Buscar

AV2 Políticas e a Educação de Surdos no Brasil

Prévia do material em texto

AV2 | Políticas e a Educação de Surdos no Brasil
O ouvido humano é um órgão avançado e muito sensível, responsável por nosso sentido auditivo. Sua função é transmitir e traduzir sons para o cérebro e a maior parte deste órgão está no interior da cabeça. Sobre a morfologia e a fisiologia do ouvido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O ouvido externo é dividido em pavilhão auditivo ou orelha e canal auditivo interno. ( ) O ouvido externo atua como receptor das ondas sonoras. 
( ) O ouvido médio é constituído por várias cavidades ligadas entre si. 
( ) O ouvido médio encontra-se limitado internamente pelo tímpano. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
V - F - V - F.
D
F - F - V - V.
A perda auditiva é medida em decibéis (dB) e em Hertz. De acordo com o grau, a perda pode ser classificada em leve, moderada, severa e profunda. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Grau Leve. 
II- Grau Moderado.
( ) Pequenas dificuldades articulatórias são apresentadas. 
( ) Apenas palavras produzidas com elevação de voz são identificadas.
( ) A articulação pode ser bastante imprecisa. 
( ) Sons produzidos com voz sussurrada não são totalmente identificados. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - I - II - II.
B
I - II - II - I.
C
II - I - II - I.
D
II - II - I - I.
A palavra "cultura" possui vários significados. Relacionando esta palavra ao contexto de pessoas surdas, percebem-se variações, desde concepções tradicionais até as mais recentes, sobre o assunto. Isto porque, se pode afirmar que estes sujeitos possuem uma própria cultura, uma vez que têm uma forma peculiar de apreender o mundo que os identificam como tal. Assim, neste contexto, podemos dizer que "cultura", representa:
A
Verdade.
B
Identidade.
C
Capacidade.
D
Deficiência.
A terminologia aceita atualmente ao referir-se às pessoas que não ouvem é: Pessoa Surda - PS, caso sua surdez seja profunda, ou deficiente auditiva - DA, caso a pessoa ainda ouça, mesmo que de forma parcial. No entanto, há uma série de equívocos sobre estes termos e outros relacionados à questão. Para evitar esta discrepância e alcançar o justo-meio, faz-se necessário estabelecer alguns conceitos importantes com relação a esse seguimento social: pessoa com deficiência ou pessoa com necessidades especiais. Sob este aspecto, avalie as asserções a seguir: 
I - Embora conste no texto constitucional, o uso do termo "portador" é incorreto. Naquela época, o legislador visava tão somente não utilizar de palavras com conotações negativas, como surdo-mudo, retardo e outros. Entretanto, atualmente, este termo também não condiz com a realidade e, portanto, deve ser evitado. 
PORQUE 
II- Portador de necessidades especiais dá o sentido que a pessoa está portando sua deficiência, assim como porta com ela, por exemplo, objetos pessoais, os quais a pessoa pode deixar de carregar quando bem desejar. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As duas asserções são proposições falsas e não têm relação entre si.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é um complemento correto da primeira.
C
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
O Implante Coclear, encontrado comumente com a sigla IC e conhecido na área médica também por ouvido biônico, é uma descoberta recente. Portanto, ainda há polêmica sobre ele. Basicamente, o IC é um dispositivo eletrônico desenhado para ser inserido dentro da cóclea, sendo capaz de levar estímulos elétricos codificados diretamente ao nervo auditivo. Sobre o IC, analise as afirmativas a seguir: 
I- É um aparelho eletrônico computadorizado de alta complexidade, considerado uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. 
II- O IC é indicado para substituir a função da córnea, atuando não como um receptor, mas como um decodificador do som em estímulos elétricos que serão captados pelo nervo sensitivo e compreendidos pelo cérebro. 
III- Para as crianças nascidas surdas e implantadas até os três anos, o IC pode oferecer a oportunidade do aprendizado da comunicação oral adequada e um desenvolvimento semelhante ao das crianças ouvintes. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa II está correta.
B
As afirmativas II e III estão corretas.
C
As afirmativas I e III estão corretas.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
A terminologia necessidades especiais é uma classificação genérica, que independe da existência de deficiências. Todo ser humano pode possuir uma necessidade especial, que pode ser interpretada com vários cunhos: econômico, social, sentimental etc. Pessoas idosas, obesas, grávidas, por exemplo, possuem também necessidades especiais. Trata-se de um termo amplo, que não abrange, portanto, somente pessoas deficientes. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O termo "portador" é correto. 
( ) O texto constitucional que faz uso do termo "portador de necessidades especiais" precisa de uma emenda para ampliação. 
( ) Portador de necessidades especiais dá o sentido que a pessoa está portando sua deficiência, assim como porta com ela, por exemplo, objetos pessoais, os quais a pessoa pode deixar de carregar quando bem desejar. 
( ) O contrário de eficiência não é a deficiência. O contrário de eficiência é ineficiência. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - V.
Segundo o livro "Série Audiologia", publicado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES - no ano de 2010, o ouvido, ou orelha, nome proposto pela nova nomenclatura médica, é uma estrutura complexa, dividida em três partes: externa, média e interna. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Ouvido externo. 
II- Ouvido interno.
( ) Atua como receptor das ondas sonoras. 
( ) Consta basicamente de um conjunto de cavidades. 
( ) Também é denominado labirinto.
( ) É dividido em pavilhão auditivo ou orelha e canal auditivo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS - INES, Série Audiologia. Edição Revisada. Rio de Janeiro - RJ. 2010.
A
II - I - I - II.
B
I - II - II - I.
C
I - I - II - II.
D
II - II - I - I.
O ouvido, ou orelha, nome proposto pela nova nomenclatura médica, é uma estrutura complexa, dividida em três partes: externa, média e interna. O ouvido médio encontra-se limitado exteriormente pelo tímpano, membrana sensível que transmite as vibrações sonoras aos ossos do ouvido. Sobre esta estrutura óssea, avalie as afirmações a seguir: 
I- O primeiro desses ossos, o martelo, está fixado à membrana timpânica, seguido da bigorna e do estribo, comunicando-se este último com a chamada janela oval, que marca a transição para o ouvido interno. 
PORQUE 
II- A vibração desses minúsculos ossos, fixados à parede da cavidade auditiva por meio de pequenos ligamentos, reduz a amplitude das ondas sonoras que os atingem, ao mesmo tempo em que amplificam a intensidade. Esse sistema é fundamental para que as ondas que se propagam nesse meio possam passar ao meio líquido do ouvido interno. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras e relacionam-se entre si.
B
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
C
As asserções I e II são proposições falsas.
D
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A surdez é uma condição que se manifesta com diferentes graus, desde perdas auditivas mais leves até a surdez profunda, e pode ocorrer em apenas um ouvido ou nos dois. Sobre este processo de perda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Na ausência da audição, impede-se que os indivíduos conheçam os sons, e, consequentemente, tenham problemas de comunicação através da linguagemoral. 
( ) A surdez pode ser classificada como congênita ou adquirida. 
( ) Surdez congênita é aquela que é menos comum. 
( ) Surdez adquirida é aquela que é provocada por algum fator na idade adulta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - F - V - V.
C
F - F - F - V.
D
V - V - F - F.
Nessa identidade, não conseguem se aceitar como surdos, mas ao mesmo tempo sentem-se inferiores aos ouvintes. Isso pode causar, em alguns casos, depressão, fuga, suicídio, acusações aos surdos e muita competição com os ouvintes. Nesse caso, o indivíduo apresenta-se como vítima da ideologia oralista, educação clínica e preconceito da surdez. De quem está se tratando?
A
Identidades Surdas Híbridas.
B
Identidades Surdas Incompletas.
C
Identidades Surdas Flutuantes.
D
Identidades Surdas Relevantes.

Continue navegando