Buscar

Processos de Fabricação II - Processos de Conformação e Fundição

Prévia do material em texto

Nos estudos dos comportamentos de processos de deformação plástica, como laminação, forjamento, trefilação e outros, são observadas diversas características. Realizando uma análise, podemos concluir e considerar os processos de transformação podem ser classificados e divididos com base nessas características. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre deformação plástica, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem diversos processos de conformação, com aplicações variadas em diversos segmentos, esses processos apresentam diversas classificações e devem e podem ser divididos por tipo de material. 
II. Tensões externas em processos são partes consideradas de grande importância em processos de conformação.
III. As temperaturas empregadas em processos de conformação são irrelevantes, pois o que importa é o material a ser conformado.
IV. Em processos de conformação, existe um processo específico que se torna de grande importância. Ele apresenta a difusão do material, processo utilizado em metalurgia do pó.
Está correto apenas o que se afirma em:
R; I, II e IV.
O processo de laminação é um processo técnico de produção de peças que apresenta diversas características, de trabalho e de aplicação.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, pode-se afirmar que, do ponto de vista técnico, a laminação é um processo:
R; em que uma peça ou corpo sólido é forçado a passar entre dois cilindros disposto em cada lado do corpo.
Leia o trecho a seguir:
“A ordenação atômica em sólidos cristalinos, índica que pequenos grupos de átomos formam padrão repetitivo.”
Fonte: CALLISTER JR, Willian D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma introdução. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Saraiva, 2002. p. 21.
Considerando a citação e o conteúdo estudado sobre ordenação atômica, podemos concluir que:
R: é o fator que nos leva ao estudo da célula cristalina.
O processo de laminação apresenta especificações técnicas em função do seu respectivo uso, e, ainda, dependendo das dimensões e de sua estrutura, o processo pode ser realizado a quente ou a frio. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos de laminação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Cada material ou produto final resultante do processo de laminação deve estar de acordo com uma série de especificações técnicas em função do seu respectivo uso. Assim, a depender das dimensões e de sua estrutura, o processo pode ser realizado a quente ou a frio.
II. ( ) No processo de laminação à quente, a temperatura do material é elevada acima da temperatura de recristalização da peça.
III. ( ) No processo de laminação a frio, o objetivo é diminuir a resistência à deformação plástica para a fabricação da peça em cada passagem do material pelos cilindros, o que permite a recuperação da estrutura do metal, reduzindo o encruamento nos passos subsequentes.
IV. ( ) O processo de laminação à frio tem sua maior aplicação em operações de desbaste, em que as peças necessitam de reduções significativas de sua seção transversal.
V. ( ) No processo de laminação a frio, diferentemente do processo de trabalho a quente, a temperatura encontra-se abaixo da temperatura de recristalização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: V, V, V, F, V.
Em todos os processos de conformação plástica, temos a aplicação de tensões externas e internas, é determinado limite de resistência, aplicação de tensões nas peças envolvidas, forças de ferramentas e máquinas, e diversas outras questões nas futuras utilizações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre todos os processos de conformação plástica, analise as afirmativas a seguir.
I. Temos processos de conformação plástica para os quais as tensões aplicadas são inferiores ao limite de resistência à ruptura.
II. Temos processos de conformação por usinagem, para os quais as tensões aplicadas são sempre superiores ao limite mencionado, sendo a forma final.
III. Todos os processos de conformação também são denominados “processos de conformação mecânica”.
IV. Todos os produtos metálicos produzidos são submetidos, em um ou mais estágios de seu processamento, aos processos de conformação plástica.
V. Os processos de conformação plástica dos metais permitem a fabricação de peças, apenas no estado sólido, com características controladas durante o processo. 
Quais são as afirmativas que estão corretas?
R: I, II e III.
O processo de conformação consiste na alteração da forma de corpos. O corpo tem sua forma alterada por esforços tensionais, promovidos por esforços mecânicos ou processos metalúrgicos.
De acordo com tal afirmação e com o conteúdo que foi estudado sobre laminação, podemos concluir que:
R: o processo é definido conforme o material e a necessidade de aplicação.
O processo de laminação apresenta características durante toda a realização, desde a escolha do material até as ferramentas usadas, porém duas situações são primordiais para o sucesso do processo, temos a relação da distância dos cilindros e a espessura da peça que é trabalhada. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os processos de laminação, analise as afirmativas a seguir
I. A passagem entre os cilindros com reduzida distância entre si resulta na gradativa diminuição da seção transversal da peça.
II. A passagem entre os cilindros com ampliada distância entre si resulta na gradativa diminuição da seção transversal da peça.
III. A passagem entre os cilindros com reduzida distância entre si resulta no gradativo aumento da seção transversal da peça.
IV. A passagem entre os cilindros com reduzida distância entre si resulta na gradativa diminuição da seção longitudinal da peça.
V. O forjamento não diz respeito aos processos de laminação, sendo um possível processo anterior.
Está correto apenas o que se afirma em:
R: I e V.
Nos estudos dos processos de conformação plástica, observamos que todos eles podem ser classificados de acordo com alguns critérios. Porém, temos algumas características que são elementares nessa classificação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre deformação plástica, é correto afirmar que, dentre as características elementares nessa classificação, as mais importantes são:
R: esforço predominante; a temperatura de trabalho; forma do material, produto final.
Leia o trecho a seguir:
“Materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual os átomos ou íons estão arranjados em relação uns aos outros.”
Fonte: CALLISTER JR, Willian D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma introdução. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Saraiva, 2002. p. 21.
A partir da citação e do conteúdo estudado sobre materiais sólidos, podemos concluir que:
R: todas as propriedades estão voltadas para o que ocorre entre as ligações químicas nos materiais.
No estudo de estruturas cristalinas, um ponto importante é o fator de empacotamento atômico (FEA), ele determina a fração do volume da célula unitária que corresponde ao volume de esferas rígidas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre esse empacotamento atômico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O FEA – Fator de Empacotamento atômico representa a fração do volume de uma célula unitária sobre o volume total da célula.
II. ( ) No CFC o FEA – Fator de Empacotamento atômico é de 0,74, que consiste no mínimo empacotamento possível.
III. ( ) Duas características principais cristalinas são o número de coordenação e o fator de empacotamento atômico.
IV. ( ) As posições dos vértices e faces apresentam valores desiguais nas estruturas cristalinas.
V. ( ) Os metais apresentam valores de empacotamento altos para maximizar a proteção da nuvem de elétrons.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: V, F, V, F, V.
Nos metais, a estrutura cristalina que apresenta geometria cúbica tem átomos localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas asfaces do cubo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, é correto afirmar que chamamos essa estrutura de:
R: CFC – Cúbica de Faces Centrada.
No conteúdo estudado sobre os processos de conformação, utilizamos o termo trabalho a quente e o termo trabalho a frio, que relacionam as temperaturas de trabalho dos metais aplicados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os processos descritos, o que podemos concluir sobre cada um é que: 
R: o processo de conformação mecânica pode ser dividido conforme temperatura de trabalho, pois, determinará o método e a utilização do mesmo.
Na metalurgia, são estudados diversos processos e métodos de conformação, que podem ser realizados em uma única etapa ou em diversas. Após a realização deles, teremos uma peça final.
Considerando o conteúdo estudado sobre o assunto, pode-se afirmar que os objetivos desses processos são a obtenção de produtos finais com especificação de: 
R: dimensão e forma, propriedades mecânicas e condições superficiais.
As ligações dos átomos nos materiais metálicos têm grande importância, a partir das formas que essas ligações se apresentam, realizamos a caracterização e a nomenclatura dessa célula cristalina.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estrutura cristalina, analise as afirmativas a seguir. 
I. A estrutura cristalina que possui uma célula unitária cúbica, com átomos em todos os oito vértices e apenas um no centro, é conhecida como cúbica de corpo centrado (CCC).
II. Na indicação da nomenclatura da célula estudada, se faz simples e fácil a utilização das iniciais de cada célula unitária. Assim, nomeamos CFC e CCC, respectivamente, cúbica de faces centradas e cúbica de corpo centrado.
III. A estrutura cristalina que possui uma célula unitária cúbica, com átomos em todos os oito vértices e apenas um no centro e um em cada face, é conhecida como cúbica de corpo centrado (CCC).
IV. A estrutura cristalina que possui uma célula unitária cúbica, sem átomos em seus oito vértices e apenas um no centro, é conhecida como cúbica de corpo centrado (CCC).
V. A estrutura cristalina que possui uma célula unitária cúbica, sem átomos em seus oito vértices e átomos em suas faces, são conhecidos como cúbica de corpo centrado (CCC).
Está correto apenas o que se afirma em:
R: I e II.
Em processos de conformação mecânica de forjamento é necessário sempre considerar as matrizes de forjamento como itens primordiais do processo, pois essas ferramentas possuem o formato exato da peça final. Visto isso, é possível afirmar que na fabricação de matrizes, certos fatores sempre devem ser considerados para que o projeto seja bem-sucedido. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, pode-se afirmar que os fatores indispensáveis na produção dessas ferramentas são:
R: concentração do metal, sistema de referência entre as duas meias matrizes e canais de rebarbas.
Ao analisar o processo de conformação mecânica de forjamento, é possível verificar a amplitude de características que este processo apresenta, desde os materiais para a fabricação até os materiais que são conformados. No entanto, existe uma diferenciação em relação a divisão dos processos utilizados. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamentos, pode-se afirmar que os processos de conformação podem ser divididos em dois grupos, que são:
R: processos mecânicos e processos metalúrgicos.
Um dos processos mais importantes e aplicados na indústria mecânica é o processo de forjamento. Neste método existem diversas características e aplicações que são determinantes para a realização correta do método de forjamento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o processo de forjamento:
R: ocorre por prensagem ou utilização de martelos.
No processo de conformação mecânica de forjamento temos diversos métodos que podem ser utilizados, e cada método apresenta características que os diferem uns dos outros. Visto isso, é possível afirmar que são aplicados termos que visam determinar modelos e métodos diferentes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, pode-se afirmar que são processos de conformação mecânica de forjamento:
R: o forjamento em matriz, a prensagem e o forjamento simples ou livre.
Em processos de conformação mecânica de forjamento um determinado método é utilizado para garantir que a peça final não apresente falhas superficiais. Nesse método, rebarbas são mantidas nas peças para serem retiradas posteriormente, a fim de garantir que a superfície esteja completa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, podem-se afirmar sobre os quatro tipos de canais de rebarbas utilizados em processos de forjamento que: 
R: o primeiro se apresenta na metade superior da matriz, o segundo é simétrico, o terceiro se apresenta na metade inferior e o último está em aberto, quando não existem limites de volume de metal.
Quando se trata de processos de conformação mecânica de forjamento, há um método que se destaca entre os processos de forjamento, chamado de forjamento em matriz. Nesse processo, a escolha do material de fabricação das matrizes se torna fator crucial para o aumento da vida útil da ferramenta.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, pode-se afirmar que no forjamento em matriz:
R: há deformação do metal utilizando-se matrizes fechadas.
No processo de conformação mecânica de forjamento, é de suma importância a aplicação do material correto para a fabricação das ferramentas, pois, cada material apresenta uma faixa correta de trabalho. A utilização do material adequado visa aumentar a vida útil da ferramenta e atender a especificação do processo como um todo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamentos, pode-se concluir que:
R: devemos obedecer a valores mínimos e máximos, sendo que o valor mínimo é aquele em que não ocorre encruamento, e o valor máximo é aquele em que ocorre a fusão incipiente do material.
No processo de forjamento, os materiais envolvidos e especificados devem obedecer a determinados parâmetros para o controle do processo, do seu inicio ao término. No que diz respeito às ligas utilizadas, o aço carbono é um material que apresenta uma ampla faixa de porcentagem de carbono e ferro, e sua temperatura deve ser controlada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os processos de forjamento, pode-se afirmar que, para esta liga metálica de ferro e carbono, a faixa está:
R: entre 800°C e 1000°C.
Dentre os processos de conformação mecânica de forjamento podemos destacar o processo de prensagem, pois este apresenta uma característica própria que o diferencia dos outros. Este processo também é realizado quando o resultado final da superfície é fator importante.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, pode-se afirmar que a característica própria do processo de prensagem, mencionada no texto apresentado anteriormente, é: 
R: que o forjamento é realizado de forma gradual.
Nos processos de conformação mecânica de forjamento, é possível afirmar que algumas características são fundamentais no momento da escolha dos métodos de aplicação. A temperatura, as resistências e a velocidade de deformação são fatores que devem ser levados em consideração. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os processos de forjamento, pode-se afirmar que:
R: temperatura de trabalho, escorregamento lateral e velocidade de deformação são fatores ligados diretamente à resistência do metal conformado.
Em processos de conformação mecânica por forjamento há diversos métodos, que se diferenciam por apresentarem características distintas entre si. Tendo isto em mente, é possível comparar essas características e escolher um método que seja ideal para determinada aplicação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, pode-se afirmar que no processo de conformação com a utilização de martelos:R: aplicam-se golpes repetitivos e com alta velocidade.
Nos processos de conformação mecânica de forjamento, o comportamento do material quando o relacionamos com a temperatura de trabalho de forjamento é um aspecto que deve sempre ser considerado, visando adequar a influência da temperatura de trabalho à ferramenta e ao material trabalhado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, pode-se afirmar que, com a mudança de temperatura, é necessário controlar:
R: as variações de dimensão do metal conformado e a concentração do metal.
Nos processos de conformação mecânica de forjamento existe um método que garante o alinhamento entre as ferramentas, isto é, uma forma de manter alinhadas a matriz superior e a matriz inferior, a fim de deixar a peça final alinhada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, pode-se afirmar que há dois métodos para garantir o alinhamento entre matrizes, que são: 
R: utilizar colunas opostas entre as matrizes, e utilizar sedes cônicas complementares entre as matrizes, no formato macho e fêmea.
Para a aplicação do processo de forjamento, é necessário estudar qual é o método que apresentará o melhor produto final, considerando que esse mesmo produto apresentará características próprias do método escolhido e do trabalho realizado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, pode-se afirmar que no processo de forjamento de prensas: 
R: as camadas atingidas pela compressão são mais profundas e regulares.
Em processos de conformação mecânica de forjamento é necessário sempre considerar as matrizes de forjamento como itens primordiais do processo, pois essas ferramentas possuem o formato exato da peça final. Visto isso, é possível afirmar que na fabricação de matrizes, certos fatores sempre devem ser considerados para que o projeto seja bem-sucedido. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forjamento, pode-se afirmar que os fatores indispensáveis na produção dessas ferramentas são:
R: concentração do metal, sistema de referência entre as duas meias matrizes e canais de rebarbas.
Para a realização do processo de forjamento, há algumas possibilidades de processos. Entre eles, há os processos de conformação de forjamento, em que o mais utilizado é o processo que é intitulado de forjamento simples.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de forjamento simples, pode-se afirmar que: 
R: é um método em que são utilizadas matrizes abertas e ferramentas simples, e a deformação é obtida por golpes repetitivos.
O processo de conformação de estampagem é baseado na aplicação de forças e na alteração da estrutura do material. As temperaturas de trabalho também são fundamentais na realização do método.
Assim, considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre processo de estampagem, podemos afirmar que:
R: as operações de conformação de chapas são efetuadas a frio.
Dentro dos diversos tipos de processos de conformação mecânica, o processo de usinagem, tem grande aplicação na indústria em geral, pois ele pode ser aplicado em diversos materiais, e não somente em metais, mas também em polímeros, madeiras e cerâmicos. A operação de torneamento é um dos processos mais aplicados dos existentes na usinagem.
Considerando essas informações e os princípios estudados em usinagem, podemos concluir que o torneamento é:
R: a operação na qual um sólido é posto a girar ao redor do eixo de uma máquina, que executa a função de retirada de material desse sólido, onde ocorrer o contato com a ferramenta
Em processos de conformação mecânica de estampagem, temos diversos processos e, em todos eles, as forças aplicadas externamente são de grande importância. Diversas vezes, essa força é calculada para a utilização na ferramenta de corte chamada punção. Ainda assim, devemos obedecer as sequências exatas em todos os processos. 
Conforme o conteúdo e as informações dadas sobre o processo de estampagem, pode-se afirmar que a força máxima de estampagem exercida pelo punção ocorre:
R: logo no início da operação de estampagem para, logo a seguir, assim que o punção começa a penetrar na matriz, cair visivelmente de intensidade.
Nos conceitos estudados no processo de estampagem, é observada uma série de características. Todas elas são importantes para a utilização desse método e na aplicação de peças estampadas.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre estampagem, podemos concluir que: 
R: o processo de estampagem é um conjunto operações nas quais a chapa adquire uma nova forma geométrica quando submetida a um processo de conformação.
É grande o leque de procedimentos e métodos utilizados em processos de estampagem. Existem situações que são simples e outras que apresentam maior complexidade, e são casos que devem ser tratados de formas diferentes, necessitando de maior atenção no aspecto técnico.
Tendo em vista essas informações e o conteúdo estudado sobre estampagem, podemos afirmar que:
R: um corte ou um rebaixo são processos simples de estampagem, porém temos situações em que se fazem necessárias mais operações.
Em processos de conformação mecânica de estampagem, temos alguns métodos que apresentam características que os diferem uns dos outros. Essas características contemplam os métodos utilizados e suas aplicações. Entre esses métodos, temos o método de estampagem profunda. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estampagem, pode-se afirmar que os grupos de estampagem profunda são:
R: reestampagem e reestampagem reversa de copos, reestamparem de caixas, conformação rasa, reestampagem de painéis e conformação profunda.
Podemos observar que os processos de conformação mecânica de usinagem apresentam características que usualmente completam outros processos de conformação mecânica. Após a usinagem, o objeto se encontra, na maioria das vezes, finalizado. 
Do ponto de vista técnico, o processo de usinagem oferece dois aspectos para a peça processada, que são:
R: melhor acabamento superficial e características que não são atingidas com métodos tradicionais.
Os processos de conformação mecânica de usinagem tratam-se de um tipo de processo complexo que apresenta diversas vertentes. Ele é, no entanto, um processo que é visto como finalização de outros, por apresentar controle um controle dimensional apurado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre usinagem, pode-se afirmar que: 
R: o processo de usinagem confere à peça capacidade de apresentar dimensões precisas e superfícies extremamente regulares.
Na realização de um processo de estampagem, as forças envolvidas são pontos de estudo, pois trata-se da relação de condição positiva ou negativa para a realização do processo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estampagem, podemos afirmar que: 
R: após a aplicação de forças, a peça é flexionada e a região deformada apresenta tensões de tração em uma superfície e de compressão na superfície oposta.
Em processos de conformação mecânica de usinagem, temos basicamente três itens, sendo que um deles é o equipamento, ou seja, a máquina que vai realizar o trabalho. O segundo item é a peça, que se trata da matéria prima que vai dar forma ao objeto final. O terceiro é exatamente o material que a ferramenta vai retirar da matéria prima e que não será aproveitado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, é correto afirmar que a porção da peça que é retirada com a utilização de ferramentas de desbastes é denominada: 
R: cavaco.
Para a realização correta do processo de estampagem, é necessário conhecimento técnico, matéria-prima correta para trabalho e aplicação de ferramentas exatas de estampagem.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estampagem, podemos concluir, a respeito desse processo que: 
R: prensas e as ferramentas de estampagem são equipamentos necessários para a realização do processo de estampagem.
Em processos de conformação mecânica de estampagem temos diversosexemplos. Entre eles, um processo que se caracteriza por ter a condição de finalizar uma peça, conferindo um perfeito acabamento ao final do processo. Trata-se do processo de dobramento, que finaliza a peça em diversos casos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estampagem, pode-se afirmar que: 
R: para a realização de dobramentos, temos o formato de uma tira. Nele, os esforços são aplicados em duas direções opostas para promover a flexão e a deformação plástica.
Dentro dos diversos tipos de processos de conformação mecânica, o processo de usinagem, tem grande aplicação na indústria em geral, pois ele pode ser aplicado em diversos materiais, e não somente em metais, mas também em polímeros, madeiras e cerâmicos. A operação de torneamento é um dos processos mais aplicados dos existentes na usinagem.
Considerando essas informações e os princípios estudados em usinagem, podemos concluir que o torneamento é:
R: a operação na qual um sólido é posto a girar ao redor do eixo de uma máquina, que executa a função de retirada de material desse sólido, onde ocorrer o contato com a ferramenta.
Em processos de conformação mecânica de usinagem, temos diversos métodos, com aplicação em diversos segmentos, não somente na indústria mecânica e metalúrgica. Trata-se de processos nos quais são utilizadas diversas máquinas e ferramentas.
Considerando as informações e o conteúdo estudado, é correto afirmar que os processos de usinagem são:
R: furação, fresamento, serramento e torneamento.
No processo de conformação mecânica de estampagem observamos que, após uma peça passar pelo método completo, será conferida a ela características peculiares do processo de laminação, que são tidas como objetivo das variações dos métodos existentes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir. 
I. O dobramento é feito em uma pequena parte ou em uma pequena dimensão da extremidade do esboço, sendo denominado flangeamento. 
II. Quando realizado o rebordamento, que é um dobramento completo da borda de um esboço, essa borda dobrada pode ser redobrada e unida a outra peça nessa operação para formar uma junta agrafada, como na junção de fundos e laterais de recipientes cilíndricos ou latas pequenas.
III. O processo de enrolamento da ponta, parcial ou total, muitas vezes é realizado para reforçar a borda da peça ou conferir o acabamento a ela, isentando-a de bordas cortantes que impeçam a sua manipulação. 
IV. O nervuramento é feito para dar à peça maior tenacidade e também para lhe conferir aparência de acordo com os conceitos do projeto de sua forma.
V. O estaqueamento é mais uma operação de dobramento, que visa a formação de duas ou mais peças. O enrugamento tem a finalidade, em geral, de permitir a montagem da peça em um conjunto. 
R: I, II, III e V.