Buscar

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
	
Discente: Victória Aparecida da Silva
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E O SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR
As instituições de saúde, enquanto organizações complexas, dispõem de uma constituição que vive, cresce e se desenvolve e que para funcionar, precisam se organizar e se estruturar para o alcance de seus objetivos. Geralmente tudo é organizado de uma maneira lógica e racional. Os recursos, as filosofias, os talentos administrativos, são alocados, arranjados e agrupados, havendo a necessária divisão do trabalho, para que as atividades sejam desenvolvidas da melhor maneira possível e os objetivos da instituição assim possam ser alcançados.
A gestão da assistência de enfermagem aplica o processo de organização para a realização da sua missão de assegurar cuidado seguro e de qualidade nas situações de saúde e doença. Na enfermagem adota escolhas de concepção gerencial, de dimensionamento de pessoal, uso de materiais e tecnologias, tipo/métodos de divisão do trabalho, estrutura hierárquica e relações de poder, dessa maneira, a dimensão de gestão na enfermagem engloba a organização e gerência de processos assistenciais e administrativos que se constituem no trabalho nuclear do enfermeiro.
Para se estruturar formalmente uma organização, faz-se necessário que os administradores adotem implícita ou explicitamente um quadro conceitual que os ajudará no momento de optarem por determinado tipo de estrutura organizacional, a fim de alcançarem os objetivos propostos. Essas abordagens teóricas são evidenciadas nas relações de trabalho e no modo de funcionamento das organizações. Assim, observamos que ao longo dos tempos surgiram vários tipos de estruturas organizacionais que foram espelhadas nas Teorias Administrativas para atender aos ideais políticos, econômicos e filosóficos de cada empresa especificamente
De forma sintética as novas propostas gerenciais para o setor saúdem focalizam o desmonte dos rígidos organogramas, criando estruturas enxutas e ágeis; a criação de unidades autônomas; a descentralização do processo decisório e a intensificação da comunicação lateral. Além disso, valorizam o fortalecimento do trabalho em equipe, a fim de garantirem objetivos comuns, estabelecendo assim, maior vínculo com a clientela atendida.
REFERENCIAS
SPAGNOL, Carla Aparecida; FERNANDES, Marcia Simoni. Estrutura organizacional e o serviço de enfermagem hospitalar: aspectos teóricos. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 25, n. 2, p. 157, 2004.
LIMA, Maria Lúcia Alves. Estrutura Organizacional-o Serviço de Enfermagem na estrutura orgânica do hospital. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 5, n. 2, p. 261, 1984.
image1.png
image2.png