Buscar

Atividade 3 direito do trabalho - nicolas jaekel RGM 103 9654

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho/Legislação Social
ATIVIDADE – AULA 3
1. Paulo, policial militar da ativa da Polícia Militar de Goiânia, trabalha em regime de escala 24h x 72h. Nos dias em que não tem plantão no quartel, atua como segurança em uma joalheria de um shopping center, onde tem que trabalhar três dias por semana, não pode se fazer substituir por ninguém, recebe remuneração fixa mensal e tem que cumprir uma rotina de 8 horas a cada dia laborado. Os comandos do trabalho lhe são repassados pelo gerente-geral da loja, sendo que ainda ajuda nas arrumações de estoque, na conferência de mercadorias e em algumas outras funções internas. Paulo não teve a CTPS anotada pela joalheria. 
Na situação narrada é possível reconhecer o vínculo empregatício entre o militar e a joalheria? Fundamente sua resposta.
R: Sim, é possível reconhecer o vínculo, mesmo que o Paulo ser policial militar, ou até mesmo de sofrer alguma punição disciplinar administrativa prevista no estatuto da PM, a relação de emprego é caracterizada não apenas pela nomenclatura do cargo ou pela situação jurídica do trabalhador, mas principalmente pelas características do trabalho realizado e pela relação de subordinação existente entre o empregado e o empregador.
2. Mariana foi contratada por João, por meio de um contrato de experiência com prazo de 30 dias, em 02/01/2024, como auxiliar de escritório. No final do expediente do dia 02/02/2024, João informa a Mariana que não poderá efetivá-la como sua empregada, pois o seu desenvolvimento durante a experiência estava aquém das suas expectativas. Mariana, desesperada, não concorda com a sua despedida e o (a) procura para fazer uma consulta sobre seus direitos. 
À luz do Direito do Trabalho, qual o seu parecer sobre a situação de Mariana. Fundamente sua resposta.
R: Neste caso a empresa independente de estar no me contrato de experiencia é de direito da empresa optar pela não renovação do contrato de experiencia, Sendo assim a funcionária deve receber todos seus direitos trabalhistas do período, como salário do período, proporcional de férias, proporcional de 13°, sendo liberação do seu FGTS e pagamento de multa de 40%, conforme prevista na legislação trabalhista brasileira, regido pelos artigos 443 e 445 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
ATENÇÃO: somente será admitido o envio de uma resposta. Logo, a atividade, uma vez enviada e corrigida, com o Feedback do professor, não poderá ser reenviada para nova correção.
image1.jpg

Continue navegando

Outros materiais