Buscar

Mastite em Vacas: Causas e Sintomas

Prévia do material em texto

O que é mastite ou mamite? 
É a inflamação da glândula mamária, sendo detectada de forma mais visível na(s) teta(s) do animal através de edema, aumento de temperatura, endurecimento da região infectada, dor, grumos e pus. A vaca apresenta febre, desidratação, perda de apetite e queda na produção de leite. 
Essa enfermidade é geralmente provocada por bactérias (coliformes, estreptococos e enterococos) e fungos que contaminam o animal por estar presentes em locais insalubres (DUQUE, 2006). 
Tem como consequência imediata causar danos irreversíveis na qualidade do leite, em virtude da modificação na composição e aumento no número de células somáticas (CCS), que você verá a seguir. 
Outra forma dessa doença é a mastite subclínica, caracterizada por não apresentar sintoma visível. Só é detectada através de exames laboratoriais, que comprovam a alteração da composição do leite, pelo aumento no número de células somáticas (células de defesa do organismo animal, ex. leucócitos) e também pela queda de produção na fazenda.
Células somáticas - São células de defesa do organismo (leucócitos) que migram do sangue para o interior da glândula mamária com o objetivo de combater agentes agressores, mas podem ser também células secretoras descamadas. Quando o animal apresenta um quadro de mastite, ocorre um aumento no número das células de defesa, passando a predominar neutrófilos, seguidos por macrófagos e linfócitos. 
Assim, a contagem de células somáticas - CCS do leite de uma vaca permite a quantificação do grau de infecção da glândula mamária pela mastite, por exemplo.
image1.png

Continue navegando