Buscar

A acne é uma disfunção dérmica muito comum na adolescência e em alguns adultos


Prévia do material em texto

A acne é uma disfunção dérmica muito comum na adolescência e em alguns adultos, causada pelo aumento na produção de sebo das glândulas sebáceas. Esse excesso de oleosidade obstrui os poros e aumenta a proliferação de bactérias resultando em dano tecidual e consequentemente nas cicatrizes atróficas, causadas pelo processo inflamatório.
Causada por fatores genéticos, alterações hormonais má alimentação medicamentos e até estresse.
Sintomas 
Comedões: cravos
Pápulas: lesões sólidas arredondadas, endurecidas e avermelhadas.
Pústulas: lesões com pus
Nódulos: Maior processo inflamatório que se expande por camadas mais profundas da pele e pode levar a destruição do tecido causando cicatrizes.
Cistos: maiores que as pústulas, com inflamação que se expande pala camada mais profunda da pele, são dolorosos e deixam cicatrizes.
Consequências: A presença das cicatrizes atróficas da acne pode causar distúrbios emocionais e sociais, como a diminuição da autoestima, isolamento, quadros de ansiedade e depressão, prejudicando o indivíduo em seu meio e convívio social.
O microagulhamento também conhecido como indução percutânea de colágeno é um procedimento realizado com diversas microagulhas que perfuram as camadas da pele, com a finalidade de estimular a produção de colágeno, melhorando assim a aparência de cicatrizes, rugas, estrias, entre outros.
A técnica é aplicada através de um equipamento que consiste em um rolo recoberto por microagulhas.
Essa agulha tem 0,1mm de diâmetro e podem medir de 0,25mm a 3mm dependendo d o que vai ser tratado, no caso das cicatrizes atróficas de acne é indicado as de 2,5mm.
A quantidade de agulhas pode variar entre 192 e 540 por rolo.
A aplicação é feita com fricção do rolo na pele, deslizando em movimentos de vai e vem em várias direções, sendo realizadas de 10ª 15 repetições no mesmo sentido.
As agulhas penetram na pele causando microlesões e sangramento, porém também estimulam a neocolaginase, promovendo a reparação tecidual sem causar grandes danos ao tecido da pele, com menos efeitos colaterais e e com curto período de cicatrização após o procedimento.

Mais conteúdos dessa disciplina