Buscar

g escala de enf OK

Prévia do material em texto

SINTESE INDIVIDUAL
DISCENTE: Victória Aparecida da Silva
ESCALA DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
A elaboração da escala mensal e diária de Enfermagem é competência da enfermeira que, como gerente, articula e integra o processo de dimensionamento e distribuição de pessoal de enfermagem. A compreensão dos fatores intervenientes na elaboração das escalas de trabalho faz-se necessária, dos quais destacamos: o número dos funcionários, cargas horárias, licenças médicas, turnos, limitações e produtividade dos funcionários envolvidos, relação entre os funcionários escalados, grau de dependência dos pacientes e complexidade da clínica, a fim de garantir uma elaboração de uma escala que promova assistência de qualidade. O dimensionamento do pessoal de enfermagem é de competência da enfermeira, dada sua atuação direta na assistência e sua capacidade de percepção de avaliar e identificar os recursos à demanda exigida. (SOUZA, 2010)
A atividade caracteriza-se por ser uma etapa inicial do processo de provimento de pessoal, que tem por finalidade a previsão da quantidade de funcionário por categoria, requerida para suprir as necessidades de assistência de enfermagem, direta ou indiretamente prestada à clientela. É um processo dinâmico, complexo e que se encontra sob a influência da enfermeira, que deve articular as necessidades de sua clientela às necessidades do quantitativo e qualitativo de pessoal. (FREITAS, 2006)
Segundo o COREN a Escala de Enfermagem deve ser elaborada a partir da jornada de trabalho e das designações do empregador, portanto, das diretrizes do número de profissionais lotados para o exercício da atividade. Uma escala mensal de serviço bem estruturada deve contemplar pelo menos o nome completo de cada funcionário e o cargo que ele ocupa, bem como atender à distribuição de descanso semanal remunerado, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para cada um dos turnos: M (Manhã), T (Tarde), N (Noite). Toda escala mensal de serviço, deve cumprir com seu objetivo quanto à consulta e orientação para a equipe de trabalho, devendo ser disponibilizada em local visível e de fácil acesso a todos os interessados. 
JULIANI, Carmen Maria Casquel Monti; KURCGANT, Paulina. Tecnologia educacional: avaliação de um web site sobre Escala de Pessoal de Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, p. 512-519, 2009.
JULIANI, Carmen Maria Casquel Monti. Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem. 2003. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SOTTOMAIOR, Valéria de Sá; FERREIRA, Luiz Adriano Araujo; FUNCK, Lia Brandt. Desenvolvimento e implementação do sistema informatizado para a escala mensal do pessoal de enfermagem do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Revista HCPA. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (ago. 1998), p. 197-203, 1998.

Continue navegando