Buscar

Prévia do material em texto

Cirurgias Otorrinolaringológicas
 
Componentes:
Ana Claudia Castro
Aline Gabriele Batista
Andreia Simas 
Andreia Monteiro 
Denis de Souza
Gercivania Matos
Raiane Bentes Rocha 
Instrutora: Enfª Maryneis
Cirurgias Otorrinolaringológicas
Pode-se observar que o conceito de Otorrinolaringologia é tão extenso quanto a palavra em si, pois considerá-lo apenas como sendo o tratamento de ouvido, nariz e garganta seria hoje. 
Oto = ouvido
Rhino = nariz
Laringo = garganta
A otorrinolaringologia, ou otorrino, como é mais comumente chamada, é uma das especialidades médicas mais completas, uma grande área que trata, pesquisa e acompanha, problemas como: infecções e inflamações das vias aéreas, distúrbios digestivos, da fala, audição, cefaléias (ou as famosas dores de cabeça), tonturas, zumbidos, tosse, trauma facial, e ainda com possibilidade de exercer a terapia especializada em radiologia, endoscopia, cirurgias no segmento cérvido-facial e eletrofisiologia.
Laringectomia
A Laringectomia é um procedimento cirúrgico realizado em casos avançados de câncer de laringe ou lesões traumáticas graves. Ela envolve a remoção total ou parcial da laringe, exigindo cuidados pré e pós-operatórios específicos.
Os Cuidados de Enfermagem com Pacientes Totalmente Laringectomizados
A laringectomia total é um procedimento cirúrgico que ocasiona alterações fisiológicas, que incluem alteração da via respiratória, traqueostoma permanente, afonia, a alterações psicossociais que compreendem a imagem corporal, a comunicação verbal-oral, as atividades sociais e a autoestima do sujeito. Os cuidados de enfermagem ao paciente submetido à laringectomia total envolvem ações voltadas para os aspectos físicos e psicossociais, já que seu estilo de vida, assim como sua convivência com a família, amigos e colegas de trabalho poderão ser afetados pelas consequências oriundas deste procedimento cirúrgico (ZAGO, 1998). 
Cuidados físicos
Em relação aos aspectos físicos, os cuidados de enfermagem com pacientes laringectomizados envolvem diferentes procedimentos:
Manuseio de cânula de traqueostomia e sonda nasoenteral;
cuidados específicos com a ferida operatória como a retirada dos pontos
Atividades educativas como: ensinar aos pacientes como devem manusear a cânula de 18 traqueostomia e sonda nasoenteral em casa, realização de higiene oral de forma adequada, estimulá-los a exercitar a voz esofágica e mostrar-lhes outras maneiras de comunicar-se, como por meio de lousa ou até mesmo com papel e caneta, além de mostrar a importância de um acompanhamento com o serviço de fonoaudiologia oferecido na instituição.
Cuidados psicossociais 
Os cuidados de enfermagem relacionados aos aspectos psicossociais são mais delicados, requerem habilidade de percepção por parte do enfermeiro, posto que os pacientes laringectomizados, não conseguem verbalizar sua necessidades sejam elas físicas ou psicossociais, sendo assim os enfermeiros limitam-se muitas vezes ao atendimento acerca das necessidades físicas
Timpanoplastia
A timpanoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir perfurações no tímpano. O objeto do procedimento é fechar a membrana timpânica para que ela possa proteger o ouvido médio de agressões externas.
Amigdalectomia
A amigdalectomia é um procedimento que consiste na remoção cirúrgica das amígdalas palatinas e pode ocorrer de duas formas: total, quanto removemos toda a amígdala, ou parcial, quando a retiramos parcialmente.
Adenoidectomia
Adenoidectomia é a cirurgia de remoção das glândulas adenóides da região entre as vias respiratórias e a parte posterior da garganta (nasofaringe).
image1.png
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.png