Buscar

ARTIGO LÉIA 2018


Prévia do material em texto

18
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR
	
 
LEIA DA SILVA SOUSA 
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: participação da comunidade escolar nas ações norteadoras do processo ensino aprendizagem
BOM JESUS DAS SELVAS
2019
LÉIA DA SILVA SOUSA 
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: participação da comunidade escolar nas ações norteadoras do processo ensino aprendizagem
Artigo apresentado ao curso de pós-graduação em Gestão Educacional e Escolar da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Gestão Educacional e Escolar.
 Orientador (a): Profº Ms. Valdenir C. Freita
BOM JESUS DAS SELVAS
2019
LÉIA DA SILVA SOUSA 
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: participação da comunidade escolar nas ações norteadoras do processo ensino aprendizagem
Artigo apresentado ao curso de pós-graduação em Gestão Educacional e Escolar da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Gestão Educacional e Escolar.
 Orientador (a): Profº Ms. Valdenir C. Freita
Aprovada em, ____/___/____.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________
Prof. (Nome do orientador)
Afiliações
________________________________________
Prof. (Nome do professor avaliador)
Afiliações
________________________________________
Prof. (Nome do professor avaliador)
Afiliações
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: participação
da comunidade escolar nas ações norteadoras do processo ensino aprendizagem
Léia da Silva Sousa1 
Valdenir Cantanhede Freitas2
RESUMO
O presente estudo apresenta uma abordagem sobre a gestão democrática e à participação da comunidade escolar, e teve como justificativa diagnosticar a relevância da gestão escolar democrática e a relação desta com a comunidade da escola Municipal Frei Caneca, envolvendo alunos do 9º ano, do ensino fundamental, Professores, Coordenadores e Diretores, tanto o geral e adjunto da instituição pesquisada. Como embasamento para esta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando como base os autores Almeida (2004), Bordevane (1983), Cury (2002), Ferreira (2017) e Paro (2003), leitura em artigos, revistas e estudo de caso, a mesma teve como instrumento de coleta de dados questionários que foram colocados aos professores, alunos e pais de educandos. A partir dessas ações, notou-se que estudos nesse sentido são escassos, tornando complexo o êxito prático da teoria da gestão escolar democrática. Diante desse problema, esse artigo apresenta como objetivo expor como é realizada a gestão escolar dessa instituição e como o corpo escolar participa nesse trabalho, apresentando por meio deste a importância de uma gestora que atua de forma mais efetiva e democrática de uma gestão escolar, através de reuniões frequentes e que envolvam toda a comunidade escolar nas tomadas de decisões, prevalecendo, assim uma gestão democrática e igualitária e discute as dificuldades de sua clientela, elaborando propostas que sejam posta em prática para o bem de todos.
Palavras-chaves: Gestão escolar democrática. Comunidade escolar. Ensino aprendizagem.
1. Graduada em Letras pela FAS – Faculdade de Selviria.
2. Professor orientador do Curso de Especialização em Gestão Educacional e Escolar. Mestrando em Ciências da Educação pela UNIVERSUDAD DEL SOL – UNADES/Paraguay; Especialista em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESFMA; Especialista em Matemática e Estatística pela Faculdade Atenas Maranhense/FAMA; Graduado em Matemática e Graduando em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
ABSTRACT
The present study presents an approach on the democratic management and participation of the school community, and had as justification to diagnose the relevance of democratic school management and its relation with the Frei Caneca municipal school community, involving students of the 9th grade, elementary school , Teachers, Coordinators and Directors, both the general and deputy of the research institution. As a basis for this research, a bibliographic survey was carried out using as basis the authors Almeida (2004), Bordevane (1983), Cury (2002), Ferreira (2017) and Paro (2003) the same one had as instrument of data collection questionnaires that were placed to teachers, students and parents of students. From these actions, it was noticed that studies in this sense are scarce, making complex the practical success of the democratic school management theory. Faced with this problem, this article aims to explain how the school management of this institution is carried out and how the school body participates in this work, presenting through this the importance of a manager who acts in a more effective and democratic way of school management, through frequent meetings and involving the entire school community in decision-making, thus prevailing a democratic and egalitarian management and discusses the difficulties of its clientele, drawing up proposals that are put into practice for the good of all.
Keywords: Democratic school management. School community. Teaching learning.
 learning
1 INTRODUÇÃO
Uma gestão escolar democrática vem apresenta uma grande importância no âmbito acadêmico, tornando-se cada vez mais evidente a necessidade de que as instituições adotem uma gestão democrática e participativa para que haja o desenvolvimento pleno do ensino e da educação.
A gestão escolar democrática tem recebido destaque por parte dos estudiosos da área educacional, como Almeida (2004), Bordevane (1983), Cury (2002), Ferreira (2017) e Paro (2003), pois a mesma representa um marco inovador na área educacional, levando em conta diversos aspectos, dentre os quais, está a realidade do aluno. 
É necessário ensinar o que é significativo sobre o mundo, a vida, a experiência existencial, as possibilidades de mudança, o trabalho, o passado e o futuro do homem. Porém verifica-se que tal ação não é praticada por diversos professores e gestores, pois há ausência de ações desenvolvidas em equipe, visando à melhoria na qualidade do ensino.
Assim, é utópico acreditar que haverá sucesso no aprendizado dos alunos, se não houver a participação ativa do gestor escolar, como um dos agentes promovedores das ações pedagógicas no âmbito escolar.
Diante deste fato é importante investigar qual o perfil do gestor inserido na comunidade escolar e quais ações o mesmo desenvolve visando a participação da comunidade, aprimoramento na aprendizagem do aluno e melhoria na qualidade do ensino.
A hipótese estabelecida, é a de que toda escola, pelo simples fato de sua existência pressupõe o contato do gestor com a comunidade escolar, logo o gestor deve realizar eventos que envolvam a comunidade tanto no desenvolvimento de ações, como nas tomadas de decisões no âmbito da escola. 
Assim, o presente trabalho tem como objetivos específicos: 
· Constatar a coerência prática do desempenho do Diretor, estabelecidas desde o regime escolar até o sistema de ensino; 
· Identificar quais são os meios facilitadores na participação de modo a da comunidade escolar na gestão e sua efetividade. 
Tem como objetivo geral, demonstrar a importância da gestão democrática na educação e a participação da comunidade escolar. 
Desta forma toda gestão democrática necessita estar sempre apta a oferecer a sua clientela mecanismos que possibilitem seu desenvolvimento em todas as suas esferas, bem como uma redistribuição correta dos recursos destinado ao bom funcionamento da mesma.
“é preciso dizer que o diretor da escola é antes de tudo, um educador. Mais do que isso: em termos típicos ideais, ele deveria ser o educador por excelência dado que, no âmbito escolar, lhe compete a responsabilidade máxima em relaçãoà preservação do caráter educativo da instituição escolar. Saviani (1989, p. 190).
Por isso o gestor deve sempre está envolvido com a sua comunidade escolar, através de reuniões, eventos administrativos e datas comemorativas, para que dessa forma, juntos possam aplicar todos os recursos e ações que beneficiam a sua instituição escolar, e acima de tudo o aprendizado do aluno.
2. MATERIAL E MÉTODOS
2.1 Caracterização do campo de pesquisa
	O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Frei Caneca vinculada à rede pública Municipal de Educação, localizada na rua da Rádio, Centro, Vila Pindaré (zona rural), no Município de Buriticupu-Ma. 
	A referida escola iniciou suas atividades em uma casa de tábua e com apenas 5 salas de aula.
 Hoje, a Escola Municipal Frei Caneca, apresenta uma nova estrutura, contribuindo com a educação dos filhos dos moradores da comunidade de Vila Pindaré e comunidades vizinhas. Atualmente, dispõe das seguintes etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - Supletivo.
A Escola conta com uma infraestrutura razoável, pois seu espaço físico é constituído de 13 salas de aulas, um quadro de 55 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, quadra de esportes coberta para atividades extra- classe nas aulas de educação física, cozinha, banheiro dentro do prédio, sala de secretaria, almoxarifado e pátio descoberto.
2. 2 Procedimentos metodológicos 
Para a abordagem do tema foi utilizada a pesquisa de campo por meio do método exploratório que é o primeiro passo de todo o trabalho cientifico, com as seguintes finalidades: proporcionar mais informações sobre o assunto; facilitar as delimitações dessa temática escolhida; definir os objetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa; descobrir um novo enfoque para o estudo que se pretende realizar Andrade (2006)
Dando prosseguimento a pesquisa, a perspectiva teórica da atuação do gestor escolar democrático, uma vez que este referencial tem problematizado a gestão escolar como integrador de ações construtivas para o aprimoramento da qualidade do ensino no ambiente escolar.
Para tanto, a pesquisa qualitativa, pautada no estudo de caso da gestão da escola Municipal Unidade Integrada Frei Caneca, na medida em que este tipo de abordagem possibilita uma investigação aprofundada sobre uma situação especifica, procurando encontrar suas características particulares e que há de essencial nelas. 
A coleta de foi realizada por meio de uma pesquisa de campo, com observação direta, utilizando como instrumento, entrevistas com gestores, pais e alunos da turma do nono ano do ensino fundamental. Em todas as etapas da pesquisa foram utilizados o diário de campo como instrumento básico de registro dos dados e a câmera fotográfica. 
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	A gestão escolar democrática é um tema que vem adquirindo uma crescente importância, e consequentemente uma necessidade de prática da mesma, especificamente a gestão escolar tem apresentado um vasto campo de expectativas, pois essa nova dimensão traz consigo ideias novas que visam alcançar o aprendizado dos alunos e a formação de cidadãos capazes de atuarem na sociedade na qual estão inseridos.
Uma ação democrática por parte do gestor é essencial, ou seja, trabalhar em conjunto com a comunidade escolar, conhecendo as dificuldades de ambas as partes e as ideias hipotéticas dos mesmos em busca de possíveis soluções.
Nesse contexto, uma gestão democrática garante o alcance das metas estabelecidas para a comunidade escolar, segundo o dicionário Aurélio Democracia é: o governo em que o povo exerce a cidadania, direta ou indiretamente. Partido democrático (FERREIRA, 2017). 
O povo (em oposição à aristocracia), logo quando o gestor age de tal forma, ele se preocupa em ir além do cumprimento de tabela e desenvolve métodos de real eficácia na vida dos alunos, pois “transformar a experiência educativa em puro treinamento humano é mesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador” (Bordenave, 1983, p.39).
Nesse sentido, a gestão democrática deve superar os desafios advindos da administração escolar e desenvolver ações significativas à gestão pedagógica e outras no âmbito da educação escolar.
Esta pesquisa foi executada por intermédio de questionários, com questões, quatro questões do tipo abertas, no período de sete dias. O mesmo abordava variáveis que analisavam a participação da gestora da escola campo desta pesquisa, no referente a aprendizagem dos alunos, participação em eventos e na sua administração escolar e financeira, o mesmo foi colocado aos alunos do 9º ano, professores e pais de alunos, totalizando desta forma 21 entrevistados sendo 06 professores, 07 alunos e 08 pais de educandos. Para manter a identidade dos participantes foram usados nomes fictícios.
3.1 Questionário ofertado aos professores e que foi utilizado como base dessa pesquisa foi o respondido pelo professor Paulo Frota Castro.
A primeira é a seguinte: Para você qual a função da gestão escolar democrática? O Professor diz que: “Pra mim é, manter a instituição funcionando de forma harmoniosa em todos os seus termos”. 
Observa-se que o educador é conhecedor da melhor forma de ser manter funcionando uma escola participativa e atuante.
 Em relação a segunda pergunta que é: Que ações você tem desenvolvido em prol da participação da comunidade escolar na gestão dessa escola? O mesmo responde que: “Eu realizo atividades que envolvam toda a comunidade através de jogos interativos, em que ocorrem a participação coletiva de professores, alunos e pais de alunos”. 
Temos assim, um profissional que está comprometido com a interação da comunidade escolar em sua gestão e administração como um todo.
 A terceira e última pergunta destinada ao professor é a seguinte: Os resultados são satisfatórios? Justifique. O educador diz o seguinte: “Sim, mas não tão intensamente como o desejado, pois, devemos envolver a comunidade escolar por completo, e mostra-la, que sem a sua participação direta a gestão da instituição não terá o seu objetivo concluído, que é uma aplicação correta dos recursos a ela destinados”.
 Os professores dessa instituição, participam de todas as atividades escolares, mas reconhecem, e necessário a participação da comunidade escolar de forma direta e colaborativa, em como os recursos escolares devem der aplicados. 
Assim, uma instituição que sabe aplicar seus recursos de forma democrática, tem uma educação livre e coesa, pois, oferta aos seus educando condições de um estudo mais completo e com materiais que o complementam (PARO, 2003, p.34). 
Para os professores entrevistados dessa instituição, a gestão da escola Frei Caneca é avaliada como fraca, pois há falta de interação entre professores, alunos, funcionários e a comunidade em geral, isso pode ser observado pelo seguinte comentário do funcionário A.F.S que diz o seguinte: “se a gestão fosse mais aberta, todos os funcionários e a comunidade, participariam de todos os eventos promovidos pela escola”.
Observa-se dessa forma, que a direção chama pra si toda a responsabilidade não dando o direito de sua comunidade participar nas decisões que interferem direta e indiretamente na vida de sua clientela.
 Em contra partida, o funcionário C.G.O diz que: “a gestão é boa, porém há falhas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos pedagógicos que devem ser desenvolvidos na escola, incentivando o ensino aprendizagem dos alunos”. Isso pode ser constatado com o gráfico 01 abaixo, que expõem a opinião dos professores quanto a atuação da gestão, o mesmo baseia-se na primeira pergunta do questionário destinado a eles.
O gráfico 01: Opinião dos professores quanto a administração da gestora em relação a aplicação de projetos.
 
 Fonte: O autor, 2019.
Constata-se com esse gráfico que, a gestão está preocupada apenas com a parte administrativa, e não discute com sua comunidade escolar projetos que favoreçam e aproximem os indivíduos comformam essa comunidade com a instituição escolar.
3.2 Questionário direcionado aos alunos.
O aluno do 9º ano Márcio Sousa quando questionado na pergunta 01 que é: Como você avalia a participação da gestão no processo ensino aprendizagem? o mesmo responde o seguinte: “É uma gestão atuante e participativa”. Isso mostra que a gestora tem responsabilidade com a sua instituição.
Quando perguntado sobre a questão 02 que é: Você tem participado de eventos que envolvem toda a comunidade escolar? O mesmo diz que: “Sim, sempre que ocorre qualquer tipo de evento procuro sempre participar do mesmo. Assim observa-se que o educando sente prazer em participar dos eventos escolares.
Em relação a terceira pergunta que é a seguinte: Quais as situações comuns em que seus pais são convidados a comparecerem na escola? O educando responde o seguinte: “Sim, e vejo que muitos deles se sentem animados em participar das atividades escolares de seus filhos. 
Constata-se que os pais consideram importante a sua participação nos eventos escolares dos filhos.
No referente a quarta e última questão posta ao estudante que é esta: Se você pudesse sugerir ações à gestão em prol da melhoria da relação da mesma comunidade escolar, quais seriam suas sugestões? O mesmo responde que: “é necessário mais eventos esportivos, e a escola necessita de materiais destinados aos alunos com necessidades especiais, além de equipamentos destinados a realização das atividades físicas. Tais informações podem ser observadas no gráfico 02 abaixo, onde o mesmo expõe a opinião dos educandos quanto a participação da gestão no processo ensino aprendizagem dos mesmos. O mesmo teve como base a primeira pergunta do questionário colocado aos educandos.
O gráfico 02: Opinião dos alunos quanto a participação da gestão no processo ensino aprendizagem dos mesmos 
. 
 Fonte: O autor, 2019.
Assim, o gráfico 02, expõe que alunos estão conscientes de suas responsabilidades e direitos.
Os educandos na educação atual são conhecedores do que é necessário para se ter uma educação de qualidade e atuante, já utilizam essa consciência para cobrar das autoridades o cumprimento de seus direitos como alunos e suas responsabilidades como cidadãos (CURY, 2002).
No ponto de vista dos alunos a participação da gestora em relação ao ensino aprendizagem na instituição de ensino Frei Caneca tem se demonstrando de forma regular. Porém a participação pode ocorrer de modo coletivo, seja falando, discutindo, escrevendo ou cobrando responsabilidades.
3.3 Questionário direcionado aos pais.
No referente ao questionário colocado aos pais, também utilizamos o que foi respondido por um deles e novamente usando um nome fictício que foi o de João de Deus Martins, assim em relação a primeira pergunta que é: Você tem participado de eventos que envolvem toda comunidade escolar da U.I. Frei Caneca? Este respondeu que:” tenho participado da maioria deles, não participo de todos, pois trabalho. Percebe-se que os pais são comprometidos com a aprendizagem de seus filhos.
Na segunda pergunta que é: Partindo do fato de que a gestão democrática pressupõe a participação de todos, como você avalia a gestão da U. I. Frei Caneca? O mesmo diz que: “acho que a mesma é atuante, mas vejo que falta mais recursos para que a mesma possa explorar todo o potencial da instituição e de seus alunos. Observamos que a falta de recursos afeta o desempenho da comunidade escolar como um todo quando esses recursos são escassos (ALMEIDA, 2004).
Em relação a terceira e última pergunta que é: Caso você pudesse sugerir ações à gestão da referida escola, no sentido da relação da gestão com a comunidade escolar, quais seriam as suas sugestões? O mesmo diz que: “Compreendo que a gestão tem se esforçado para incluir a comunidade nas tomadas de decisão em como aplicar os recursos, mas esse são poucos. Assim, como sugestão, sugiro que esses reduzidos recursos devam ser aplicados na compra de materiais escolares necessários ao bom funcionamento da instituição, como uma impressora e insumos de limpeza e manutenção do prédio”. 
Constata-se com essa reposta que os pais tem observado a falta de tais materiais. Isso pode ser observado no gráfico 03 abaixo, que foi elaborado a partir da primeira pergunta do questionário a eles colocado que foi a seguinte: Você tem participado de eventos que envolvem toda comunidade escolar da U.I. Frei Caneca.
O gráfico 03: Opinião dos pais de alunos quanto a sua participação nos eventos que envolvem toda comunidade escolar da U.I. Frei Caneca.
. 
 Fonte: O autor, 2019.
	Assim o gráfico 03, expõe que neste sentido, a gestão democrática deve ser compartilhada, ampliando a visão da comunidade que a compõem, e a melhor forma de envolver essa comunidade na escola, são os eventos realizados pela própria instituição.
	Os pais têm o direito de dar uma boa educação aos filhos, o fato da escola ter funções específicas não aborta a responsabilidade entre a educação familiar e escolar Segundo os pais uma maneira de intervir e contribuir para o aprendizado dos filhos é por meio do incentivo em casa Paro (2003). 
	A participação dos pais não deve girar apenas em torno destas observações, os pais sendo participativos na instituição podem resolver problemas de modo pacífico e satisfatório para ambas as partes interessadas, assim esse envolvimento passa a fazer parte de um instrumento para resolução de problemas BORDENAVE (1983).
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em muitas escolas ainda é escasso a atuação efetiva da gestão escolar democrática, e consequentemente a participação da comunidade escolar na tomada de decisões.
Conclui-se que atuação do gestor é decisiva para o processo dinâmico da escola, onde há necessidade de se considerar a realidade da comunidade escolar, afastando-se do ato de desempenhar uma função unicamente burocrática, cabe ao gestor adotar meios de equilíbrio numa possível resolução de problemas educacionais e administrativos na escola.
O trabalho possibilitou refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo diretor da escola Municipal Frei Caneca, visto que esta nova modalidade de gestão abrange novas formas de liderar uma instituição. Para isso, é necessário que o mesmo motive a socialização ou interação de ideias, visto que estas são de extrema relevância em todos os âmbitos socialmente coletivos, e na comunidade escolar não é diferente.
Ao procurar compreender de que maneira a gestão escolar tem realizado ações coletivas para o alcance de um ensino de qualidade, penso em contribuir com a temática, na medida em que descrevo o papel do gestor e a importância da atuação de um a gestão democrática de forma participativa no ambiente da prática dessa teoria inovadora que alcançou a nossa realidade educacional nos dias atuais. 
A participação na tomada de decisões deve ser concebida como uma forma diferente de vivenciar o poder que propicia o embate político entre os sujeitos da comunidade escolar de modo a assegurar a condição do poder decidir.
Os resultados da pesquisa apresentam-se como satisfatórios, visto que todos os entrevistados não se recusaram a responder os questionários, afirmando que a gestão da referida escola precisa redobrar seus esforços de modo a ter uma maior participação da comunidade dentro da escola, pois além dos conteúdos é importante o preparo para a vida em sociedade.
REFERÊNCIAS
CURY, Carlos Roberto Jamil; Gestão Democrática da Educação: Exigências e Desafios. RBPAE, V. 18, n. 2, jul./dez. 2002.
PARO, V. (2003). Qualidade do Ensino: A Contribuição dos Pais. São Paulo: Xamã.
BORDENAVE, Juan E. Dias. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1983.
FERREIRA, Mileidi Formaeski Tereza, PEREIRA, Antonio Serafim. GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS. Revista de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini, RUBIM, Lígia Cristina Bada. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas deaprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004. 
Apêndice 
Apêndice A: Questionário colocado aos professores. 
1 Para você qual a função da gestão escolar democrática? E como você a considera?
( ) Excelente ( ) Regular ( )Ruim
2 Que ações você tem desenvolvido em prol da participação da comunidade escolar na gestão dessa escola?
3 Os resultados são satisfatórios? Justifique.
Apêndice B: Questionário colocado aos alunos 
1 Como você avalia a participação da gestão no processo ensino aprendizagem? Justifique.
( ) Boa ( ) Regular ( )Ruim
2 Você tem participado de eventos que envolvem toda a comunidade escolar?
3 Quais as situações comuns em que seus pais são convidados a comparecerem na escola.
4 Se você pudesse sugerir ações à gestão em prol da melhoria da relação da mesma comunidade escolar, quais seriam suas sugestões?
Apêndice C: Questionário colocado aos pais de alunos
1 Você tem participado de eventos que envolvem toda comunidade escolar da U.I. Frei Caneca? Se sim, relate sobre eles? Justifique. 
 ( ) Sempre ( ) Ás vezes ( ) Nunca
2 Partindo do fato de que a gestão democrática pressupõe a participação de todos, como você avalia a gestão da U. I. Frei Caneca?
3 Caso você pudesse sugerir ações à gestão da referida escola, no sentido da relação da gestão com a comunidade escolar l, quais seriam as suas sugestões?
Série 1	
Excelente	Regular	Ruim	0	4	2	Colunas1	Excelente	Regular	Ruim	Colunas2	Excelente	Regular	Ruim	
Série 1	
Boa	Regular	Ruim	2	3	2	Colunas1	Boa	Regular	Ruim	Colunas2	Boa	Regular	Ruim	
Série 1	
Sempre 	Regular	Nunca	1	4	3	Colunas1	Sempre 	Regular	Nunca	Colunas2	Sempre 	Regular	Nunca	
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina