Buscar

CONCEPÇÕES DE ESCOLA 1


Prévia do material em texto

(
Concepções de escola, educação e sociedade dos educadores
 
 
)
	
Autor /
Concepção
	
Paschoal Lemme
	
Concepção
de
Sociedade
	
Considerando que suas idéias educacionais foram expressas principalmente entre a década de 30 a 60, podemos destacar que o período de atuação desse importante educador foi marcado pelo momento de reconstrução que estavam presentes no Brasil e no mundo. O autor vivenciou um período em que ocorreram duas grandes guerras mundiais. Mais especificamente no Brasil, tal momento foi marcado pela grande repressão política que era impulsionada pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que assolou o país entre 1937 e 1945.
	
Concepção
de
Educação
	
Paschoal Lemme concebia a educação apenas como um dos elementos para que o Brasil alcançasse a tão esperada transformação social, e não como um elemento principal ou como um motor da modernização social. Sua luta em prol da educação girou em torno principalmente, de discussões sobre a formação dos educadores. Para Lemme, de acordo com o manifesto dos inspetores que centrava sua idéia em qualificar os professores dentro dos novos moldes da escola nova objetivando melhorar a qualidade de ensino ofertado às crianças. Lemme também defendia a valorização da escola e dos profissionais da área da educação. 
	
Concepção
de
Escola
	
Lemme lutou a favor da escola pública e também pela sua democratização, a fim de melhorar a qualidade de ensino oferecido rede pública. Ele estava sempre preocupado em discutir os problemas educacionais enfrentado pelo país. 
Em resumo Paschoal Lemme era defensor do Manifesto dos Pioneiros, que por sua vez defendiam uma escola pública, Universal, Gratuita e Obrigatória, como responsabilidade básica do Estado. 
Paschoal Lemme
Anísio Teixeira
	
Autor /
Concepção
	
Anísio Teixeira
	
Concepção
de
Sociedade
	
É inegável que a partir das décadas de 20, começa a florescer no Brasil, momentos de grandes mudanças que transformaram todas as esferas da sociedade, sejam elas: Educacional, Política, Cultural e econômica. Nestas décadas surgem diversas manifestações que são organizadas na tentativa de marcar um pensamento que tem como objetivo romper com as velhas estruturas da sociedade, em um período em que tais estruturas já haviam sido rompidas no cenário internacional. Valendo ressaltar que no período em que atuou em defesa da educação, vivenciou dois grandes períodos ditatoriais que simbolizaram momentos de grande repressão política, e também vivenciou o período de redemocratização no Brasil. 
	
Concepção
de
Educação
	
Para Anísio, a educação no Brasil era extremamente dualista, ou seja, existiam dois tipos de educação, uma destinada para a elite e outra destinada para os pobres. Anísio reconhecia a expansão da escola, só que tal expansão foi realizada com caráter elitista e não democrático. Anísio acreditava que o problema da educação brasileira encontrava-se no fato de ser arcaica e tradicional que deveria ser superado, onde tal pensamento gerou uma crítica de outro importante educador chamado Florestan Fernandes. Anísio defendia uma escola democrática e igualitária para todos, sem privilégios. Para Anísio a educação por si só, transformaria a sociedade. 
	
Concepção
de
Escola
	
Vale ressaltar que Anísio Teixeira foi um dos mentores e defensores do Manifesto dos Pioneiros, que por sua vez defendia uma escola pública, Universal, Gratuita e Obrigatória, como responsabilidade básica do Estado. Defendia uma Escola Municipalizada e idealizava uma escola democrática e igualitária para ricos e pobres. Acreditava na importância de se fazer um bom diagnóstico do meio social dentro da escola.

Mais conteúdos dessa disciplina