Buscar

Manufatura assistida por computador - atividade 3

Prévia do material em texto

Manufatura assistida por computador
Atividade 3
CNC
A imagem da atividade mostra o fluxograma de um processo de usinagem utilizando CNC, na imagem podemos observar que o primeiro passo é o planejamento da programação, não só o primeiro, mas também o mais importante. É nesse momento que ocorre a interpretação do desenho técnico que vem da engenharia tornando possível definir quantas fases serão necessárias, quais ferramentas e quais recursos serão utilizados, após esses serem definidos são traduzidos em códigos máquinas – etapa de programação do ciclo de usinagem.
Na programação do ciclo de usinagem é preciso pegar as necessidades levantadas no planejamento e otimizar a execução para evitar desperdícios, como trocas excessivas de ferramentas, avanços e recuos sem usinar, rotação da peça em vazio, etc.; ao programar é necessário utilizar ciclos que respeitem as especificações dos fabricantes das ferramentas, pois assim a vida útil das ferramentas será prolongada ajudando a ganhar com o tempo de troca e o custo de insumos. Depois de desenvolver o código máquina que irá executar a usinagem nas peças passamos para a etapa de alimentação da máquina.
Na etapa de alimentação da máquina CNC o operador precisa prender as peças brutas na máquina e dar o início na execução do programa, a experiência do operador é um grande diferencial para manter a qualidade das peças, por observar o cavaco, o tempo de ciclo, o desgaste dos incertos, a rugosidade da peça e até a precisão de algumas medidas. Sempre que algum parâmetro sai do planejado o operador consegue interferir antes que o erro ocasione um efeito dominó em diversas peças, agilizando e facilitando o trabalho de inspeção e testes evitando o retrabalho.
image1.png

Continue navegando