Buscar

PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE TELE AULA -I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE
	 TELEAULA I
	
	
	
	1)Com relação à intervenção psicológica em contextos específicos, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		
	a. O principal foco de intervenção do psicólogo do esporte é o diagnóstico e o tratamento de transtornos psicológicos, a fim de se garantir o alto rendimento dos atletas. 
	
	b. O principal foco de intervenção do psicólogo do esporte é garantir o alto rendimento dos atletas, considerando diferentes aspectos comportamentais. 
	
	c. O psicólogo do esporte deve atuar em diferentes áreas, como alto rendimento, escolar e lazer. 
	
	d. A psicologia moderna visa à atuação do psicólogo no alto rendimento. 
	
	e. Todas as alternativas estão erradas. 
	
	
	
	
	
	
	2)Assinale a opção correta acerca da Psicologia do Esporte: 
	
	
	
	
		
	a. As atividades do psicólogo do esporte incluem a realização de atividades clínicas como psicodiagnóstico, treinamento mental e aconselhamento. 
	
	b. Possui uma subárea educacional que é voltada para a escolarização de atletas com menos de cinco anos de educação formal. 
	
	c. As funções do psicólogo esportivo incluem educar técnicos e atletas quanto aos princípios que norteiam o comportamento humano, excluindo do escopo de sua atuação os dirigentes e demais envolvidos no contexto do esporte. 
	
	d. É conceituada como uma subárea da Psicologia que prioriza, em suas atividades, a descrição do comportamento motor de atletas profissionais e amadores. 
	
	e. A capacidade de desempenho de um atleta é desvinculada de variáveis de personalidade. 
	
	
	
	
	
	
	3)Para a Psicologia do Esporte, a performance de excelência é definida como um desempenho atlético e consistente dentro de um período de tempo estendido. Para obter tal performance, os atletas precisam adquirir capacidades e habilidades nos campos de domínio fisiológico, técnico, cognitivo-tático e emocional. Como domínio emocional é considerado: 
	
	
	
	
		
	a. O controle emocional que envolve a capacidade do atleta de monitorar e exercer controle sobre suas próprias emoções por meio de técnicas de superação + a submissão ao acompanhamento psicoterápico profundo. 
	
	b. O controle emocional + as habilidades psicológicas de motivação, estabelecimento de metas, controle da ativação, autoconfiança, atitude positiva, habilidades interpessoais, imaginação e treinamento mental. 
	
	c. A submissão ao acompanhamento psicoterápico profundo, que poderá permitir a elaboração de temores e traumas que dificultem a vitória, + o desenvolvimento de habilidades psicológicas como motivação, imaginação e controle mental. 
	
	d. A submissão ao acompanhamento psicoterápico profundo + a participação em terapia de grupo, que propiciará a formação de vínculos de confiança com os demais membros da equipe. 
	
	e. O controle emocional, que envolve a capacidade do atleta de monitorar e exercer controle sobre suas próprias emoções por meio de técnicas de superação, + a participação em terapia de grupo, que propiciará a formação de vínculos de confiança com os demais membros da equipe. 
	
	
	
	
	
	
	4)Motivação (do latim movere , mover) designa a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras, é o impulso interno que leva à ação. Assim, a principal questão da Psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?". O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantêm determinadas ações. Sabemos que para isso ocorrer é necessário um dos dois tipos essenciais de motivação, classificados como intrínsecos e extrínsecos.
 
A respeito dos fatores extrínsecos e intrínsecos ligados aos aspectos motivacionais, analise as alternativas e identifique a incorreta : 
	
	
	
	
		
	a. A ausência de recompensas extrínsecas é frequentemente determinada a partir de motivações intrínsecas, ou seja, a maioria das pessoas usa uma atividade na qual as recompensas extrínsecas não estão presentes. 
	
	b. As pessoas empenham-se em comportamentos motivados internamente, mesmo quando não há recompensas ou reforços externos evidentes. 
	
	c. A motivação intrínseca pode ser definida como fazer uma atividade para si mesmo, ausente de interesse e para a satisfação e prazer tirados simplesmente de sua execução. 
	
	d. A motivação extrínseca pertence a uma ampla variedade de comportamentos, em que as metas de ação se estendem além do interesse pelo esporte. 
	
	e. Comportamentos intrinsecamente motivados são aqueles que a pessoa não determina sua ação a uma satisfação interior de prazer.

Mais conteúdos dessa disciplina