Buscar

atividade 1


Prévia do material em texto

O planejamento constitui parte importante dos processos de trabalho do assistente social sendo através dele que o assistente social articula criticamente sua intencionalidade com a ação profissional, tratando-se de um processo que envolve o estudo e a compreensão da realidade institucional e social. O planejamento, sobretudo, quando expresso por meio de planos, programas e projetos auxilia a organizar o trabalho a ser executado, pois procura processos reflexivos marcados por aproximações sucessivas ao objeto, que permitem ampliar a consciência dos objetivos e adquirir maior clareza das ações necessárias para o seu alcance.
Os benefícios de um planejamento cuidadoso e confiável dá a cada parte a oportunidade de alocar tempo para todas as atividades e evitar atrasos e estouros de orçamento. Além disso, o processo de planejamento é um componente-chave que continua até o encerramento do projeto e requer muita reflexão de todas as partes.
A atitude investigativa no cotidiano de trabalho do assistente social precisa ser concebida na medida em que possibilita uma ação profissional reflexiva nutrida pela intencionalidade e pelo planejamento. A ação planejada define um horizonte direcionado pelas ações rodeadas pela intencionalidade, portanto, plenas de sentido. 
· BAPTISTA, Myrian Veras. A investigação em Serviço Social CPIHTS - Centro Português de Investigação e História e Trabalho Social. São Paulo: Lisboa/Veras, 2001. 
· CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFSS. Código de Ética Profissional Resolução CFESS n. 273/93, de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, mar. 1993a.
· DIRETRIZES gerais para o curso de Serviço Social (com base no currículo mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 novembro 1996). Formação Profissional: trajetórias e desafios. Cadernos ABESS, São Paulo, n. 7, p. 58-76, 1997.
· 
·

Mais conteúdos dessa disciplina