Buscar

relato de caso med vet legal

Prévia do material em texto

Acadêmica: Caroline Oliveira Neves 		Professora: Luisa Lemos
Corpus Delicti Exam on Cat (Felis Catus) Victim of Firearms caused WoundsCase Report
Realizou-se um relato de caso em um gato, três anos, macho, castrado, ele havia fugido e foi encontrado após dois dias. Ele estava todo machucado e tinha presença de ferimentos por arma branca, em membro torácico e direito e claudicação. No exame clínico os parâmetros estavam dentro da normalidade, porém no exame ortopédico o gato estava com crepitação, e no radiográfico verificou-se uma substância radiopaca entre os tecidos. Foi feito uma intervenção cirúrgica, durante a cirurgia foi retirado um projétil por arma de fogo e após 10 dias o paciente recebeu alta.
 Sabendo que os felinos tem hábitos mais peculiares e muitas vezes tem acesso a rua, é indispensável que os donos mantenham seus gatos protegidos e longe das estradas para evitar acidentes, portanto o objetivo do trabalho é alertar os tutores que temos que manter os nossas animais sempre presos, dentro de cercados para evitar inúmeros tipos de maus-tratos e também mostrar a importância do reconhecimento dos ferimentos e saber identificar para acionar a polícia e comprovar que o animal sofreu maus tratos ou foi apenas um acidente. 
O papel do médico veterinário legista é identificar a lesão, comprovar que o animal sofreu maus tratos, auxiliar no processo judicial, ou até um laudo de corpo de delito que qualificará como um crime. Por fim conclui-se que os maus-tratos a animais são considerados crime de acordo com a Lei 9.605/98 no Brasil. Essa lei estabelece a pena para condutas que causam maus-tratos, lesões ou morte a animais. Entre os animais domésticos, os gatos são frequentemente vítimas de maus-tratos. A propagação desses conhecimentos entre os médicos veterinários pode contribuir para a identificação e denúncia de casos de violência animal, além de fornecer informações relevantes para profissionais de outras áreas da saúde.

Continue navegando