Buscar

Prévia do material em texto

a) A importância da contabilidade gerencial no ambiente empresarial, como instrumento para a tomada de decisões:
A contabilidade gerencial é uma estratégia voltada para a administração da empresa, de modo a fornecer informações que validem processos decisórios. Esses modelos decisórios envolvem cursos de ações futuras e informes sobre situações atuais ou passadas, como métodos de comparação para situações que podem vir ocorrer e é nessa vertente que a contabilidade gerencial se torna relevante. 
Ao fornecer diferentes informações sobre a situação empresarial, desde o balanço patrimonial a avaliação de estoques, a contabilidade gerencial constrói um sistema de informações fundamental para a tomada de decisões, pois ela é capaz de gerar através de seus relatórios, uma visão interna e externa sobre a situação da organização, de modo que, ao interagir com diferentes setores, ela produz dados confiáveis e relevantes que auxiliam no processo decisório, ajudando gestores a melhorar a qualidade de operações, planejamentos e outros processos.
b) Como a contabilidade gerencial impacta nos processos de planejamento e controle dentro de um ambiente empresarial:
Como mencionado anteriormente, a contabilidade gerencial produz dados sobre diversos setores. Essas informações, ao serem analisadas, servem para embasar escolhas estratégicas. Ou seja, através delas, gestores conseguem entender resultados de setores, lucratividade de produtos e até mesmo resultados de estratégias passadas, o que permite com que esses ajam de maneira informada, reconheçam melhor as necessidades organizacionais e assim, possam elaborar um planejamento mais alinhada aos objetivos da empresa e, consequentemente, atingir melhores resultados.

Mais conteúdos dessa disciplina