Buscar

Pesquisa em Modelos Animais e Farmacologia

Prévia do material em texto

1Os modelos animais são, na verdade, uma parte crítica da pesquisa biológica, porque, se refletirmos, a experimentação em humanos é desaprovada e, na verdade, provavelmente proibida na maioria dos tipos de coisas que se necessita elucidar. Desta forma, resultados em modelos animais são necessários para que ensaios em humanos sejam realizados. A respeito dos modelos animais, analise as afirmativas a seguir: I- O modelo animal deve permitir o estudo das condições biológicas ou comportamentais do animal. II- O modelo animal deve permitir que o fenômeno se aproxime ao máximo daquele encontrado no ser humano. III- O modelo animal deve permitir que a condição patológica instaurada seja investigada de forma o suficiente a gerar resultados robustos e reprodutíveis. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa II está correta.
B
Somente a afirmativa I está correta.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
As afirmativas I, II e III estão corretas.
2A indústria farmacêutica descobre, desenvolve, produz e comercializa medicamentos ou fármacos para uso como medicamentos a serem administrados (ou autoadministrados) aos pacientes, com o objetivo de curá-los, vaciná-los ou aliviar os sintomas. Para isto, uma série de recursos tecnológicos são empregados. A respeito destes recursos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- As ferramentas de desenvolvimento de novos fármacos através de metodologias in silico são de grande estima para a indústria farmacêutica. PORQUE II- Estas plataformas substituem absolutamente ensaios in vitro e in vivo, substituindo estes métodos que hoje já são considerados ultrapassados pela ciência. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições falsas.
B
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3O desenvolvimento de medicamentos é o processo de inserir um novo medicamento farmacêutico ao mercado, uma vez que um composto principal tenha sido identificado por meio do processo de investigação farmacológica. Inclui-se nestes processos pesquisas pré-clínica e clínicas. A respeito dos ensaios pré-clínicos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Chamamos de ensaios pré-clínicos aqueles que são conduzidos em matrizes biológicas, ou seja, in vitro ou in vivo.
B
Chamamos de ensaios pré-clínicos aqueles que são conduzidos somente em animais, ou seja, in vivo.
C
Chamamos de ensaios pré-clínicos aqueles que são conduzidos em matrizes biológicas, ou seja, humanos que contemplem os critérios de inclusão da pesquisa.
D
Chamamos de ensaios pré-clínicos aqueles que são conduzidos em matrizes biológicas, ou seja, in silico.
4Um teste realizado in vitro ("no vidro") significa que é feito fora de um organismo vivo e geralmente envolve tecidos, órgãos ou células isolados. Pode-se utilizar dados in vitro para cumprir total ou parcialmente os requisitos de informação que, de outra forma, precisariam de dados a serem gerados com testes em organismos vivos. A respeito dos ensaios farmacológicos realizados in vitro, analise as afirmativas a seguir: I- Embora ensaios que testam a ação do fármaco em enzimas isoladas sejam amplamente utilizados, estes apresentam limitações, como o fato de não levar em consideração a complexidade de um organismo vivo. II- Ensaios em cultura de células apresentam complexidade metabólica maior quando comparados a ensaios realizados em enzimas específicas. III- Culturas celulares de linhagem celular contínua apresentam mecanismos de proliferação e muitas vezes são extraídas de tumores. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa III está correta.
B
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C
Somente a afirmativa I está correta.
D
Somente a afirmativa II está correta.
5O termo Farmacoepidemiologia contém dois componentes: "fármaco" e "epidemiologia". Este campo de estudo faz a ponte entre duas grandes áreas: a farmacologia clínica e a epidemiologia. A respeito da farmacoepidemiologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A farmacoepidemiologia tem fortes laços científicos com a farmacologia clínica, tendo muitas aplicações para saúde pública. Esta vertente da farmacologia difere das demais. PORQUE II- A farmacoepidemiologia não trata diretamente de um indivíduo, e sim de grandes populações, para gerar dados que guiem, muitas vezes, políticas de saúde pública. Assinale a alternativa CORRETA:
A
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B
As asserções I e II são proposições falsas.
C
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
6A etnofarmacologia é provavelmente uma das formas mais antigas de estudo da farmacologia. Sem sombra de dúvidas é uma área que sempre está em evidência, sendo responsável por grandes descobertas no universo da farmacologia. Acerca da etnofarmacologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É responsável por estudar o conhecimento popular de determinado grupo étnico ou social acerca de drogas vegetais, produtos naturais e demais remédios usados pela população. ( ) Busca unir a tradição étnica e a ciência, comprovando (ou não) a eficácia de terapias empregadas popularmente. ( ) Utiliza recursos sintéticos para criação de moléculas com finalidade paliativa tanto em humanos como animais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F.
B
F - F - V.
C
V - V - V.
D
F - V - F.
7Embora seja uma ciência antiga, alguns ramos da farmacologia são mais modernos que outros. Inclusive, alguns agregam a seus estudos informações genéticas dos pacientes analisados. Sobre a área da farmacologia em que se busca nas informações genéticas dos indivíduos as respostas para diferenças e particularidades nas reações à farmacoterapia, assinale a alternativa CORRETA:
A
Esta atribuição é da área da Biologia farmacológica.
B
Esta atribuição é da área da Farmacologia básica.
C
Esta atribuição é da área da Farmacogenômica.
D
Esta atribuição é da área da Etnofarmacologia.
8Bioensaios são ensaios biológicos quantitativos usados para estimar a potência dos agentes observando seus efeitos em animais vivos (in vivo) ou sistemas de cultura de tecidos/células (in vitro). Em um determinado ensaio biológico, a população que receberá o fármaco a ser testado é chamado de:
A
Grupo experimental.
B
Grupo controle.
C
Grupo controle negativo.
D
Grupo controle positivo.
Revisar Conteúdo do Livro
9A farmacologia engloba diferentes áreas de estudo e subdivisões, e por este motivo pode ser considerada uma ciência multidisciplinar. Além da aplicação de diferentes áreas, esta ciência ainda se divide em diferentes tipos de análises, através de áreas como a farmacodinâmica e a farmacocinética. Sobre o estudo do movimento dos fármacos dentro dos compartimentos corpóreos, uma vez que o corpo em questão foi exposto a estes, assinale a alternativa CORRETA:
A
Estes estudos pertencem à área da Farmacocinética.
B
Estes estudos pertencem à área da Farmacodinâmica.
C
Estes estudos pertencem à área da Farmacotécnica.
D
Estes estudos pertencem à área da Farmacognosia.
10Para que uma nova substância com finalidades terapêuticas seja lançada no mercado farmacêutico, uma série de testes são realizados. Após cumprir todos os parâmetros, esta substância será preparada em uma forma farmacêutica contendo seu princípio ativo. Sobre o produto elaborado contendo uma substância ativa utilizada para finalidades terapêuticas, assinale a alternativa CORRETA:
A
Fármaco.
B
Droga.
C
Medicamento.
D
Antibiótico.
Revisar Conteúdo do Livro

Mais conteúdos dessa disciplina