Buscar

Gestão Pública e Planejamento

Prévia do material em texto

1) Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?
	O Estado herdado é oriundo do Período Militar, com métodos de planejamento que seguiam um estilo autoritário, centralizador, patrimonialista e clientelista, onde, econômica e politicamente, os recursos eram considerados inesgotáveis, (economicamente eram financiados com dívidas impostas a população e, politicamente, devido ao regime ditatorial, qualquer tipo de oposição era sufocada), distanciando totalmente esse modelo de estado, do modelo de Estado Necessário, aquele em que as políticas públicas devem ser voltadas para o atendimento das reais necessidades da população, tornando o estado mais justo e igualitário.
2) De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?
Para que seja possível andarmos em direção ao Estado Necessário, o Planejamento Estratégico Governamental se torna uma importante ferramenta nesse processo. Sendo realizado com eficácia, eficiência e efetividade, tem um papel fundamental, pois o mesmo deverá ser capaz de promover ações pontuais que atendam a real necessidade da população, de acordo com sua própria percepção de realidade, com sua experiência de vida, garantindo, através da relação entre Sociedade e Estado, o bem estar social dessa população.
3) Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?
Administrar é “o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos da organização para alcançar objetivos previamente definidos.” Administração é “a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização”, as duas se assemelham no sentido do termo Administrar, porém, se distanciam na especificidade de cada uma, uma vez que, a Administração Geral, seria a área da administração voltada para o setor privado, empresarial, que tem um enfoque, totalmente, diferente do enfoque que se pretende alcançar com a Administração Pública, que pretende trabalhar com o ambiente público, o coletivo e tudo o que o público representa.
4) Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública?
A administração pública se relaciona com o ambiente público, com enfoque voltado para a produção e organização de políticas e programas em prol do coletivo, enquanto a Gestão Pública, seria o meio pelo qual a Administração Pública põe em prática seus objetivos, ou seja, o gestor é o responsável pelo desenvolvimento do processo.
1. Quais são as principais característi cas que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?
2. De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?
3. Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?
 4. Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública? 
	
de caráter demagógico e manipulador, onde os recursos não eram considerados escaços, e à população era imposto o financiamento das dívidas.
1. Quais são as principais características que contrapõem
o “EstadoNecessário” ao “Estado Herdado”?
 Pode ser citada como principais características do Estado Herdado, os víciosprovindos desde a ideologia do Patrimonialismo e Burocracia-oautoritarismo,clientelismo, concentração de poder e renda, etc.-queprejudicarama promoção da boa gestão pública, em função das necessidadesdemocráticas.Estas mesmas características, se contrapõem às característicasdo Estado Necessário, já que estevisa pela promoção do atendimento dasnecessidades da população, de forma a promover a equidade e efetividade,através da implementação de capacitação e ferramentas de gestão estratégicacondizente com este fim.2. De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia natransformação de Estado Herdado para Estado Necessário? 2. De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia natransformação de Estado Herdado para Estado Necessário?O PGA auxilia na transformação do EH para o EM na medida em que é umaferramenta de gestão apropriada para minimizar incertezas futuras, facilitandoassim, a promoção do profissionalismoda administração pública. O mesmoauxilia os gestores para a formação de um plano que atenda da melhor formaas necessidades da sociedade, na medida em que possibilita a análises macro,micro, cultural, social e ainda ambiental, pertinente às questões envolvidas nasituação-problema.
3. Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como
inadequado ao tratamento da gestão pública?Pelo motivo que, a Administração Geral se refere, agestão da administração,que em nosso país foi traduzido do inglês"administrationmanagement";Elatrataa administração pública deformagenérica,não atendendo asnecessidades específicas desta.
4. Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública? A Gestão Pública focaliza a administração pública de acordo como oplanejamento e orçamento governamental
 –
 modelos de gestão. JáaAdministração Públicaabsolveuconceitos da administração,somados aoutrosde cunho social,comopolíticas públicas, etc.; ou seja,a estrutura organizacional- planejar, comandar, controlar, coordenar e organizar.