Buscar

Portifólio 1

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA GERAL
01- Seguindo material didático, faça uma síntese sobre a função, composição estrutural, as divisões de faces da membrana plasmática.
Orientações: Mínimo de 10 linhas.
Sobre a sua composição, as membranas plasmáticas, são compostas por uma bicamada fosfolipídica, colesterol, carboidratos e proteínas/ glicoproteínas.
Na região externa da molécula, constituí uma porção de polaridade positiva (hidrofílica), que absorve a água e na região interna é apolar (hidrofóbica) que repele a água.
Em sua parte, solida a membrana é constituída em mais da metade por proteínas, imersas ou associadas diretamente a bicamada lipídica.
Para além das camadas de lipídios e as demais proteínas, a membrana, conta ainda com as moléculas de carboidratos, ligando - se aos lipídios e proteínas originando as glicoproteínas, e glicolipídios.
Quanto as funções da membrana plasmática; para além de revestimento a estrutura do organismo celular, as membranas também possuem funções como: - permeabilidade seletiva, controlando a que entra e sai das células, preservando assim seu conteúdo interno.
- Proteção e delimitação, meio intracelular e extracelular.
- Flexibilidade, permitindo a mudança de forma e tamanho das células ou suas organelas.
02- Descreva a função e a diferença dos transportadores de membranas e sua importância nos processos bioquímicos intracelulares.
Orientações: Mínimo de 10 linhas.
De um modo geral, a principal função dos diferentes transportadores de membrana, é o de regular o movimento de substâncias entre os lados da membrana, evitando o acúmulo de certas substâncias dentro ou fora das células.
A membrana plasmática, mantém um processo contínuo de transporte de substâncias até o momento em que a célula atinge a proporcionalidade entre o seu meio intracelular e extracelular. 
Estes transportes podem ser por:
Difusão (ou transporte passivo) – Acontece de forma lenta, em movimentos aleatórios das substâncias pelos espaços intercelulares. Sem gasto de energia.
Difusão por canais proteicos:
Canais de sódio (rápido), canais de potássio (lento), podendo ser abertos e fechado com “comportas”.
Difusão facilitada (difusão mediada por carregador)
Acontece na maioria dos casos, e conta com auxílio de uma proteína carregadora interagindo com a molécula de íons a ser transportada, permitindo a migração de substâncias através do gradiente da concentração incluindo aqueles que seriam naturalmente impermeáveis a membrana.
 Para além que se diferencia da difusão simples pela velocidade ou intensidade, conforme aumenta a concentração ocorrendo com a limitação na velocidade de passagem.
Osmose – (difusão efetiva de água) – Constitui na passagem de água através da membrana plasmática, mantendo a concentração exercendo a pressão osmótica que puxe água de solução concentrada. Sua função é equilibrar a pressão osmótica em ambos os meios (hipotônico e hipertônico).
Transporte ativo primário – é um transporte que acontece com gasto de energia, essa energia é derivada da degradação de Apt. ou de algum outro composto de fosfato com alta energia.
A bomba de sódio potássio é de suma importância, pois essa é responsável pela manutenção das concentrações de sódio e potássio através da membrana. Entretanto no,
transporte ativo secundário – a energia é derivada do que foi armazenado sobre diferenças formas de concentrações iônicas, criadas para transporte ativo primário, sendo que ambos os processos, ocorrem para manter o equilíbrio e manutenção da energia e respiração celular.
03- Sobre a função das mitocôndrias, descreva como ocorre a formação das moléculas de ATP, explicando sobre o ciclo de Krebs e quais são as funções dessas estruturas.
ATP, trata-se de um nucleotídeo, formado pela base nitrogenada adenina, a pentose ribose e três radicais de fosfato.
A molécula de ATP é formada no ciclo de Krebs, sendo a principal função a formação de energia.
Após uma reação que pode começar no ciclo da glicose(glicólise), onde depois de sofrer ação de enzimas do citoplasma está será convertida em ácido piruvato, e pequenas quantidades de ADP é convertida em ATP pela energia liberada por essa conversão.
Entretanto as moléculas de ácido piruvato, são convertidos no composto acetil-CoA, que irá entrar em um ciclo de reações químicas (ciclo de Krebs).
Uma vez iniciado o ciclo a acetil-CoA reage com o Oxaloacetato (acido formado por quatro carbonos). E o que vai acontecer a seguir, são reações que causam a degradação do citrato gradualmente.
Oxaloacetato Citrato Isocitrato cetoglutarato Succinil-CoA Succinato Fumarato Malato Oxaloacetato.
Cada etapa do ciclo de Krebs é catalisada por uma enzima específica, e à medida que ocorre a oxidação do citrato, energia é liberada e utilizada na produção de moléculas carregadoras de energia, (FAD – NAD).
Considerando que cada molécula de glicose produz dois acetil-CoA, no final do ciclo de Krebs, haverá sido produzidos 2 moléculas de ATPs.
04- Seguindo material didático, faça uma síntese sobre a constituição dos aminoácidos e como ocorre a síntese proteica. Além disso, descreva sobre a importância dos aminoácidos essenciais e não essenciais, onde são sintetizados ou encontrados e faça uma tabela descrevendo cada um deles (os essenciais e os não essenciais).
Os aminoácidos são compostos orgânicos que servem como unidade fundamental na formação de proteínas.
Apresentam uma estrutura representada por um carbono central, um grupo amina (NH3+), um grupo Carboxila (COO-) e a um radical “R”, que muda de aminoácido para aminoácido.
Os aminoácidos são as menores estruturas que compõem uma proteína.
A síntese proteica, é um processo biológico no qual as células produzem proteínas, determinado pelo DNA, onde as informações que estão ali presentes são transmitidas em proteínas. O RNA polimerase liga se a uma extremidade da molécula de DNA, e então será sintetizada uma molécula de RNA mensageiro, que após uma fazer uma modelagem da estrutura essa ira se separar da fita de DNA.
Em uma etapa posterior desse processo, o RNA transportador, leva os aminoácidos até os ribossomos, o RNAm é decodificado pelo ribossomo, enquanto o RNAt que está armazenado no Sitio A passa para um Sito P, deixando o Sitio A livre para outro RNA.
Os aminoácidos essenciais – são aqueles que não produzimos, sendo necessária a ingestão de determinados alimentos.
Os aminoácidos não essenciais – são os que nós humanos conseguimos sintetizar em nosso organismo.
	Aminoácidos essenciais
	Aminoácidos não essenciais
	Fenilalanina (Phe)- participa na produção dos retransmissores.
	Alanina (Ala) – tecido muscular, SNC, sistema imunológico, metabolismo carboidratos.
	Aginina (Arg) - atua na resposta imunológica, liberação de hormônios do crescimento, etc.
	Asparagina (Asn) – manutenção células do sistema nervoso, ossos, pele unha e cabelo.
	Histidina (His) – presente na hemoglobina, e base para formação da Histamina.
	Aspartato (Asp) – ciclo da ureia e eliminação de amônia
	Isoleucina (lle) – constitui estruturas musculares.
	Cisteina (Cys) – ação antioxidante e síntese de queratina
	Leucina (Leu) – moléculas energéticas e retransmissores excitatórios.
	Glutamato (Glu) – produção da capacidade mental, neurotransmissor excitatório.
	Lisina (Lys) - faz parte do grupo de proteínas transportadoras.
	Glutamina (Gln) - anticatabólico
	Metionina (Met) – principal fonte de enxofre para o organismo.
	Glicina (Gly) – transporte de oxigênio, constituição da hemoglobina
	Treonina (Thr) – faz parte das fibras do tecido conjuntivo.
	Prolina (Pro) – faz parte da constituição do colágeno e massa muscular.
	Triptofano (Trp) – Síntese de serotonina e melatonina.
	Serina (Ser) – faz parte da bainha de melanina, estoque de glicogênio e mol. de anticorpos
	Valina (Val) – faz parte das fibras musculares
	Tirosina (Tyr) – base na produção de neurotransmissores como adrenalina e dopamina.
05- As proteínas representam a classe de polímeros de grande importância biológica, onde faz partede classe milhares de proteínas com diferentes funções específicas celulares. Descreva quais as funções das proteínas.
As funções das proteínas permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar funções celulares, entre outras.
Todas as proteínas desempenham sua função da mesma maneira; por união seletiva a moléculas. Alguns exemplos dessas funções são:
Função Estrutural 
*Certas glicoproteínas fazem parte das membranas celulares e atuam como receptores ou facilitadores de transporte de substâncias.
*As histonas, fazem parte dos cromossomos, auxiliando espacialmente o enrolamento do DNA.
*Elasticidade e resistência a órgãos e tecidos (colágeno, elastina e queratina)
Função Reguladora do Metabolismo ou Função Hormonal
*Insulina e o glucagon – regulam os níveis de glicose no sangue
*Hormônios secretados pela hipófise, como hormônio do crescimento.
Função de Regulação da Expressão Gênica
*Algumas proteínas regulam a expressão de certos genes, como os fatores de transcrição e de tradução, e outras regulam a divisão celular, como a ciclina.
Função de Defesa
*As imunoglobulinas – atuam como anticorpos frente a possíveis antígenos.
*A trombina e o fibrinogênio contribuem para a formação de coágulos sanguíneos para evitar hemorragias.
Função de Transporte
*A hemoglobina – transporta oxigênio no sangue
*A mioglobina - transporta oxigênio nos músculos
*As lipoproteínas – transportam lipídios no sangue
*Os citocromos transportam elétrons.
Função Contrátil
*A actina e miosina constituem as miofibrilas, responsáveis pela contração muscular
Função de Reserva
*A lactoalbumina do leite é fonte de aminoácidos.
Função Enzimática
*Atuam como catalisadores biológicos das reações químicas do metabolismo celular.
06- Sobre a estrutura proteica, diferencie: primária, secundária, terciária e quaternária.
Estrutura Proteica Primaria
É a cadeia principal da estrutura primária da proteína, formada uma sequência linear de aminoácidos ligados através de ligações peptídicas.
Possuem essa forma quando estão sendo sintetizadas nos ribossomos.
Estrutura Proteica Segundaria
Geralmente é resultado de ligações de hidrogênio do grupo – NH e o oxigênio do grupo C O, formando estruturas que podem ser em forma de alfa hélice – a estrutura da proteína se enrola em torno de um eixo longitudinal. 
É estabilizada por ligações de hidrogênio, onde cada hidrogênio ligado a um nitrogênio da amida interage com um oxigênio carbonílico de um aminoácido.
Ou folha beta – contém esqueletos polipeptídicos estendidos, permitindo interação lateral entre cadeias. 
As ligações de hidrogênio se estabelecem entre cadeias polipeptídicas vizinhas, podendo acontecer na mesma direção oposta (paralela ou antiparalelas.
Estrutura Terciaria
Ocorre geralmente como resultado de ligações de enxofre, conhecidas como pontes dissulfetos.
A estrutura é um enovelamento das hélices e das folhas pregueadas de uma estrutura secundaria, e, é mantida nessa posição por interações hidrófugas e hidrófilas.
Estrutura Quaternária
Essa estrutura é formada pela união de várias estruturas terciárias, enoveladas num complexo multiproteico.
Um modelo de estrutura quaternária da hemoglobina humana, a proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio pelo organismo, formada por quatro estruturas terciárias, e entre elas existe grupos proteicos (heme) formados pelo ferro.
image1.png

Continue navegando