Buscar

Novas Tecnologias em Odontologia


Prévia do material em texto

Faculdade Pit Pitágoras de Teixeira de Freitas/BA
 PARCIAL II
Curso: Odontologia ,8° período Matutino
Aluna: Layana Costa
Disciplina: Clínica Integrada de Assistência Odontológica IV
Professora : Jucileyde Caires Ribeiro
 
Uma Nova Perspectiva sobre o Contínuo Restaurador Endodôntico
A instrumentação do rolativo Níquel Titânico (Niti) proporcionou uma capacidade inerente para a manutenção de um maior grau de espessura de dentina. O uso pinos a reabilitação de dentes tratados endodonticamente permanece repleto de incertezas crescentes à medida que novos protocolos de instrumentação abundam e a era da adesão na odontologia floresce,
Vem crescendo o número de novos protocolos de instrumentação e com isso cresce também novas tecnologias e técnicas que permitem a reconstrução funcional e estética tornando incerta a necessidade de utilização dos pinos. De acordo que surgem estudos , mas são mostrados que os sistemas de pinos não metálicos produzirão resultados significativamente mais positivos do que pinos metálicos pré-fabricados.
Vários estudos provam que o uso de pinos reforçados com fibra demonstram vetores de estresse reduzidos com uma dstribulação que se aproxima da de um dente sem pino. Os pinos personalizados ganham destaque por trazem resultados estéticos e funcionais quando feitos combinando as propriedades físico-químicas do material restaurador adequado com as do dente natural.
De acordo com Associação Americana Endodontia (AAE) foi orientado que a escolha para o uso de pinos seja feita com base na quantidade de estrutura dentária saudável , dentição oposta, da função oclusal, ,comprimento, posição no arco, largura e curvatura das raízes. Também é recomendado que o uso de pinos seja apenas considerável quando necessário para restauração definitiva e não para reforçar o tratamento endodôntico ou quando ainda obtem uma quantidade considerável de estrutura dental saudável.
Em virtude do que foi mencionado sendo usado as novos modelos de matérias restauradores um profissional consegue desenvolver um elemento restaurador dentário com um ótimo funcional e uma ótima estética .
Um material obturador temporário pode causar deflexão de cúspides, infrações e fraturas em dentes tratados endodonticamente
O Coltosol F (Colte`ne/Whaledent Inc., Altstätten, Suíça) pode ser escolhido como material de preenchimento temporário devido às suas qualidades de fácil manuseio e facilidade de remoção. O Coltosol F consiste em 40% de sulfato de zinco-cálcio-hemi-hidrato e tem uma expansão higroscópica de 17–20 vol.% de acordo com o fabricante.Feito um estudo com trinta e dois dentes molares humanos extraídos foram obturados e preparados com cavidades mesio-oclusais-distais (MOD) com ou sem retenções preenchidos proximalmente com cimento de ionômero de vidro e depois oclusalmente com Coltosol F ou óxido de zinco eugenol (ZOE) concluiu-se que entre os dias 8 e 16, sete dos 16 dentes obturados com Coltosol F apresentaram fratura, aumento médio do CDI de 316 ± 156 lm e aumento no número de linhas de infração.
Na expansão higroscópica do Coltosol F em uma cavidade pode levar à deflexão da cúspide, desenvolvimento de infrações e fratura. Os dentes do presente experimento foram obturados para se assemelhar à situação clínica em um estudo anterior (Laustsen et al. 2004), e cavidades MOD foram preparadas, porque cúspides isoladas terão maior risco de fratura do que cúspides circundando cavidades oclusais simples. )
Para garantir que uma expansão higroscópica do cimento provisório possa causar expansão direcionada na direção vestíbulo-lingual, e (ii) para refletir uma ótima campo de trabalho clínico evitando vazamento das superfícies proximais entre as visitas. Para espécimes de dentes obturados com Coltosol F, a distância entre as cúspides opostas aumentou com o tempo em água de 0 a 20 dias (Figs 3 e 4). Isso contrastou com os resultados obtidos com os espécimes contendo ZOE, que mostraram alterações insignificantes. O amálgama pode expandir cerca de 3% em volume em 3 anos (Jensen & Jørgensen 1985), e para obturações de amálgama com fluência relativamente baixa, isso O CIV possui alguma capacidade de adesão ao esmalte .
Portanto ,ficou claro que um material obturador temporário inadequado pode causar deflexão de cúspides, infrações e fraturas em dentes tratados endodonticamente. As forças mastigatórias irão agravar in vivo esta condição desfavorável. O material não é recomendado para obturações temporárias em dentes obturados, exceto por alguns dias.
image1.jpeg
image2.png