Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
Disciplina: Didática Específica
Aluna: Gislaine da Silva Souza Ra: 1763325
Guarantã do Norte/MT
2019
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é entender a construção do conhecimento histórico como instrumento de atuação política no ambiente educativo, com a escolha de um parágrafo sobre o tema para discutir com os alunos. A escolha deve considerar aspectos dessa disciplina.
Mas afinal o que é didática? Como o próprio nome indica, trata dos princípios gerais da prática em sala de aula, tais como: processo de ensino e de aprendizagem, avaliação, métodos, prática de ensino, formulação de objetivos, etc. A palavra didática origina-se do grego didaktiké, usualmente traduzida por “arte de ensinar”.
Desde muito tempo vários professores de História preocupam em tornar a sua disciplina interessante e relevante para as várias turmas e alunos que aparecem ao longo de sua carreira. Não raro, reclamam da resistência que muitos dos alunos têm em participar efetivamente das aulas. 
Muitas vezes, frustrados com tal dificuldade, os professores passam a creditar tal situação à sua incapacidade de aplicar técnicas que possam tornar suas aulas mais atraentes. Não raro, buscam na Didática uma forma de acumularem um conjunto de habilidades, procedimentos e técnicas capaz de reverter tal problema
Felizmente, nas últimas três décadas, observamos uma renovação da Didática. Neste novo olhar, surgiram historiadores preocupados com a transmissão do conhecimento histórico extrapolando a antiga ideia de que a Didática da História só tem a ver com a História transmitida. 
De tal forma, mesmo ainda sendo muitos os desafios, a Didática passa a ser bem mais do que uma disciplina comprometida com o desenvolvimento apenas de técnicas de ensino. Ela também trata de como a História é repassada em espaços sociais que extrapolam os limites da escola. Investiga como o passado é usado como referência na constituição de identidades, discursos políticos e representações que penetram diferentes âmbitos da sociedade.
Parágrafo escolhido para debater com os alunos.
Escolho o 6º parágrafo para debater com os alunos, especificamente no que diz respeito a construção de identidades e as representações nos diversos meios sociais e como esse processo de ensino e aprendizagem pode atravessar os limites do ensino escolar.
Sendo assim, longe de ser um interesse menor, a Didática passa a retomar um lugar que há muito tempo orientava a produção do saber histórico. Afinal, não podemos acreditar que o conhecimento sobre o passado se faz necessário pela sua mera existência. Na medida em que o passado é investigado, somos impelidos por demandas do presente e pelo fundamental interesse de transmitir, da melhor forma possível, esse saber capaz de orientar o presente e permitir novas projeções sobre o futuro. O como ensinar é marcado pela reflexão sobre a ação na sala de aula e a criação de conhecimento em ação para dar conta de novas situações de aprendizagem.
Referencias
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-didatica-no-ensino-superior.htm
http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/09.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina