Buscar

Relatorio - JOAO NETO

Prévia do material em texto

FACULDADE SUCESSO
JOÃO ALVES DA SILVA NETO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BOM JARDIM-MA
2020
JOÃO ALVES DA SILVA NETO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Relatório de Estágio Supervisionado I apresentado à Faculdade ISEPRO como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel em Administração.
BOM JARDIM-MA
2020
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Ilustração 1 – Organograma geral da empresa MAP SILVA....................................06	Comment by Deivison: Corrigir a numeração das paginas de acordo com a localização das figuras presentes nelas.
Ilustração 2 – Fluxograma da atividade da empresa MAP SILVA............................10
Ilustração 3 – Layout do espaço de atividade	.........................................................11
	
	
		IIII	
SUMÁRIO
1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA	05	Comment by Deivison: Corrigir a numeração das paginas de acordo com a localização de cada tópico presentes nelas.
 1.1. Identificação do Estagiário	05 
 1.2. Identificação da Empresa em que se Realizou o Estágio	05
2 ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO	05
 2.1. Histórico da Empresa	05 
 2.2. Organograma da Empresa	06
 2.3. Análise PESTA	06
 2.4. Análise de SWOT	07
 2.5. Análise das forças competitivas de Michael Porter	08
3 CARACTERÍSTICAS DA ÁREA EM QUE SE REALIZOU O ESTÁGIO	09 
 3.1 Fluxograma da atividade principal da empresa	09
 3.2 Apresentação e análise do Layout da área	11
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO	13
	
1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA.
1.1. Identificação do Estagiário:
João Alves da Silva Neto, residente em Bom Jardim - MA, de nacionalidade brasileira natural da mesma cidade, 23 anos de idade, matriculado no 7° período na FAS-FACULDADE SUCESSO EaD no curso de Administração.
1.2. Identificação da Empresa em que se Realizou o Estágio:
A MAP SILVA, de natureza jurídica de norma individual com vinculação a entidades empresariais educacionais, auxiliando nos processos burocráticos, com ênfase em sua atividade principal em cursos preparatórios para concursos. Seu CNPJ: 35.813.613/0001-22 que deu início atividade econômica a partir do dia 18/12/19 com localização imobiliária n°194 centro da Cidade Bom Jardim - MA, CEP: 65380-000. O porte da empresa é de MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL MEI. Tem somente uma funcionária, o objetivo empresarial é sempre se tornar mais próxima do cliente, com transparência, honestidade, competência, crescimento e se tornar referência em todo o estado do Maranhão, como também influenciar abundantemente, na cultura educacional da região. 	Comment by Deivison: Incluir as disciplinas correlacionadas
Quais dessas disciplinas são correlacionadas ao seu estágio? – Cites elas, exemplo: Recursos Humanos, Marketing, Financeira, Produção, Materiais e Logística, Comércio Exterior, Administração Geral.
5
2. ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO.
2.1. Histórico da Empresa.
A MPA SILVA é muito jovem, pois têm 4 meses de atuação tem uma funcionária, procurando sempre proporcionar mais segurança, sua localização sempre foi n°194 no centro de Bom Jardim, resultando responsabilidade de seus atos tomados diante disso, sua evolução flui rapidamente, deixando claro e explícito seus valores, missão, visão e estratégias organizacionais. Estabelece função de credibilidade com a sociedade, atribuindo aquisição de parcerias, com entidades educacionais que estabelece aos clientes serviços de qualidade. O nível de crescimento é razoável ao tamanho da organização e sua prioridade contabiliza mais realizações profissionais, com inovação e integridade. 
2.2. Organogramas da Empresa MPA SILVA:
Como podemos observar o organograma é um gráfico que representa hierarquicamente as partes de uma empresa, um organograma não deve representar pessoas, mas sim cargos como é o caso da MPA SILVA.
Figura 1 - Organograma da Empresa MPA SILVA
Fonte: O autor, 2020
Chegamos a definir que o organograma é uma peça fundamental para organizar as funções da empresa, pois só conseguem se desenvolver dessa forma. “Os indivíduos produzem mais quando sabem o que fazer, que autoridade têm e quais são suas relações com as outras pessoas na organização." – (BALCÃO, 1965). Então a presidente que orienta a secretária geral que a mesma direciona a contabilidade, aosg e professores seguindo uma sintonia de centralização.
2.3. Análise PESTA. 
Analise PESTA (POLÍTICA, ECONÔMICA, SOCIOCULTURAL, TECNOLÓGICA E AMBIENTAL) é um exercício que lhe permite perceber qual o impacto que o ambiente externo pode ter no negócio, produto ou serviço. Além disso, esta análise ajuda a identificar as oportunidades e ameaças externas relacionada a empresa. Esta abordagem reconhece ser da maior importância o conhecimento da realidade ambiental para a formulação de um plano estratégico eficaz. A realização de uma análise ambiental é o único caminho para que tal conhecimento seja alcançado (FILHO, 1979).
Política: escolas e programas educacionais públicos afetam diretamente a empresa, pois a influência. 
Econômica: a grande falta de emprego influência na perda de clientes. Mas ao mesmo tempo em que a economia influência na perda de clientes, uma maioria tenta permanecer ou conquistar clientes para se preparar para raras oportunidades de mercado motivo que predomina conquistar cliente isso é excelente para a organização. 
Social: o crescimento de novos clientes está atrelado a influência cultural, a globalização e perspectiva de uma vida melhor, na faixa etária dos clientes de 18 a 45 anos de idade quando se tem maior índice a procura dos serviços nas empresas. A procura constante de uma qualificação profissional ajuda ampliar crescimento expressivo da organização motivo pelo qual foi criada.
Tecnologia: a MAP SILVA sempre da assistência a empresa educacional EaD, então a tecnologia em um ritmo acelerado que ajuda na aceitação do público a essa nova forma dinâmica de ensino. Alguns softwares inovadores ajudar a resolver procedimentos burocráticos fazendo melhorias na estrutura da organização.
Ambientais: a MAP SILVA se preocupa com aspectos do meio ambiente seus documentos, livros, são todos digitais, além de algumas folhas serem reutilizadas. Criando uma visão econômica e ecológica fazendo as empresa crescer em todos os sentidos.
2.4. Análise de SWOT.
No planejamento estratégico a análise é de suma importância para a vida de uma organização. A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Oppotunities e Threats), que na sua tradução é força, fraqueza, oportunidade e ameaça, é uma técnica utilizada para a gestão e o planejamento das empresas, seja ela de pequeno ou grande porte.
 [...] A elaboração inclui a identificação das oportunidades e ameaças no ambiente da empresa e a adoção de estimativas de risco para as alternativas estabelecidas. Antes de escolher entre essas alternativas, o executivo deve identificar e avaliar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa e sua capacidade real e potencial de tirar vantagens das oportunidades percebidas no ambiente, bem como de enfrentar as ameaças. O executivo deve considerar, também, a explicitação dos objetivos e das metas a serem alcançados pela empresa, incluindo as maneiras de desenvolver as estratégias e ações necessárias à concretização do processo, respeitando determinadas políticas ou orientações de atuação. (OLIVEIRA, 2007, p. 39).
A direção da empresa pode controlar o ambiente interno que quando se localiza um ponto forte ele deve ser incentivado até atingir seu ápice e caso um ponto fraco seja encontrado a empresa deve interagir e minimizar seus efeitos. O ambiente externo a empresa não possui o controle e desta forma ela deve estar sempre atento e monitorando com uma frequência elevada de fora que sabia utilizar-se das oportunidades e evitar que se nascem ameaças.
Strengths/fortes: a MAP SILVA tem um excelente atendimento, boa localização, ambiente adaptado as pessoas com algum tipo de deficiência construindo assim maior satisfação e credibilidade com seu público.
Weaknesses/Fraqueza: falta de organizaçãona elaboração de documentação causando lentidão e ambiente não climatizado.
Opportunities/oportunidade: a organização prever sempre um maior índice de clientes no inicio do ano. O avanço frequente da tecnologia ajuda da extensão da qualidade de ensino a distância.
Threats/ameaças: as concorrentes sempre estão a procura de melhor qualidade e preço acessível ao cliente. A retração econômica ameaça a perda de clientes.
Por tanto, podemos analisar que nós dias de hoje não se pode deixar de realizar a avaliação e o comportamento das empresas diante do mercado competitivo que encontramos e utilizar ferramentas que nos dá o norte necessário para o sucesso organizacional e de extrema importância.
2.5. Análise das forças competitivas de Michael Porter. 
Para apresentar um desempenho superior à média do setor, uma empresa precisa contar com uma substancial vantagem competitiva, que deve ser constantemente aprimorada aplicação do modelo de Porter na realidade de uma empresa pode ser o grande diferencial capaz de auxiliar a liderança na definição dos seus objetivos e até mesmo do seu posicionamento de marca. 
Para Mariotto (1991), a competitividade é a capacidade da organização, em seu proveito, explorar a estrutura e os padrões de concorrência do mercado em que atua ou pretende atuar para que se alcance rentabilidade a longo prazo. 
Rivalidade entre concorrentes: as empresas que auxilia essas instituições de ensino são muitas nessa região, porém a procura por qualificação profissional não é muito, mas é significante. Então, elas se tornam concorrentes em relação ao preço e qualidade em servir.
Poder de barganha dos fornecedores: a empresa não tem muito vínculos com diversas instituições de ensino com o menor custo, com isso o poder fica centralizado nas instituições de ensino, mas não de forma expressiva e absoluta.
Poder de barganha dos clientes: a organização sofre uma enorme influência de clientes em escolher. A popularidade da internet disponibiliza uma variedade de ensino a distância. 
Ameaças de novos concorrentes: a organização sempre sofre ameaça pelo o motivo da influência da internet, um crescimento acelerado que facilita estudar com acesso a internet em base EaD. O razoável custo financeiro amplia a criação de novas empresas.
Ameaça de novos produtos ou serviços: ser extinta a utilidade humana como essencial, para resolverem processos burocráticos, das instituições educacionais.
Aderimos às estratégias competitivas como deve advir da compreensão analítica do gestor a respeito das regras das concorrentes. Entre outras palavras, o entendimento das fontes subjetivas da força competitiva constitui-se a base para formulação de estratégias.
3. CARACTERÍSTICAS DA ÁREA EM QUE SE REALIZOU O ESTÁGIO.
3.1. Fluxograma da atividade principal da empresa.
Podemos determinar que este fluxograma de contração profissional, determina as atividades da empresa, pois têm por objetivo apresentar de forma rápida e descomplicada o fluxo de informações e ações das sequências dos processos, através desta representação, conseguimos divulgar com exatidão o caminho das atividades.
Portanto, algumas ações das atividades da empresa que nós utilizamos para demonstrar seus processos relevantes como a contratação de profissionais, como podemos ver a figura: a MPA SILVA, é uma organização que auxilia na seleção dos profissionais das instituições. 
Figura 2 - Fluxograma da atividade principal da empresa
Fonte: O autor, 2020
Lucas et al., (2015), aponta o fluxograma como, graficamente, o coração do mapeamento de processos, frequentemente utilizado para fins de processamento de informações. 
Dessa maneira concluímos que os fluxogramas, inclui os tempos de espera e os registros utilizados e gerados durante a execução do processo essas etapas que seguem em sequência, outras que podem ocorrer paralelamente.
3.2. Apresentação e análise do Layout da área.
Podemos expressar que o layout, é um esboço de uma determinada estrutura física onde a empresa reside nesse nosso exemplo. Mais aqui define que o layout gráfico pressupõe o trabalho de design, que deixa claro sua criatividade, do âmbito empresarial.
Figura 3 - Apresentação e análise do Layout da área
Fonte: O autor, 2020
	
Podemos observar neste layout que o mapeamento da empresa é repartido em funções: a recepção onde o cliente tem o primeiro contato com a organização o ambiente tem mobilidade para quem tem algum tipo de deficiência. A sala de informática contém vários computadores adaptado para o uso, multimídia e brinquedoteca com cadeiras confortáveis, dois banheiros para clientes com algum tipo de necessidade física. 
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
BALCÃO, Yolanda Ferreira. Organograma: representação gráfica da estrutura. Revista de Administração de Empresas, v. 5, n. 17, p. 107-125, 1965.
FILHO, Paulo de Vasconcelos. Análise ambiental para o planejamento estratégico. Fonte: https://doi.org/10.1590/S0034-75901979000200009. Acesssado em 12/11/2020. Rev. adm. empres. vol.19 no.2 São Paulo May/June 1979.
 
LUCAS, A. s. et al Mapeamento de Processos: um estudo no ramo de serviços IJIE: Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial. Florianópolis Vol 7 2015. Disponível em Acesso em: 12 Nov 2020
MARIOTTO, F. L. O conceito de competitividade da empresa: uma análise crítica. Revista de Administração de Empresas. v. 31, n. 2, p. 37 – 52, 1991
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de, Planejamento estratégico : conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2007.
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png

Continue navegando