Buscar

RESUMO PROVA QUALIDADE DE VIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO PROVA QUALIDADE DE VIDA
PORTARIA DO COMANDANTE-GERAL DA PMAM: PORTARIA Nº 029/GAB CMT-G/PMAM, DE 18 DE JULHO DE 2023
Art. 3°. Os órgãos de apoio, subordinados à Diretoria de Saúde, os quais destinam-se à execução das atividades de saúde relacionadas com o estado sanitário do pessoal da Corporação e que estão empenhados na execução desta Norma, compreendem: I – Hospital da Polícia Militar – HPM; II – Coordenadoria Geral de Perícias Médicas – CPMed; III – Centro de Psicologia – CPSI; IV – Outra OPM da DS, se houver necessidade.
 Art. 4º. Deve ser garantido ao policial militar o acesso a informações e ao tratamento adequado, no que concerne a sua saúde mental, assegurando-lhe tratamento livre de qualquer forma de preconceito e discriminação quanto à raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, opinião política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos ou qualquer outra questão. 
Art. 5º. O atendimento em saúde mental deve reconhecer e valorizar práticas multiprofissionais. 
Art. 6º. É dever de todo policial militar, de seus pares, de seus subordinados, de seus superiores e de seus Comandantes, Chefes e Diretores zelarem pelo bem-estar psicossocial de todo integrante da Corporação.
ANEXO I
FATORES DE RISCO PARA O SUICÍDIO
• Transtornos mentais: depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, dentre outros;
 • Falta de tratamento ativo e continuado em saúde mental; 
• Uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, incluindo o álcool; 
• Tentativa de suicídio pregressa;
• Instabilidade familiar;
 • Ausência de apoio social;
 • Discurso que apresente desamparo, desespero ou desesperança; 
• Comportamentos de impulsividade, agressividade e/ou ambivalência;
 • Pouca flexibilidade para enfrentar adversidades; 
• Doenças físicas incapacitantes, estigmatizantes, dolorosas; 
• Comportamentos de automutilação; 
• Auto percepção desfavorável (sem importância social/familiar/profissional);
 • Perda afetiva recente ou outro acontecimento estressante; 
• Fácil acesso a meios letais.
· CONCEITO QUALIDADE DE VIDA:
A percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
Ter qualidade de vida significa ter saúde, acesso a recursos essenciais, relações pessoais e realização profissional. Com isso, a pessoa se sente motivada para a rotina e consequentemente uma vida saudável OU O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socio-económico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive.
· OBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO:
Chiavenato (2005) traz para a contribuição teórica o entendimento de que a QVT envolve aspectos físicos, ambientais e psicológicos e provém de reivindicações dos trabalhadores para aumentar o bem-estar e de objetivos da organização em conseguir maior produtividade com qualidade.
· Bem-Estar dos Funcionários: A QVT contribui para o bem-estar físico e mental dos funcionários. Ambientes de trabalho que promovem a saúde e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional ajudam a reduzir o estresse, problemas de saúde relacionados ao trabalho e aumentam a satisfação geral dos colaboradores. 
· Produtividade e Desempenho: Funcionários satisfeitos e motivados tendem a ser mais produtivos e engajados. Uma boa QVT está relacionada a um aumento na eficiência no trabalho, na qualidade do trabalho realizado e na criatividade. 
· Retenção de Talentos: Empresas que oferecem uma alta QVT são mais propensas a atrair e reter talentos. Isso reduz os custos associados à rotatividade de funcionários e mantém a expertise na organização.
· Clima Organizacional Positivo: Ambientes de trabalho que promovem a QVT geralmente têm um clima organizacional mais positivo. Isso inclui relacionamentos saudáveis entre colegas de trabalho, liderança eficaz e comunicação aberta.
· Inovação e Criatividade: Ambientes de trabalho que promovem a QVT muitas vezes estimulam a inovação e a criatividade, pois funcionários motivados e satisfeitos estão mais propensos a propor novas ideias e soluções.
· Quais são as possíveis consequenciais de trabalhar com problemas financeiro:
Pode-se dizer que problemas financeiros como escolhas erradas de consumo e a tomada de crédito acarretam consequências prejudiciais à boa parte da população, como: baixa autoestima, menor produtividade e brigas familiares. Ao ponto que isso também pode ocorrer com os policiais militares, pois são parte dessa sociedade, que além de enfrentarem problemas físicos, emocionais e psicológicos durante a carreira, em razão dessa atividade peculiar, também passam por situações que não são diferentes do cenário nacional.
· Quais são os objetivos do programa nacional de qualidade de vida:
Em 2010, foi lançado o Programa Nacional de Qualidade de Vida dos Profissionais da Segurança Pública, que visa à valorização dos agentes atuantes na segurança pública, a fim de melhorar a qualidade de saúde mental e física desses indivíduos, bem como a qualidade do serviço por eles prestados. Ademais, diminuir os índices de suicídios e doenças psíquicas. O Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida) foi criado pela Lei 13.675, de 2018, que disciplina políticas públicas nacionais para o setor. O objetivo do programa é oferecer atenção psicossocial e de saúde no trabalho aos profissionais de segurança pública. O projeto inclui na lei ações para promoção da saúde mental, cuja execução deverá ser pactuada entre União, estados e municípios, e combate a discriminações e preconceitos. Fonte:Agência Senado
· Atividade física:
Atualmente todos nós sabemos a relevância para o corpo humano sobre exercer uma atividade física, como “uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, de habilidades motoras ou a reabilitação orgânico-funcional” (NAHAS, 2003). Em decorrência disso, as benfeitorias produzidas pelo exercício, também contam muito para a formação de um Policial Militar
A aptidão física é concebida a partir de algumas habilidades físicas, sendo elas: resistência cardiorrespiratória, resistência e potência muscular, flexibilidade, composição corporal, velocidade, agilidade, equilíbrio e tempo de reação

Mais conteúdos dessa disciplina