Buscar

Inteligência Emocional e Estratégias de Enfrentamento AVALIAÇÃO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inteligência Emocional e Estratégias de Enfrentamento AVALIAÇÃO II
1 Conforme Amaral e Guerra (2022, p. 64), “[...]o impulso nervoso gerado em um neurônio pode ser repassado a outro por meio de substâncias químicas – os neurotransmissores – nos locais de conexão entre os neurônios – as sinapses”. Frente ao exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Disfunções que acontecem em determinadas regiões cerebrais ou mesmo falhas de caráter bioquímico que atingem os neurotransmissores do sistema nervoso central podem desencadear algum transtorno emocional.
II- O cérebro pode ser moldado por práticas e interações sociais. Mais do que alterar o comportamento, as interações sociais delineiam novos mecanismos cerebrais através da neuroplasticidade, moldando a forma, o tamanho e o número de neurônios.
III- Conforme o ciclo vital vai se desenrolando na vida de uma pessoa, é possível observar que seu cérebro vai se desenvolvendo. Por isso, falar de inteligência emocional na infância é diferente do que falar de inteligência emocional na vida adulta.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: AMARAL, Ana Luiza Neiva do; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI - Serviço Social da Indústria. Departamento Nacional - DN, 2022. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2022/10/neurociencia-e-educacaoolhando-para-o-futuro-da-aprendizagem/#neurociencia-e-educacao-olhando-para-ofuturo-da-aprendizagem. Acesso em: 16 mar. 2023.
A. As sentenças I, II e III estão certas.
B. Somente a sentença II está correta.
C. Somente a sentença III está correta.
D. Somente a sentença I está correta.
2 Apesar do grande sucesso que foi o teste de QI na época de sua criação, e até mesmo sua popularidade atualmente como um método de medir a inteligência de cada indivíduo, ele sofreu grandes críticas de outros estudiosos, após o surgimento de outros estudos sobre a inteligência humana, sendo uma delas acerca de seu funcionamento, por ignorar outras inteligências, e somente considerar a inteligência linguística e matemática como inteligência. Sobre as críticas ao teste de QI, analise as seguintes sentenças: 
I- Um importante autor que questiona o funcionamento do teste é Daniel Goleman, em seu livro sobre inteligência emocional, ele critica o método do teste, uma vez que ignora completamente a inteligência emocional do indivíduo. 
II- Outra ofensa acerca do teste é do psicólogo Howard Gardner, autor da Teoria das Inteligências Múltiplas, que também ressalta a crítica a forma em que o teste trata a inteligência, como algo padrão em todos os indivíduos. 
III- Apesar das críticas sofridas, o teste de QI ainda é muito popular e bem visto no meio acadêmico, uma vez que a teoria das inteligências múltiplas não apresenta uma forma de igualmente quantificar os diferentes tipos de inteligência. 
IV- Diferente da teoria das inteligências múltiplas, o teste de QI impede que pessoas com habilidades completamente distintas sejam vistos como igualmente inteligentes. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A. Somente a sentença I está correta.
B. Somente a sentença III está correta.
C. As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D. Somente a sentença II está correta.
3 Utilizar a Teoria das Inteligências Múltiplas na intervenção fonoaudiológica exige do profissional da área que preparação para superar alguns desafios e estar atento aos facilitadores desta articulação. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Facilitador. 
II- Desafio. 
( ) Experiência na atuação. 
( ) Aproximação entre teorias e práticas. 
( ) Pacientes que não falam. 
( ) Sensibilidade para detectar interesses. 
( ) Pouca experiência profissional. 
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
A. I - II - II - I - II.
B. I - I - II - I - I.
C. II - II - I - I - II.
D. I - II - II - II - I.
4 Segundo a teoria de Gardner, a inteligência é responsável por nossas habilidades para criar, solucionar problemas e realizar projetos, inseridos em um determinado contexto cultural. Nesse sentido, cada indivíduo possui alguns tipos diferentes de capacidade que caracterizam sua inteligência. Sendo essas capacidades: A inteligência como habilidade para criar, a inteligência como habilidade para resolver problemas, e a inteligência como habilidade para contribuir em um contexto cultural. De acordo com a presença das respectivas capacidades, são assim desenvolvidos os diferentes tipos de inteligências. Sobre as características de cada inteligência, analise as seguintes sentenças: 
I- Fazem parte dos diferentes tipos de inteligência: Inteligência Linguística, Inteligência Lógico-Matemática, Inteligência Espacial, Inteligência Corporal-Cinestésica, Inteligência Musical, Inteligência Interpessoal, Inteligência Intrapessoal e Inteligência Naturalista. 
II- A inteligência espacial consiste na capacidade de utilizar os números para calcular a metragem de qualquer ambiente, tendo assim um raciocínio lógico e preciso. 
III- A inteligência interpessoal consiste na capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas. Isso pode incluir sensibilidade a expressões faciais, voz e gestos. 
IV- A inteligência interpessoal consiste no autoconhecimento e na capacidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento. Essa inteligência inclui possuir uma imagem precisa de si mesmo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A. As sentenças I e III estão corretas.
B. Somente a sentença I está correta.
C. As sentenças II e III estão corretas.
D. As sentenças I, III e IV estão corretas.
5 A partir dos estudos de Sawada, sobre as pesquisar científicas de diversos autores do Brasil e Espanha, que tinham em comum o estudo da qualidade de vida de pacientes com câncer em tratamento quimioterápico. A partir dessas 28 pesquisas foram identificados três eixos conciliatórios, sendo: avaliação da qualidade de vida em diferentes tipos de câncer, fatores sociodemográficos que influenciaram a qualidade de vida, o tipo de câncer e as intervenções que melhoram a qualidade de vida. Alguns pontos foram levantados por Sawada, a partir desse estudo. Considerando esses pontos evidenciados, assinale a alternativa CORRETA:
A. O fármaco metilfenidato e guaraná não se fizeram efetivos a fadiga dos pacientes submetidos à quimioterapia.
B. Terapias complementares, tais como: acupuntura, visualização com imagem guiada, prática de oração e exercícios não contribuíram na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia;
C. a produção científica foi preponderantemente efetivada em solo espanhóis
D. A qualidade de vida dos pacientes é prejudicada de diversas formas pelo tratamento quimioterápico
6 Nos estudos de Binet, que em 1905 criou o primeiro teste de QI, o ser humano é avaliado no grau de suas capacidades de compreensão, de invenção, de direção, de censura, entre outras, mas basicamente abordando compreensões lógico-matemática, visuoespacial e verbolinguística. Sobre a o teste de QI, analise as seguintes sentenças: 
I- O teste tinha como pressuposto, que a idade cronológica sempre coincide com a idade mental, independente do resultado obtido. 
II- O conceito de Quociente de Inteligência (QI) foi alcançado por meio da divisão entre a idade mental (aferida no teste) e a idade cronológica, multiplicada por cem (100) para evitar o uso de casas decimais. 
III- Na época do experimento, Binet e Simon estabeleceram que um QI igual a 200 equivaleria a uma criança normal, ou seja, a sua idade mental seria igual a sua idade cronológica. 
IV- A partir da análise dos testes, as crianças que apresentassem um QI menor que 100 eram consideradas retardadas em seu desenvolvimento, e as que apresentassem QI maior que 100 seriam precoces.
Assinale a alternativa CORRETA
A. Somente a sentença IV está correta.
B. As sentenças II e IV estão corretas.
C. As sentenças I, III e IV estão corretas.
D. As sentenças I e II estão corretas.
7 O desenvolvimento de pesquisas científicas que têm o objeto de investigar a necessidadedo desenvolvimento da inteligência emocional dos profissionais de saúde é de grande importância para a efetivação dos resultados obtidos, pois é somente a partir daí que ocorre a profunda análise e discussão, com resultados práticos e pesquisas de campo sobre o tema em questão. Na medida em que pesquisas sobre o tema são feitas e publicadas, servem de informação dentro dos cursos de formação acadêmico e profissionalizantes. Sobre a importância das pesquisas científicas na vida prática dos profissionais da saúde, analise as seguintes sentenças. 
I- Apesar do interesse válido dos pesquisadores em investigar temáticas que podem contribuir de alguma forma para o funcionamento de alguma área da sociedade, elas pouco têm influência prática, pois sempre permanecem no ambiente acadêmico, não chegando aos diretamente afetados. 
II- Uma vez que um tema cria grande proporção nas discussões acadêmicas, esse se mostra importante, estando presente desde o início da formação dos futuros profissionais, fazendo com que eles levem para a vida profissional aquilo que aprenderam a partir dessas pesquisas. 
III- Tendo em vista a relutância da grande maioria dos profissionais da saúde em refletir sobre a importância da inteligência emocional na sua área de atuação, as pesquisas têm dificuldade de incorporação. 
IV- Ainda que as pesquisas sejam muito importantes para a disseminação do desenvolvimento da inteligência emocional de profissionais, é necessário que cada enfermeiro busque também, por iniciativa própria, desenvolver competências emocionais e aprender sobre como gerir as emoções. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A. As sentenças I, II e IV estão corretas.
B. As sentenças I e III estão corretas.
C. As sentenças I e II estão corretas.
D. As sentenças II e IV estão corretas.
8 A Teoria das Inteligências Múltiplas pode enriquecer o atendimento fonoaudiológico à medida que esse atendimento incorpore estratégias terapêuticas, que englobe não somente a terapia fonoaudiológica em linguagem, mas também outras áreas de interesse do paciente, bem como outros tipos de inteligência. Quais aspectos devem ser observados pelo fonoaudiólogo?
A. Potencialidades, dificuldades, interesses e déficit da linguagem oral/inteligência linguística.
B. Potencialidades, desejos, capacidades.
C. Déficit da linguagem oral/inteligência linguística, capacidade linguística.
D. Déficit da linguagem oral/inteligência linguística, condições sociolinguísticas.
9 Diante de teoria das múltiplas inteligências desenvolvida por Gardner, é possível notar que o método de ensino nas escola tende a valorizar um tipo de inteligência e a ignorar outras, dessa maneira grande parte dos alunos ou não tem seu potencial total desenvolvido por ser obrigado a desenvolver outras áreas das quais não tem muito habilidade, ou ainda abandona o ensino por não se sentir parte dele. Como seria o espaço da sala de aula com uma metodologia pensada segundo a teoria das inteligências múltiplas de Gardner? Com base no ambiente escolar em conformidade com a teoria das inteligências múltiplas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Deveria ser um ambiente positivo que incentive os alunos a imaginar soluções e explorar possibilidades. 
( ) Os erros dos alunos devem ser evidenciados e repreendidos, para que assim não voltem a comete-los. 
( ) Deve haver um processo de refinamento das ideias a partir de discussões, em que todas as reflexões são bem-vindas.
( ) Se caracteriza como um espaço que gera cooperação, onde os alunos se sintam trabalhando num ambiente que proporcione sentido para eles, para que possam se engajar nos processos de aprendizagens. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A. V - F - V - V.
B. F - F - V- V.
C. V - V - F- F.
D. V - F - F - V.
10 Durante a história a inteligência foi objeto de pesquisa e de análise de diversos estudiosos, tentando mensurar o tamanho da inteligência de cada indivíduo, seu limite e o que é a inteligência. Mesmo assim, apesar de muitos avanços no seu entendimento, e várias descobertas, a inteligência ainda é um tema de alto grau de complexidade, e a existência de diferentes tipos delas, dependendo do desenvolvimento de competências em cada pessoa, amplia ainda mais a necessidade de seu estudo. Com base nos estudos sobre a inteligência, assinale a alternativa CORRETA:
A. A partir do teste de raciocínio verbal matemático desenvolvido pelo psicólogo Alfred Binet, o alemão Wilhelm Stern desenvolveu um sistema de pontuação para o teste, sendo esse o teste de QI
B. A partir dos testes pode se concluir que a inteligência de cada indivíduo independe totalmente dos fatores genéticos, mas sim, do conhecimento que vai adquirindo durante a vida.
C. A partir da criação do teste de QI, as concepções sobre a inteligência foram mudando, passando a ser entendida a partir do conceito da tábula rasa, do filósofo John Locke
D. A partir desse estudo, se passou a entender que a inteligência esta amplamente e totalmente condicionada a fatores genéticos, não importando seu desenvolvimento durante a vida.

Mais conteúdos dessa disciplina