Buscar

Reforma Sanitária e Carta de Ottawa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO SOBRE A REFORMS SANITÁRIA BRASILEIRA E CARTA DE OTTAWA
DISCIPLINA: ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA
PROFESSORA: LEIDILENE PINHEIRO
ALUNA: KAROLYNE BARBOSA DE SOUZA
A saúde nem sempre foi um direito social, ao contrário, esteve durante anos ligada á condição econômica da população.
O Movimento Sanitário surgiu nos departamentos de medicina preventiva das escolas de medicina, como uma prática política-ideológica, caracterizou-se pelos seguintes: levantamento de um novo debate sobre o conceito de saúde/doença, em vez de tratar apenas a relação médico-paciente.
No ano de 1923 foi promulgada a Lei Eloy Chaves que criou as caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP). A lei teve o intuito de assegurar uma assistência mínima aos trabalhadores e 1932 foi caracterizado o período pelas lutas e reinvindicações dos trabalhadores.
E em 1977 foi criado o Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SINPAS), e, dentro dele, o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), que passou a ser o grande órgão governamental prestador da assistência médica.
Em 1986 a realização da VIII Conferência Nacional de Saúde, deu-se o fim da ditadura militar, em 1964 consagrou uma concepção ampliada de saúde, considerando a saúde como direito universal e como dever do estado.
A Promoção as Saúde, segundo a Carta de Ottawa, comtempla 5 campos de ação: implementação de políticas públicas saudáveis; criação de ambientes saudáveis; capacitação da comunidade, desenvolvimento de habilidades individuais e coletiva; reorientação de serviços de saúde.
A Saúde Pública é aquela voltada para as ações de manutenção da saúde da população, garantindo um tratamento adequado e a prevenção de doenças.
No Brasil, a saúde pública é regulamentada pela ação do Estado, através do Ministério da Saúde e demais secretárias estaduais e municipais.
O objetivo básico da Saúde Pública é garantir que toda a população tenha acesso ao atendimento médico de qualidade.

Continue navegando