Buscar

Importância da Proatividade

Prévia do material em texto

AMANDA 
"Contextualização da relevância da pró-atividade no desenvolvimento acadêmico e pessoal"
Ser proativo é fundamental em muitos aspectos da vida, tanto na parte pessoal quanto profissional, porque com ela, nos tornamos mais altruístas, participativos, somos incentivados a tomar iniciativas, seja na escola ou na vida pessoal, aprendemos a resolver problemas diários com mais facilidade e, além de tudo isso, crescemos como pessoa.
"Definição de pró-atividade na educação"
Ser proativo na educação significa assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado e desenvolvimento, em vez de depender apenas dos métodos tradicionais. Isso envolve diversas atitudes, como por exemplo: 
Buscar conhecimento além do que nos é imposto: um aluno proativo não se contenta apenas com o que é ensinado em sala de aula. Ele busca por livros, artigos e vídeos para aprofundar seu conhecimento sobre os temas.
Participar ativamente das aulas: em vez de apenas assistir às aulas, alunos proativos participam ativamente, fazendo perguntas, contribuindo com o professor e envolvendo-se em atividades práticas.
E claro, um aluno proativo sempre busca aprender com seus erros e falhas, visando melhorar sempre.
ALANY
Breve explicação de como a proatividade pode impactar a vida dos jovens (no cotidiano): ''Sabe-se que quando o jovem é proativo, ele tem muito mais facilidade em enfrentar algumas coisas. Isso pode ser analisado até mesmo no cotidiano. O jovem consegue realizar atividades como pagar as primeiras contas, ir a compromissos sem ser acompanhado pelo seu responsável, ou, até mesmo, falar em público. Algumas pessoas acham que ser proativo é apenas resolver problemas grandes, mas isso não é verdade, pois vai muito além dessa frase superficial. Proatividade também significa todas essas coisas simples faladas agora pouco, que fazem parte do nosso cotidiano."
Explicação do conceito de proatividade: 
 ''Mas, provavelmente, você deve estar se perguntando, ''o que é proatividade, afinal?" Proatividade é um traço de personalidade que demarca pessoas com visão de futuro dinâmica, ágil e comprometida. Ser proativo significa executar tarefas da melhor forma possível, lidar com imprevistos sempre de maneira positiva e procurar soluções criativas. Jovens proativos assumem o controle de suas vidas, identificam oportunidades, resolvem problemas e tomam medidas para alcançar seus objetivos. Ser proativo é agir antecipadamente evitando ou resolvendo problemas futuros. Ser proativo não é só acertar, na realidade, é errar constantemente, mas nunca deixar de tentar."
Como a proatividade difere da realidade e da passividade?: 
"Mas é aí que vem uma pergunta... ''Se uma pessoa não é proativa, ela é o quê?'' Uma vez, minha professora de socioemocional disse, durante a aula, que existem pessoas que passam por desavenças na vida, e, sempre que tem oportunidade, pegam aquele trauma e faz ele de seu escudo, como se fosse um bichinho de estimação. Esse tipo de pessoa costuma ser alguém reativo, ou seja, o oposto de proativo. Uma pessoa proativa é diferente de uma pessoa reativa, pois, geralmente, pessoas reativas costumam culpar o outro por problemas que acontecem em sua própria vida e não buscam caminhos alternativos para resolver aquele empecilho. Então, sempre que fazem algo de errado, dizem: ''ah, mas eu passei por tal dificuldade...'' , mas a realidade, é que por mais difícil e doloroso que seja, sempre precisamos parar de pegar aquilo que dói tanto, e tratar como um problema sem solução. Devemos mesmo não nos vitimizar por algo ruim, e sim, mostrar que somos capazes de resolver e sair de situações como essa.''