Buscar

Ionilde - educação em saúde

Prévia do material em texto

INDICADORES DE SAÚDE 
Ionilde Aires Pereira
04070823
Enfermagem
Os indicadores de saúde emergiram a partir da necessidade do mundo em analisar os fatores que vem a interferir na qualidade de vida populacional. Sabe-se que atualmente o conceito de saúde não está pautado apenas na ausência da doença em si, e sim em fatores biopsicossociais, onde o biológico arremete ao adoecimento físico, o psicológico à patologias relacionadas a mente e o social à fatores externos, como habitat onde se vive. Sendo assim, os indicadores fragmentaram diversos preceitos a fim de identificar onde a problemática é maior, isso em termos globais e também cada país veio a desenvolver as praticas para saber como anda a saúde de seu povo. 
Falando isoladamente sobre o IDH (índice de desenvolvimento humano), os principais pontos abordados pelo mesmo estão voltados a uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida, o acesso ao conhecimento (educação) é medido por média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; e a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança, e ainda o padrão de vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de referência. Já o método WHOQQL foi desenvolvido utilizando um enfoque transcultural original. Primeiro, por envolver a criação de um único instrumento de forma colaborativa simultaneamente em diferentes centros. Desta forma, vários centros com culturas diversas participaram da operacionalização dos domínios de avaliação de qualidade de vida, da redação e seleção de questões, da derivação da escala de respostas e do teste de campo nos países envolvidos nesta etapa.
Fazendo a correlação entre os indicadores supracitados, o primeiro (IDH), está mais voltado à questões econômicas, fatores como renda, que interferem na manutenção da qualidade de vida por meio de empregabilidade, escolaridade, para se ter condições de manter-se estável. Já o WHOQQL é mais abrangente, considerando fatores como cultura, preceitos religiosos, e como isso pode interferir no cuidado, manutenção da saúde e tratamento do indivíduo. 
Referências:
FRANCO Joel L. F. Indicadores demográficos e de saúde: a importância dos sistemas de informação - Módulo Político Gestor. Especialização Saúde da Família, 2010.

Continue navegando