validade cada vez mais curto de certos conhecimentos.
Talvez o emprego em que você trabalhará no futuro ainda não exista.
Continua...
2024_EM_B1_V1
Na prática
Assistam ao vídeo sugerido ao lado. Em seguida, pesquisem e discutam sobre como acreditam que as profissões de seus responsáveis podem ser impactadas pelo avanço das tecnologias. 
Como vocês se adaptariam ao novo mercado de trabalho impulsionado pela difusão das ferramentas de inteligência artificial, automação e desemprego tecnológico?
20 MINUTOS
https://youtu.be/pxJ-IFNIwQ4?si=K3FhKkM-v5AktvS-
Virem e conversem
2024_EM_B1_V1
Na prática
Você é designer e foi incumbido de criar um novo produto a partir de uma sobra no estoque da empresa (sim, totalmente fora da realidade!). Você deve utilizar os objetos abaixo e criar novos equipamentos. Um exemplo seria misturar um sofá e uma cama para ter um sofá-cama, mas digamos que a tarefa de vocês exigirá um pouco mais abertura ao novo. 
Use a sua imaginação!
10 MINUTOS
Virem e conversem
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Correção
Agora é o momento de compartilharmos nossas invenções com os demais colegas. 
Quais ideias surgiram por meio da combinação dos objetos? 
Alguém utilizaria os novos objetos inventados?
E se a criação não fosse baseada em objetos preexistentes? Será que é possível criar algo "do nada"?
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Observamos como a abertura ao novo foi e ainda é necessária em diferentes situações na história da humanidade;
Refletimos sobre como essa macrocompetência é e será cada vez mais fundamental no mercado de trabalho;
Exercitamos de forma lúdica, criando novos objetos a partir de objetos preeexistentes.
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
BRANDT, Anthony e EAGLEMAN, David. Como o Cérebro Cria: O Poder da Criatividade Humana para Mudar o Mundo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020. 
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fundação Lemann, 2011.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo em Ação – Projeto de Vida. Volume 1 – 6o ano. São Paulo, 2022. 
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Ensino Fundamental. São Paulo, 2019. 
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo em Ação – Projeto de Vida. Ensino Fundamental. Volume 1 – Caderno do Professor. São Paulo, 2022. 
2024_AF_B1_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – https://pixabay.com/pt/vectors/id%C3%A9ia-c%C3%A9rebro-pensando-5393862/
Slide 5 – https://www.wikiart.org/pt/pablo-picasso/les-demoiselles-davignon-1907
Slide 7 – https://youtu.be/pxJ-IFNIwQ4?si=K3FhKkM-v5AktvS-
Slide 8 – https://pixabay.com/pt/vectors/livros-literatura-pilha-estude-2022464/; https://pixabay.com/pt/vectors/adesivo-fita-consertar-diy-4326812/; https://pixabay.com/pt/vectors/chave-de-fenda-chave-phillips-33634/; https://pixabay.com/pt/vectors/corda-tau-ferramenta-1295003/; https://pixabay.com/pt/vectors/ferro-azul-utens%C3%ADlio-dom%C3%A9stico-30184/; https://pixabay.com/pt/vectors/sapatos-cal%C3%A7ados-t%C3%AAnis-moda-153310/; https://pixabay.com/pt/vectors/escada-madeira-passo-degraus-24471/
2024_AF_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1

Continue navegando