Buscar

Eixos da Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA ALBATROZ
COMPONENTE CURRICULAR: AÇÃO PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA: CRISTIANE OLIVEIRA DATA: 10/04/24
BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES COMO EIXO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DIREITOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Quais são os eixos da Educação Infantil?
As brincadeiras são um fenômeno universal e brincar é um direito das crianças. São atividades espontâneas, gratificantes e divertidas que proporcionam inúmeras aprendizagens importantes para a vida, como por exemplo: colaboração, conhecimentos, linguagem, criatividade e confiança.
 A brincadeira favorece, em especial aquelas referentes à alfabetização inicial:
 • Aprender por meio da brincadeira 
• Brincar = Aprender 
• Potencial do brincar no desenvolvimento inicial da alfabetização;
• A brincadeira é o desenvolvimento da alfabetização precoce;
 • O programa de ensino e a brincadeira no desenvolvimento na primeira infância
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os eixos da Educação Infantil são as interações e as brincadeiras que devem ser estruturantes das práticas pedagógicas, referenciando assim as diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e os Parâmetros e Indicadores de Qualidade.
A partir disso, destaca que as crianças desenvolvem habilidades com base em eixos norteadores da Educação Infantil fundamentais para a evolução delas por fortalecer a capacidade cognitiva e a compreensão do que acontece ao redor.
Esses são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, definidos segundo a Base como:
Conviver
Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Brincar
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
Participar
Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
Explorar
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Expressar
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Conhecer-se
Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Para que servem esses eixos da Educação Infantil?
A ideia é que a partir dos eixos da Educação Infantil, as crianças pequenas possam aproveitar o processo de aprendizagem no lugar de se concentrar apenas no desempenho. Da mesma forma, os educadores e pais ganham mais espaço para enfatizar a alegria de experimentar as atividades e aprender algo novo, assim como mais tempo para ajudar as crianças a compreender que os erros são uma parte normal e bem-vinda do aprendizado.