Buscar

História Econômica Geral - AVALIAÇÃO FINAL


Prévia do material em texto

Peso da Avaliação4,00
Qtd. de Questões2
Nota9,00
1O sistema feudal, com sua lógica determinada pela hierarquia social via propriedade da terra, caracteriza-se pela imobilidade do capital, se compararmos com o dinamismo do sistema capitalista. Essa condição também explicaria o destino da riqueza dentro do sistema, com objetivos menos produtivos de excedentes. Disserte sobre como era a predominância das trocas ou o escambo no sistema feudal.
Resposta esperada
Dada a predominância das trocas ou escambo no sistema feudal, os recursos financeiros via impostos, taxas e dízimos, não era considerado capital, ou seja, era improdutivo, acumulado ou usado para a sustentação dos interesses da nobreza e do clero.
Minha resposta
A economia desse período era suprida pelo feudo, ou seja, o senhor feudal quem escolhia quem tinha mais habilidade em fazer os serviços de artesanato e outros itens, então fabricavam entre si sendo autosuficientes, já o escambo ocorria em caso de excesso na produção, ou seja, se a família tivesse uma produção que excedesse seu consumo, então poderia fazer a troca dessa excessão por outro produto que estivesse faltando.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2Admite-se que a globalização surge como consequência do ajuste do sistema capitalista frente às novas dinâmicas de espaço e tecnologias que interferem no sistema produtivo, contribuindo para a adoção de modelos já existentes. Disserte sobre o modelo vigente no processo de globalização.
Resposta esperada
O modelo vigente no processo de globalização é o neoliberalismo, que é a adaptação do modelo liberal apresentado em fases anteriores do capitalismo. O modelo neoliberal ajustou-se às demandas do capitalismo, justamente por defender pautas de gestão que vão ao encontro de práticas necessárias diante dos desafios globalizantes, isto é, intromissão mínima do Estado, condução deste voltadas para objetivos de crescimento econômico da sociedade, abertura comercial, defesa de capitais externos e, consequentemente, desoneração também financeira do Estado. Essas práticas seriam favorecidas pela globalização e vice-versa, e os fenômenos resultantes da nova redefinição do tempo e espaço, favoreceria à prática neoliberal dos governos.
Minha resposta
O imperialismo origina-se com a junção dos monopólios industriais e bancários, que forma o capital financeiro. Os monopólios são a concentração natural do capital em grandes indústrias já constituídas. Estas indústrias acabam controlando setores produtivos inteiros, empregando a maior parte dos trabalhadores e influenciando a economia inteira do país. Os monopólios bancários são muito importantes pois dizem respeito ao financiamento do desenvolvimento do capitalismo. Esta situação altera completamente o papel dos bancos, tornando-os peça fundamental à produção nos moldes capitalistas.
Retorno da correção
Olá, acadêmico(a)! Sua resposta abordou alguns dos elementos da questão com base nos materiais disponibilizados, porém, poderia ter explorado mais os conteúdos fundamentais da disciplina. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.